Resenha: De novo - Dois segundos para o amor


Título: De Novo - Dois segundos para o amor

Autor: Jadson L. Ribeiro

Páginas: 167

Editora: Selo Jovem


















     Eu ia fazer esta resenha em vídeo, porém eu acredito que quanto mais se, mais se aprende a ler. A repetição e o costume da leitura faz com que o leitor assimile as formas corretas de escrever. Por isso este texto é para você que gosta de ler!!


     "De Novo - Dois Segundos Para o Amor" é o primeiro lad-lit nacional que eu leio, e confesso que é bem original e divertido.



     Sabe o que é lad-lit?? Vou explicar resumidamente:

     Lad-lit é um subgênero do chick-lit. O chick-lit é um romance divertido que retrata o mundo da mulher moderna. Ele deve também trazer alguns problemas desta mulher, como problemas com compras, com trabalho, com amizades, relacionamentos, enfim, é um livro de mulher escrito por mulher. Muitas vezes conhecido como "romance mulherzinha".

     Portanto o lad-lit é um subgênero do chick-lit, pois ele deve obrigatoriamente ser escrito por homem onde o protagonista deve ser do sexo masculino.

     E também deve trazer todos os elementos do gênero; trabalho, família, problemas amorosos, saúde, morte... Tudo sobre o ponto de vista do homem.

     O livro de Jadson L. Ribeiro trouxe tudo isso. E tem mais, é extremamente engraçado.


     O professor Leonardo logo no início já deixa claro que não acredita no amor, ainda mais com o irmão que tem. Apesar de seu irmão ser mais novo, o exemplo que ele passa é de pilantragem total.

     Tudo começa quando Leonardo acorda no chão, depois que sua cama quebrou e o jogou pra fora. Ele levanta e vai se arrumar pra ir trabalhar, já que não dá pra voltar e dormir novamente. Quando ele chega ao banheiro descobre que não tem água. Leonardo sai pra trabalhar todo fedido mesmo. Quando vai ligar o carro descobre que está com problemas. Não há o que faça seu carro ligar. Ele abre o capô e queima o dedo do meio. Nesse momento está passando uma torcida organizada e acha que ele está mostrando este dedo do meio pra eles. Pronto, começa a briga e claro que Leonardo leva a pior.

     É tudo muito cômico e absurdo. Pensa que acabou por aí?? Que nada!!

     Ele vai trabalhar, algumas coisas acontecem na escola, mas o diretor acha melhor ele voltar pra casa e tomar um banho. Quando ele está indo pegar seu carro, uma ambulância passa e o atropela.

     Estou contando tudo isso muito rápido e bem resumido, mas gente, é realmente de gargalhar, pois quando você acha que nada mais pode acontecer, acontece mais alguma coisa.

     Pulando muitas coisas que acontecem, no final deste dia trágico Leonardo sai com uns amigos, e nesta saída ele vê uma garota. Lua é seu nome e ela não está nem um pouco interessada em relacionamentos.

     Mas o que Leonardo sente por ela é tão intenso e louco que ele fica completamente perdido.

     À partir daí o mais absurdo de tudo acontece.

     Leonardo vai repetir tudo. Todo seu dia de azar. E tudo isso com a ajuda de seus amigos que são mais malucos que ele.


     Sério, gostei disso tudo!!!

     Até aí é um livro super descontraído e despretensioso. A única intenção do autor foi entreter e divertir seu leitor. Ele não quis mudar a vida de ninguém, mas com certeza sua única intenção foi arrancar um sorriso do seu leitor. E ele conseguiu.


     Agora preciso contar pra vocês uma coisa que aprendi no ano de 2014 em um encontro para blogueiros. Este encontro foi com revisores e outros profissionais de uma editora. Neste dia eu aprendi que é quase impossível um livro sair perfeito, pois os livros são revisados por pessoas, e pessoas são passíveis de erros. Então eu entendi que um erro de digitação aqui outro ali são aceitáveis. Passei a não ligar tanto pra isso quando a quantidade de erros é pequena. Normalmente eu passo isso para a editora, e quando há uma segunda edição estes erros não estão mais no livro.

     Porém não é o que aconteceu neste livro. Infelizmente os erros que encontrei são erros primários e recorrentes no livro todo. Os principais são de conjugação verbal.

     O verbo ver conjugado no presente é uma coisa que se aprende no início do ensino fundamental. Portanto "Ele vai vê" é inaceitável. "Ele vai está" também não dá.

     Como os erros se repetem no livro todo, só posso concluir que ele foi sim revisado erroneamente. E isso me deixou muito chateada.

     A história é boa, a diagramação é ótima, a capa é bonita, mas ter essa quantidade de erros não é legal mesmo, e tirou totalmente o brilho do livro.

 
     Eu desejo muito boa sorte ao autor, e espero que estes problemas sejam resolvidos o mais breve possível para que eu possa recomendar o livro para todos!

   














12 comentários

  1. Acho isso o "fim da picada". Uma história que tem tudo para ser bacana e é estragada pela forma com que foi feita.. Alguns erros são perdoáveis, sempre são..mas quando se exagera na dose ou os erros são grotescos demais, a história acaba se perdendo, porque perdemos a vontade ler.
    Admito que fiquei lendo a resenha e pensando: que cara mais azarado..rs daquele jeito que até acertando, acaba de certa maneira, errando...(tipo eu)
    Deve ser super engraçado e mesmo com os erros citados, eu fiquei muito curiosa para ler!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Uma pena a história se perder assim por erro de revisão. Fiquei encantada com seus comentários sobre a história. Não conhecia este estilo lad-lit. É uma novidade pra mim. E até estava disposta a ler pra saber como é, mas com esses erros fica chato. Vou pensar se irei ler ou não.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lelê. Tudo bem?
    Nunca li nada desse gênero, mas pretendo ler. Até tenho um que, se não me engano, é desse gênero: Sete dias sem fim.
    O livro parece ser realmente bem engraçado e também inusitado, já que é bem louco tantas coisas acontecerem com o protagonista.
    Quanto à revisão, isso é realmente triste. A verdade é que as editoras, em geral, pouca atenção dão aos livros brasileiros. O ideal é um livro ser revisado por uma equipe: 3 ou 4 pessoas, o que torna a possibilidade de erro mínima. Isso acontece com grandes livros estrangeiros. Já o nacional...
    O pior é que, muitas vezes, o autor não tem um domínio completo do português e isso não é nenhum demérito. Grandes autores já confessaram que não tem. Então, o papel da arte fica para o autor e o da revisão para o revisão. Se a editora não faz um bom trabalho, acontece isso.
    É uma pena que isso ainda aconteça.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. é pra dar risada mesmo! eu ja to imaginando os apuros!
    pimenta nos olhos do outro é sempre refresco!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. rsrsrs adorei as suas resenhas e fiquei muito feliz em saber que no brasil esta sendo lançado tbm gêneros diferentes dos normais...
    beijos e parabéns pela resenha!
    www.cantodadomino.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  6. Então era esse o famigerado livro das fotos no instagram! Eu tava acompanhando curioso para saber qual era e ver sua resenha. O bom é que ao menos a trama se salva. eu tive que ler um uma vez que nem isso acontecia: texto e trama deixando a desejar.
    O trabalho de revisão é algo que nunca deve ser negligenciado por autor e editora, ninguém deve esperar por outro que faça o trabalho no seu lugar. Se o autor reler o próprio trabalho para dar seu melhor e a editora fazer o mesmo muito menos erros estarão presentes na impressão. Eles estarão lá, bem como disse, pois é praticamente inevitável. Mas em número beeeem menor.

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Alessandra,

    Não conhecia esse livro e nem o gênero, mas deve ser engraçado mesmo, mas uma pena os erros de revisão.....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser muito engraçado e pelas poucas paginas deve ser daqueles que devoramos em um dia. Pena os erros de revisão, apesar que parece que o livro nem foi revisado porque os erros que voce citou sao bem gritantes, o fato é que atrapalha sim a leitura e como voce disse tira o brilho do livro.

    ResponderExcluir
  9. Nossa sério ! Eu li sua resenha e falava MEU DEUS! Tadenho, o tempo todo quanta coisa acontece de uma vez só com o cara.
    Achei a proposta do autor muito legal, livros com personagens masculinos como protagonistas são raros e mais ainda quando se trata de livros estilo comédia como é esse o caso.
    Sobre os erros que você encontrou como foi uma coisa recorrente o livro inteiro,não seria essa a intenção da editora ? Os erros fazerem parte do personagem ? Sei lá...eu pensei nisso devido a Caminhos de Sangue, quando li me incomodou muito a escrita mas era pq a personagem FALAVA daquela maneira.. Sei lá, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Alessandra!
    Não é meu gênero preferido, mas sempre que encontro algo que me atrai, leio sem problemas e essa me parece ser bastante interessante e procurarei ler!
    Agora não sei se eu não tive sorte, mas os livros dessa editora que tive a oportunidade de ler me pareceram muito mal revisados, tanto que achei que fosse o padrão dela trabalhar mal e novamente vejo um livro mal revisado por eles... Nada justifica uma editora trabalhar assim, mas espero que venham outras edições e que os erros sejam menos recorrentes!
    Excelente resenha!
    Bjs =*

    ResponderExcluir
  11. Definitivamente ele não é um cara de sorte, é muito azar para uma pessoa só kk no início da leitura da resenha eu me interessei bastante e pensei que é o tipo de livro que eu quero ler, no entanto, ao ler a parte sobre os erros fiquei extremamente desmotivada, acredito que vou esperar uma próxima edição e ver se não possuí esses erros para ler... A resenha está ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Caramba, uma pena a história se perder assim por erro de revisão é meio tosco , fiquei tão encantada com seus comentários sobre a história.até então não conhecia este estilo lad-lit. pra mim é uma novidade . estava até querendo ler, massss, fiquei na dúvida. *___*.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo