Resenha: Centelha



Título: Centelha - Em Busca de um Mundo Novo

Autora: Amy Kathleen Ryan

Páginas: 373

Editora: Geração




COMPRE AQUI: FNAC,  AMERICANAS,  SARAIVA,  SUBMARINO










     Dizem que o segundo livro de uma trilogia é quase sempre mais lento, não tão bom... Enfim, tudo o que eu sei é que Centelha é MARAVILHOSO!!!



"As cerimônias religiosas serão realizadas
todos os dias, e a presença de todos 
será obrigatória."
Pag. 102



     Nunca li uma trilogia que me deixasse tão angustiada!! São tantas reviravoltas que eu nem sei o que pensar. Tipo assim, eu adoro um personagem e odeio outro, de repente isso inverte, eu passo a amar um e querer o que eu amava morto. Dá uma agonia, mas não dá pra negar que isso é perfeito!


"Waverly havia conhecido o medo antes,
mas este terror no fim de sua vida tinha 
sido algo novo. Algo que a tornava oca, que
a desagradava, a transformava em nada mais do
que pulmões sem ar e cérebro sem sangue."
Pag. 203


     Narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista basicamente de Waverly, Seth e Kieran, a autora nos leva por caminhos tortuosos de cada um, intercalados por capítulos, mas em praticamente todos, os três personagens se encontram.

     "Centelha" começa exatamente onde "Brilho" terminou. 

     Waverly e as meninas sobreviventes do ataque ocorrido anteriormente estão de volta à nave. Desta vez não há nenhum adulto na nave, só sobraram as crianças e os adolescentes. Os poucos adultos que conseguiram voltar estão hospitalizados e passam a maior parte do tempo dormindo. Na verdade eles nem aparecem.

     Com isso Kieran finalmente conseguiu exercer o cargo que tanto queria, ele agora se tornou o capitão. Porém este poder não o torna melhor, pelo contrário, ele fica tão ruim quanto Seth era no início. Por vezes eu o enxerguei muito pior do que qualquer outro vilão, até pior do que o pai de Seth.

     Seth por sua vez está na prisão 'pagando' pelos seus erros.

     Waverly está totalmente desacreditada por todos na nave. As outras crianças, que agora se tornaram órfãs, culpam Waverly por não terem mais seus pais. Eles acham que ela poderia ter trazido os adultos, mas só quem estava lá é que sabe que era algo impossível.

     
"Uma massa de sangue coagulado estava visível
debaixo dos cabelos vermelhos e crespos dele."
Pag. 14


     Só que um dia a cela de Seth e de outro preso amanhece aberta, e ele só percebe isso quando uma explosão na nave acontece. Logo ele descobre que o segurança que estava ali para impedir sua fuga, estava morto.

     A única coisa que ocorre na mente de Seth é que alguém está na nave com a intenção de prejudicar todos. Ele foge para descobrir a verdade.

     Logo é descoberto que um intruso está na nave aterrorizando e até matando algumas crianças.

     Outra guerra tem início.


"Por um instante, ele estava paralisado de
terror, mas forçou seus olhos a se abrirem
e engoliu o líquido amargo enquanto
lutava com a atitude, a altura e o ângulo
da quinada em um curso paralelo ao da nave."
Pag. 78


     Anne Mather está monstruosa. Maligna, ardilosa e não mede esforço nenhum para conseguir o que quer. Na verdade acho realmente que ela acredita que o que ela faz é o certo e o melhor para os moradores. É uma loucura!! Algumas vezes eu até cheguei a acreditar que era o correto, mas não!! Não é, não!!


"Kieran se deu conta de que estava tremendo.
Estaria com raiva ou com medo, sabendo que
seu inimigo estava a solta?
Pag. 61


     Claro que seria muito difícil eu não gostar dessa trilogia. Convenhamos que amo distopias e amo mais ainda quando um mundo futurista acontece no espaço. Nesta trilogia temos tudo isso junto.

     A Terra está nas últimas. O detalhe é que sutilmente a autora deixou escapar que um dos motivos da Terra não existir mais é que a água acabou. 

     Olha, acho que estamos caminhando para isto!! 

     A viagem para o Novo Mundo parece não ter fim, e as guerras já começaram antes mesmo de descobrirem onde está este planeta. Fico imaginando como será quando chegarem lá.


" - Vamos agir como se quiséssemos cooperar
com ela - disse Waverly, em um tom sobrio. -
E então, vamos matá-la."
Pag. 176


     A capa é ótima, segue a linha do primeiro livro. A diagramação é perfeita!! Claro que isso tudo só aumenta um pouco mais o amor que eu já sinto pela história criada pela autora.


"Isso vai causar edema, problemas de circulação,
e vai desgastar as juntas de vocês mais rápido do
que poderiam imaginar. E esses são apenas os 
sintomas de que temos conhecimento."
Pag. 69


     Uma coisa que encontrei de diferente do primeiro livro é o aumento de diálogos entre os personagens, e confesso que amei isso. Adoro participar da conversa deles!! Ainda mais quando os personagens são tão intensos quanto os que temos aqui.

     Se você ainda tem alguma dúvida em ler esta trilogia, esqueça, deixe de lado e se jogue nesta nave em busca de um novo mundo.

     Tenho certeza absoluta que você não irá se arrepender!!!


" - Se você algum dia me amou, deveria acreditar
em mim sem me questionar."
Pag. 34



















9 comentários

  1. Já li muita coisa sobre essa trilogia, mas acredita que até hoje não consegui começá-la?
    Não entendo porque e hoje lendo essa resenha, fiquei me fazendo essa pergunta repetidas vezes.
    Uma história que tem uma ponta do futuro, mas que ao mesmo tempo, traz a realidade à tona..a escassez da água, o fim da humanidade..Estamos mesmo caminhando para isso.
    Personagens intensos...e reais.
    Preciso ler, sei disso!!!!
    Adorei.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa que resenha legal
    eu adorei
    fiquei super curiosa com livro.... sei que está é a continuação
    beijos enormes e adorei os quodes
    www.cantodadomino.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando bastante dessa série. É uma das minhas preferidas até o momento. Não li todo ele ainda, mas estou gostando muito desse mundo do futuro que a história fala. os personagens são perfeitos e encantadores. Estou apreciando muito a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lelê!

    Ainda não conhecia essa trilogia, mas agora estou interessada em lê-la. Gostei da história e de saber que há um turbilhão de sentimentos envolvendo o leitor e os personagens. Parece ser uma ótima leitura!
    Adorei a dica!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lelê, não sabia que essa série era tão boa! Eu adoro distopias e temáticas futuristas, então uma em que se passa no espaço deve ser muito interessante de acompanhar! Vou me esforçar para ler ;)

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
  6. confesso que não me anima. Ando tão focada na minha imensa lista de desejados que só ando querendo ler aquilo que realmente vai me agradar e não novas apostas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ja tinha visto os livros dessa trilogia mas nunca parei para ler alguma resenha, eu gosto do clima sci-fi do livro mas imagino que o livro seja mais uma distopia do que sci-fi. O destino dos humanos nas maos de um bando de adolescentes ja vi em The 100, a serie de tv e nao gostei mas pela sua resenha essa trilogia tem personagens bem construidos. Vou tentar ler Brilho na biblioteca da minha cidade tem, a capa é muito linda mas a sinopse nao tinha me animado a ler.

    ResponderExcluir
  8. Não pude ler completamente a resenha porque não quero perder a graça de Brilho, ainda não li, mas já está na minha estante para ler e quero logo! Sempre ouço coisas sobre a obra e foi isso que me levou a querer adquirir para ler, sem falar que a capa é linda *-* Mas já deu para ver que o segundo livro promete ser incrível e como assim o livro faz ficar mudando quem se ama e quem se odeia? :o Isso jamais aconteceu comigo, vamos ver se nessa acontece! Amei.
    Beijos

    ResponderExcluir

  9. Os personagens criados por Amy são tão irritantemente reais que em alguns momentos são adoráveis, em outros você quer segurá-los pelos ombros e sacudir para tirá-los da hipnose. A autora conseguiu criar personagens que são críveis, que oscilam entre o bom e o mau, pessoas com quem podemos nos identificar, mesmo que a maioria deles seja composta de adolescentes... Amei ter lido.. ^^

    inclusive mais uma coisa,ótima resenha..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo