Resenha: Da Ordem ao Caos


Título: Da Ordem Ao Caos

Autora: Elizabeth Laban

Páginas: 317

Editora: Farol Literário






COMPRE AQUI: BUSCAPÉ














     Muito, muito melhor do que eu imaginava!! "Da Ordem Ao Caos" é o tipo de livro que te leva da ordem ao caos, e de volta para a ordem. Assim como deve ser mesmo um Ensaio sobre a Tragédia.


"Da ordem ao caos, de volta à ordem. O Sr, Simon
já falou disso? Que a tragédia literária deve passar
da ordem ao caos e, aí, depois de o herói trágico
cumprir sua sina e, às vezes, encontrar a morte,
restaura-se a ordem?"
Pag. 60



     Duncan está entrando no Colégio Irving, é seu primeiro dia no terceiro ano. 

     Como é costume na sua escola, os alunos devem morar no colégio. E os terceiranistas são presenteados pelo antigo aluno. Eles deixam uma lembrancinha para o novo morador do quarto. Pode ser um grande presente como uma garrafa de Bourbon, ou alguma coisa que tenha sido importante par o ex-aluno. 

     Logo no início o leitor percebe que Duncan está nervoso com o seu último ano, muito apreensivo mesmo, mas em nenhum momento eu pude descobrir o por que. 

     Eu percebi que algo tinha acontecido no ano anterior que o levara a se tornar recluso. Algo o deixou um tanto traumatizado, mas não tinha ideia do motivo.


"Foi uma surpresa para mim, porque tudo o que
eu queria ao vir para cá era ter alguns amigos
e me divertir."
Pag. 155


     Assim que Duncan entra no seu novo quarto ele descobre qual é seu presente.

     O ex-aluno que havia ocupado o quarto no ano anterior foi Tim, e ele estava diretamente ligado ao caos que se transformara a vida de Duncan. Tim havia deixado para Duncan uma pilha de cd's e nestes áudios estava a resposta para todas as suas aflições.

     Tim gravou vários cd's explicando tudo, desde o momento que saiu de sua casa para se matricular no Colégio Irving. Como foi o voo, quem ele conheceu no caminho, como foi seu primeiro dia e todos os dias seguintes até sua grande tragédia.

     Tim era um garoto muito fechado, por conta de ser albino ele aprendeu a se manter quase que invisível. Não gostava da maneira que olhavam para ele. Tim se sentia como uma aberração.


"Onde eu estava com a cabeça quando achei que
era capaz de fazer aquilo? Começava a ficar claro
que era muita areia para meu caminhãozinho.
Fiz o que qualquer um faria. Liguei para
minha mãe."
Pag. 29


     O desenrolar dessa história começa quando Duncan começa a ouvir os áudios de Tim. E tudo vai se misturando com as aulas de Literatura. 

     A narrativa usada pela autora é incrível, pois é narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista de Duncan; e como os cd's deixados por Tim são como áudio books, enquanto Duncan ouve os cd's a narrativa passa a ser em primeira pessoa com Tim narrando, então é como se eu pudesse realmente ouvir o que ele estava dizendo.

     Gosto quando um livro me envolve assim e me faz fazer parte da trama, como se eu também estivesse dentro do quarto ouvindo tudo e sofrendo junto.

     O desfecho só é dado no final. Mesmo sabendo que a vida de Tim e de Duncan estavam ligadas de alguma maneira, mesmo sabendo que uma tragédia havia acontecido um ano antes, não dá pra adivinhar o que é. Temos que ouvir os cd's até o fim mesmo. 


"Em suma, vou dar a você o melhor presente, o
melhor tesouro que poderia pedir. Vou dar a
você a matéria do seu ensaio sobre a tragédia."
Pag. 15


     Não sei nem em que categoria o livro se encaixa melhor. Ele tem um pouco de sick-lit, tem um drama leve, é um jovem adulto (maravilhoso, com certeza!), mas principalmente é um livro incrível!!!

     
"Não queria fazer comparações entre ele mesmo
e Tim, mas percebeu que aquela também era sua 
última chance de aproveitar o ensino médio.
Não deixaria nada atrapalhar seu plano."
Pag. 51



     Além do bullying, "Da Ordem Ao Caos" ainda traz a tona os relacionamentos em vários ângulos, desde o romance, até sobre essa tal popularidade que os adolescentes parecem sempre estar buscando. O que eles são capazes de fazer para conseguir ser o mais top do colégio. Alguns dão até a impressão de serem autênticos psicopatas.


"O uso do apelido me fez experimentar outra vez
aquela sensação horrível de solidão, como se
Patrick tivesse algo que eu desejava mais que
tudo, mas nunca seria meu."
Pag. 191


     A capa é linda!! Digna da própria história. A diagramação da Farol é sempre impecável, assim como a revisão. Você pode pegar qualquer livro da editora e ler sem medo, todos são impecáveis. 

     Eu adorei conhecer a autora. Amei o Duncan, o Tim, a Vanessa, a Daisy e todos os outros alunos e professores. Gostei muito de passar algum tempo no Colégio Irving, senti até frio com tanta neve que caía por lá.

     
"O sofrimento e a ruína quase sempre são provocados
pelo próprio defeito ou fraqueza do protagonista
e sua incapacidade de lidar com a sina que lhe coube."
Pag. 154


     Amei!!! Isso é tudo que eu posso te dizer!!!

     Recomendadíssimo!!! LEIA!!! 










(Comente, clique e concorra)

   

28 comentários

  1. Primeira resenha que leio sobre este livro. Já havia visto a capa pelo mundo literário, mas não havia nem parado para ler a sinopse..e agora estou aqui,me remoendo para saber o que havia de tão obscuro nestes cd's deixados ali...contando uma história, explicando fatos que não foram revelados antes.
    O misto de medo, de apreensão..e de descobertas.
    Capa linda realmente e uma resenha daquelas que tiram o fôlego!
    Preciso ler, urgente!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. achei legal a trama ter um diferencial, confesso que de cara não seria do meu interesse, mas agora, lendo a resenha até que estou um pouco mais curiosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mô legal a resenha.... gostei bastante...
    confesso que tbm não seria meu interesse...nesses dias tô fazendo trabalho pra faculdade e lendo mto pouco!
    Mas de boa vivendo e indo...
    beijos amoraaa...
    www.cantodadomino.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lelê, ao olhar para capa, não imaginava qual poderia ser o tema do livro.
    Após ler a sua resenha, acho que leria sim a obra. A premissa é bem diferente e original, o que já me agrada. Sabendo então que os áudios se misturam com as aulas de literatura, com certeza vou ler.
    Acho que essa obra possui tudo para me surpreender.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei intrigada com esta história. Gostei do que comentou aqui sobre ele e pretendo ler. Pois tem tudo pra agradar e me deixar empolgada. Valeu pela dica. Nem imaginava que fosse isso tudo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Lelê. mais um livro da Farol que prende minha atenção. Gostei demais da sinopse, o tema é bastante espinhudo e sempre é bom discutí-lo, e se a história toda é muito bem conduzida tudo fica ainda melhor.

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lelê.
    Essa tal popularidade é causadora de grandes problemas entre os adolescentes.
    Gosto dos assuntos tratados nesse enredo, apesar de não serem inovadores são de grande importância, e leitura assim é sempre válida e sempre traz uma informação a mais.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. O livro parece bem interessante, achei legal que o Tim contou sua historia como um audio book, estou gostando muito desses livros que tratam dos dramas dos adolescente alguns tem uma trama forte e emocionante.

    ResponderExcluir
  9. Pelo nome do livro eu não imaginava que fosse ser uma coisa mais jovem, mais voltada para os jovens. E já quero saber que tragédia aconteceu com esses dois meninos, aliás não só quero, eu preciso saber que tragédia é essa! Conseguiu atiçar minha curiosidade ao extremo.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiee Lelê,
    Menina que resenha hein ? Fiquei curiosa para saber o que aconteceu na vida de Duncan e de Tim e como isso afetou a ambos...ou melhor ao Duncan pois pelo jeito é nele que o livro se foca...
    Eu vi o anúncio do livro mas até então não tinha visto nenhum comentário a respeito..pelo jeito é algo que se vale a pena dar uma lida.

    ResponderExcluir
  11. Nossa primeira resenha que leio sobre este livro. Já havia escultado algumas amigas falarem sobre esse livro , fiquei absudamente curiosa ...."O sofrimento e a ruína quase sempre são provocados
    pelo próprio defeito ou fraqueza do protagonista
    e sua incapacidade de lidar com a sina que lhe coube."

    ResponderExcluir
  12. Lele!
    Tão delicioso quando um livro nos envolve de tal maneira que ficamos entorpecidos... não queremos parar a leitura.
    Acompanhar Ducan escutando os cd's de Tim deve ser bom demais, ainda mais quando em primeira pessoas e podemos 'sentir' as palavras narradas.
    Fantástico!!
    Quero muito poder ler.
    Final de semana com muito descanso e amor no coração.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. CAOS PARA MIM É ALGO FASCINANTE,TUDO PODE ACONTECER E A RESPOSTA AS VEZES ESTA A NOSSA FRENTE O TEMPO TODO.POR ORDEM EM ALGO QUE NÃO COMPREENDEMOS,AS VEZES NÃO TEM SENTIDO É PRECISO IR MUITO ALÉM.INTRIGANTE,FASCINANTE E SURPREENDENTE.ADORO TEORIAS SOBRE O CAOS.SOMOS CÉTICOS MAS AO ABRIR OS OLHOS E A MENTE TUDO COMEÇA A FAZER SENTIDO.RESENHA FASCINANTE DÁ VONTADE DE LER E RELER O LIVRO PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei muito da resenha do livro e a primeira experiência que tive com essa autora só me deixou gás para ler outros títulos que ela publicar., muito envolvente.

    ResponderExcluir
  15. Jurava que tinha comentado nessa resenha, mas não. Agora já acho que foram nos quotes que comentei. Enfim! O livro deve ser maravilhoso, porque me lembra Os 13 Porquês(sempre digo isso haha) e já que Os 13 Porquê é um dos meus livros preferidos, acredito que este seja tão bom quanto!

    ResponderExcluir
  16. Primeira resenha que leio sobre esse livro...muito interessante...também quero me sentir fazendo parte da trama...estar no quarto escutando os cd's junto com Duncan e saber qual o mistério, essa tragédia e por que a vida de Duncan tá ligada com a de Tim. Enfim...preciso ler!!!

    ResponderExcluir
  17. Primeira resenha que vejo sobre esse livro e preciso dizer que necessito muito desse livro! O jeito da história me lembrou um pouco de Os 13 Porquês, um livro que amei, gosto de histórias assim e adoro me envolver como se eu fosse o próprio personagem escutando... Ah, que vontade de ler <3 Amei e sua resenha me deixou incrivelmente curiosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Alessandra,

    Já tinha visto esse livro por ai, mas essa é a primeira resenha que leio e fiquei bem interessado, já vai para a minha lista de desejados....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Já tive o prazer de ler este livro e a resenha positiva está de parabéns. O livro é encantador, um livro que você só ganha ao ler. A autora acertou em cheio em cada detalhe. Magnífico.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Já tinha lido algumas resenhas do livro e estou bem curiosa sobre a história, que parece ser bem real mesmo, principalmente por causa dos temas complicados que trata. Não está entre os livros que mais quero ler, mas pretendo dar uma chance para a história.


    *___*

    ResponderExcluir
  21. Nossa, adorei a resenha. Fiquei curiosa demais para saber o que Tim deixou gravado nos cd's.
    Esse livro parece ser muito misterioso e bem feito.
    Adorei a capa e a sinopse.
    Obrigada pela resenha! =]

    ResponderExcluir
  22. Oiie, tudo bem?
    Primeiro: que capa linda!
    Segundo: Preciso ler esse livro!
    Achei o enredo meio parecido com Os 13 Porquês pelos comentários que ouvi sobre ele, pois ainda não li. Pela sua resenha eu achei o Duncan parecido com o Charlie de As Vantagens de Ser Invisível, mas pode ser só impressão.
    Amei sua resenha!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Ual.
    Que livro diferente. Acho que eu iria surtar de curiosidade, hahaha
    Imagina só tentar descobrir essa ligação? Quero ler agora, achei incrível a resenha dele, sério. Muito bacana a maneira que a autora dirigiu a história :D
    Beijoos

    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
  24. Incrível como a resenha de um livro muda totalmente nossa percepção sobre ele, no começo não me interessou muito, mas ao ler a resenha minha curiosidade por lê-lo e saber mais sobre as gravações foi a mil...Adorei a capa também..
    Preciso ler esse livro!!!!

    ResponderExcluir
  25. Só posso dizer que parece ser um livro muito denso. A resenha me deixou curiosa sobre a trama que envolve/envolveu esses dois alunos, mas não consigo imaginar o que possa ser.
    Sei que o bullying é muito cruel, via de regra. Então imagino que possa ser uma vingança talvez.
    Gostei dessa ideia de áudio books, como se fosse um diário.

    ResponderExcluir
  26. nunca tinha ouvido falar desse livro mas sua resenha me deixou bastante curiosa para le-lo! ja anotei aqui na minha lista

    ResponderExcluir
  27. Adoro livros profundos e reflexivos. Aqueles que quando terminamos nos fazem aprender algo.
    Fiquei curiosa para conhecer colégio Irving.
    Li em uma resenha no Skoob que a autora tratou com uma grande delicadeza temas que abordam a todos: o amor, a felicidades, as inseguranças e as tragédias.
    A história demonstra que a maneira como lidamos com as tragédias definem nosso caráter. Ser um bom amigo, filho, conhecido. Ter esperança de que tudo irá melhorar. E continuar amando, não importa o resultado.
    Dizem que é impactante por ser real e que os protagonistas estão ao nosso redor: um amigo, um irmão, uma mãe.
    Depois disso e da sua resenha é impossível não colocar o livro na longa lista de leituras.

    Beijos e parabéns pela resenha!
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo