Resenha: Bolsas, Beijos e Brigadeiros


Título: Bolsas, Beijos e Brigadeiros

Autora: Fernanda França

Páginas: 304

Editora: Planeta

Resenhado por Eri Guimarães



COMPRE AQUI: BUSCAPÉ,  AMERICANAS,  SARAIVA,  SUBMARINO, AMAZON











Da mesma autora de “Nove Minutos com Blanda”, minha ansiedade para essa leitura era gigantesca, afinal, sou mega fã de Chick-Lit e a Fernanda França tem um estilo leve, muito gostoso de ler.

“Bolsas, Beijos e Brigadeiros” conta a história de Melissa, uma jornalista a caminho da Europa, onde irá escrever reportagens para a série Europa nos Trilhos, onde ela irá conhecer os países através de viagens de trens e passar a experiencia e muitas dicas aos seus leitores.


Mas, esse não é um trabalho como qualquer outro, afinal uma viagem desse porte não é algo tão rápido e nesse tempo toda a vida de Melissa é colocada em outra perspectiva. Melissa deixou no Brasil sua mãe, grávida de sua irmãzinha; sua melhor amiga Samantha, que está grávida de seu irmão mais novo; seus gatos Lady Gaga e Ozzy Osbourne e seu namorado Theo.

Théo, antes que ela viajasse, foi para outro estado e não dá mais notícias, nem entra em contato com ela. Ainda no avião para a Itália, seu ponto de partida na viagem, um homem entrega a Melissa uma carta enviada por Théo, dizendo que ele irá reencontrá-la na Europa. Durante a estadia nesse primeiro país do mochilão, Mel aproveita para conhecer sua família italiana, filhos e netos do irmão de seu avô, com os quais só tinha contato pela internet. Após conhecer a família, Melissa ganha a companhia de dois primos para acompanhá-la pela viagem, durante a qual ela tem a oportunidade de avaliar seu relacionamento com Théo e tentar descobrir o que ele esconde dela, que o deixa sempre se esquivando e desconversando assuntos pessoais.

Descobri já perto de terminar de ler, que esse livro na verdade é a sequência de outro livro da Fernanda França, chamado “Malas, Memórias e Marshmallows”. Eu não gosto de ler livros que façam parte de uma série e sigam uma cronologia fora da ordem, mas eu realmente não fazia ideia desse fato, que foi ignorado pela editora (o livro anterior não foi lançado pela Editora Planeta) e também pela própria autora, já que a existência do antecessor não é citada em lugar algum do Bolsas, Beijos e Brigadeiros. Não senti falta de informação nenhuma durante a leitura e posso afirmar com convicção que quem quiser ler esse livro sem ter lido o anterior, pode ler sem problemas. Agora que eu sei sobre o outro livro, pretendo lê-lo por ter gostado dos personagens e da trama, mas ele não precisa ser motivo de preocupação para ninguém.

Gostei muito de Melissa. Ela ama sua família, seus poucos e bons amigos, seus gatos de estimação e seu namorado, embora ele claramente tenha segredos com ela e a relação deles seja instável. Mel mora em Bady Bassit, cidade que eu nem sabia que existia e nunca imaginaria que com um nome desses se localiza aqui no Brasil, no estado de São Paulo. Ela realmente ama a vida de mochileira, vida que descobriu há pouco tempo, quando conheceu Theo logo após ser demitida no dia de seu aniversário. E esse trabalho acaba por deixa-la longe de tudo que é mais importante em sua vida, mas ao mesmo tempo a completa e a faz ser uma pessoa melhor.

Theodoro, ou Théo, é o namorado misterioso de Melissa. Ao mesmo que tempo que é fofo, carinhoso e romântico, Théo nunca se abre e tende a fugir em momentos tensos. É um personagem legal, mas que faz o leitor pensar para tentar deduzir qual seu mistério.

Peppe e Giusi são irmãos e os primos italianos de Melissa que decidem a acompanhar no mochilão pelo continente europeu. São uns queridos e dá vontade de encontrar pessoas como eles na vida real.

Luca é outro primo italiano de Melissa, que não é tão simpático a primeira vista como os outros primos foram. Uma inimizade instantânea se cria, mas Luca reaparece no meio da viagem de Mel para acompanhar os primos, conquistar seu importante papel na trama e também me fazer me apaixonar por ele.

O livro em si tem uma divisão de capítulos mega interessante: cada capitulo é dedicado a uma das cidades que Mel visita na viagem. E mais, cada inicio de capitulo revela um pouco sobre a história daquela cidade. A autora fez um belíssimo trabalho de pesquisa, pois durante a trama todos os principais pontos turísticos são citados, a culinária local, peculiaridades de quem lá vive. Esse livro funciona como um guia turístico romantizado. Tenho certeza de que seguir os passos de Mel dá uma viagem inesquecível.

A trilha sonora do livro é simplesmente fantásticas e conta desde Os Paralamas do Sucesso, Skank, Gilberto Gil, até o fabuloso Elvis Presley, entre muitas outras musicas lindas.


“Bolsas, Beijos e Brigadeiros” é um livro fofo, que fala sobre turismo, amor e amizade, que consegue ao mesmo tempo ser clichê e fugir do clichê. O que eu quero dizer é que no final das contas, você percebe que a história é comum, do tipo que você já deve ter visto por aí, mas a autora consegue manter um clima de mistério durante o livro todo que te deixa ansioso para saber o que vai acontecer no capítulo seguinte e segue assim até o final, que eu achei satisfatório e justo. Super recomendo essa leitura!






























14 comentários

  1. Já havia lido alguma coisa sobre o título que você citou,Malas Memórias e Marsh..mas nunca havia lido sobre ter uma continuação..que na realidade, nem é tão continuação assim..rs
    Amo leituras leves e descontraídas..sempre intercalo leituras pesadas e leves, acho que dá um "up" no cérebro.rs
    Que história de amor não é confusa? Não contenha segredos?
    Impossível..talvez essa seja a fórmula do amor?rs
    Lerei assim que tiver oportunidade!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lelê.
    Já está ficando cada vez mais normal isso de lançar continuações "independentes" sem lançar os livros anteriores; o que é horrível. =/
    Esse livro parece ser bem leve e fácil de ler; não seria o livro que ficaria louco por ele, mas daria uma chance entre leituras mais pesadas.
    Excelente resenha :)

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Esse romance tem cara de ser super fofo mesmo. Gostei de conhecer. Tem tudo pra me agradar. Vou ver se consigo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa,
    Gostei da resenha, *--*
    Parece ser um livro muito bom, até o título r legal (ah sei la achei legal por que tem brigadeiro haha).. Vou ver se leio :)
    Beijos,
    World Of Books| Espero sua visita :)

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha!
    De cara já gostei da capa, mas depois de ler sua resenha, com certeza vou ler esse livro!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos!
    Blog Livros da Jess

    ResponderExcluir
  6. É a primeira vez que eu veja algo sobre o livro, a capa é um amor e me encantaria se eu visse na livraria, adoro histórias assim que sejam leves e gostosas de ler.. Nem preciso dizer que estou mega curiosa para saber qual é o segredo do namorado dela, certo? Gostei bastante da personagem e do fato de ela ser tão ligada a família, seus bichos de estimação e tudo mais... Me encantou e definitivamente irei procurar mais, tanto esse quanto o primeiro, só não gostei de a editora ter ignorado o fato, mas acontece... De qualquer forma como dar para ler sem nenhum problema não faz mal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. que livro legal Lelê adorei... a resenha deu até vontade de ler... e conhecer
    parabéns pela divulgação!
    Beijos enormes

    www.cantodadomino.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a ideia da autora de ir contando tudo sobre as cidades que a Melissa conhece. E os nomes dos gatinhos dela quanto amor.

    ResponderExcluir
  9. tinha um certo preconceito com esse livro, como não curti a capa descartei, mas lendo seus comentários eu bem que curti
    Quando der, de uma passada no blog, adorarei sua visitinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lele! Eu também fiquei surpresa com o nome da cidade, achei que fosse fictício, mas é aqui em SP. Eu adoraria ter um trabalho como o da protagonista, muito divertido e uma oportunidade única de conhecer lugares e pessoas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Eu já tinha visto falar desse livro e me interessei, nem sabia que era continuação de outro, mesmo assim quero ler e conhecer a Europa através da personagem, parece ser um livro bom e gostei da sua resenha positiva.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Esse romance tem me chamou atenção parece ser muito bom mesmo. Gostei de conhecer. Tem tudo pra me agradar. Vou ver se consigo ler. *___*

    ResponderExcluir
  13. Quero ler muitooooo!!!!!!
    Sériooo, eu acho a capa desse livro encantadora, e pura fofice.
    O gênero, os personagens e a sua resenha me deixou com gosto de quero mais. Desejo agora. sério!!!!
    Está na minha wishlist faz tempo, e vou querer ler esse ano ainda.

    Beijos
    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
  14. Lele,
    Obrigada pelo carinho com essa resenha tão bem escrita! Adorei!!!
    Pode acreditar que eu adoraria que Malas, Memórias e Marshmallows fosse lançado pela Planeta. Ainda espero que isso aconteça :-)
    Em agosto tem livro novinho!!! Espero que goste.
    Beijos,
    Fernanda França.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo