Desafio: Super Interessante

 




Oi gente!!

Há alguns meses atrás eu comprei esta revista Superinteressante com a chamada para Os 30 Livros Mais Importantes da História. Achei muito bacana e por isso resolvi trazer pra vocês, meio com um tom de brincadeira, um tantinho com um tom de desafio, mas o importante mesmo é que podemos conhecer e até mesmo ler estes livros. Garanto que mal não vai fazer!!


Antes disso vou colocar aqui pra vocês uma "carta ao leitor" escrita por Alexandre de Santi, editor da revista.



"Nunca tantos livros foram publicados por ano. E, com e-readers e compras online, temos uma combinação rara de grande oferta de títulos com enorme facilidade de acesso. Se você sempre quis ler um livro em particular, esta é a melhor época na história da humanidade para encontrá-lo.
O desafio virou outro: descobrir tempo para ler tudo o que se deseja.
Se você tem esse problema, esta revista foi feita para você. Sabemos como você se sente. Incentivar aleitura era o nosso primeiro objetivo com essa seleção. Mas havia uma segunda meta igualmente importante: explicar o que há de tão universal nessas obras para um público que talvez nunca encontre tempo para explorá-las. Esperamos que, daqui para frente, você tenha munição numa conversa de bar para discutir por que O Capital segue atual  ou por que Romeu e Julieta é tão apaixonante. Se você um dia se animar a abrir A Divina Comédia, garantimos uma jornada alucinante. Mas, se você preferir terminar a última temporada de Game of Thrones, não se sinta culpado: pelo menos você já terá entendido como Dante fundou o Renascimento. Ótimo, você avançou uma casa.
Mas foi de propósito, nossa ambição é alta: construímos essa lista com a esperança de deixar você mais sábio, mais feliz e mais curioso sobre a humanidade e sobre o Universo. Vamos começar essa jornada? Estamos aqui para ajudá-lo. Boas leituras."



Depois dessa carta eu acrescento que quase todos os livros dessa lista da Superinteressante, estão também na lista dos 1001 livros para ler antes de morrer. Portanto não tem como correr, o negócio é ler mesmo!!!






A lista está em ordem cronológica. Vou reproduzi-la abaixo:


3000 a.C. - I CHING: Primeiro livro da história, organizou o misticismo oriental
A partir de 1000 a.C. - BÍBLIA: Compilou tudo o que se sabia sobre o mundo até então.
800 a.C. - ODISSEIA: Relatou a aventura de desbravar o planeta no início das trocas culturais.
+- 500 a.C. - A ARTE DA GUERRA: Sum Tzu organizou os combates quando conquistar era preciso.
380 a. C. - A REPÚBLICA: Ícone de um dos períodos mais ricos da Antiguidade.
350 a. C. - METAFÍSICA: Fundou a lógica sofisticando o pensamento com o primeiro livro técnico.
610 - CORÃO: Uniu os povos árabes.
1308 - 1321 - A DIVINA COMÉDIA: Fundou o humanismo.








1532 - O PRÍNCIPE: Sintetizou o caminho para um governante se manter no poder numa Europa fragmentada e violenta.
1597 - ROMEU E JULIETA: Shakespeare reinventou a tragédia após um grande período de religiosidade.
1605 - DOM QUIXOTE: Considerado o primeiro romance do mundo.
1637 - DISCURSO SOBRE O MÉTODO: Permitiu o avanço da ciência.
1781 - CRÍTICA DA RAZÃO PURA: Em época de avanços científicos, mostrou que a razão tem limites.
1859 - A ORIGEM DAS ESPÉCIES: Deu uma nova explicação para a natureza.
1866 - CRIME E CASTIGO: Colocou a ficção para debater dilemas éticos e filosóficos.
1867 - O CAPITAL: Expôs as contradições e crueldades do boom econômico pós Revolução Industrial.
1892 - ASSIM FALOU ZARATUSTRA: Dinamitou os valores morais e institucionais vigentes numa época em que os Estados ganhavam força.
1900 - A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS: Abriu as janelas do inconsciente e pautou a ciência do século 20.
1900 - DOM CASMURRO: Deu densidade psicológica em tempos de romances água com açúcar.
1912 - A METAMORFOSE: Mostrou os estragos de um sistema que desumaniza o indivíduo por meio do trabalho excessivo.
1916 - A TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL E GERAL: O Universo se desvendou em macro e micro detalhes.
1932 - ADMIRÁVEL MUNDO NOVO: Criticou a felicidade baseada no consumo.
1936 - TEORIA GERAL DO EMPREGO, DO JURO E DA MOEDA: Permitiu que as economias prosperassem em um século cheio de crises e guerras.
1942 - O ESTRANGEIRO: Mostrou o quão absurda é a falta de sentido na vida.
1948 - Alertou para os perigos de uma dominação crescente das instituições sobre o homem.
1950 - EU, ROBÔ: Antecipou os dilemas de uma tecnologia cada vez mais presentes.
1951 - O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO: Deu vazão à adolescência quando ainda pulávamos da infância direto para a fase adulta.
1967 - CEM ANOS DE SOLIDÃO: Mostrou como ignoramos os absurdos dos nossos tempos.
1976 - O GENE EGOÍSTA: Colocou o homem no seu lugar, de volta à natureza.
1988 - UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO: Compilou tudo o que sabemos sobre tudo o que aconteceu.



Bem, se você quiser saber mais sobre cada um dos livros citados, é melhor você tentar encontrar a revista, vale a pena!!

Fiquei feliz em saber que já li alguns livros dessa lista. Nem sabia o quanto eles era importantes. Eles já eram importantes pra mim!!

O que eu me comprometi a fazer é resenhar os próximos que eu ler. Os que eu já li, provavelmente não, mas os futuros sim!!

E como eu disse lá em cima, você não precisa ler todos, pode ler os que você já tem, ou os que estão mais fácil para adquirir... Como eu disse também, mal não fará, não é?





















8 comentários

  1. Essa revista é um ícone que nunca sai de moda,né? Passe o tempo que for, ela consegue trazer sempre coisas novas e realmente, interessantes!!!
    Três livros dessa lista enorme me trouxeram grandes recordações: Dom Casmurro, A Divina Comédia e O Apanhador do Campo de Centeio.
    São livros que marcaram uma vida!!!
    Adorei...rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lelê.
    Não sabia dessa edição da Superinteressante. Sem dúvidas, vou tentar achá-la em algum sebo.
    Fiquei feliz por já ter lido algumas das obras, mas ainda falta ler a maioria. Antes de morrer eu consigo. rs

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  3. Vi que essa edição está incrível! Eu adoro, além de livros, tudo que envolve antiguidade. Meu sonho é ter nascido na década de 80 hahaha Vendo esses livros, só pelos títulos vi que alguns me agradariam bastante!

    ResponderExcluir
  4. a vida é curta demais pra não ler, né?
    alguns titulos ja li e outros ja ouvi falar, espero poder conhecer mais alguns
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Le!
    Que bacana esse desafio!
    Também já li alguns livros da lista e nem sabia que eram importantes.
    Vou anotar para ver daqui para frente faço como você, se ler, resenho.
    “Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lele! Eu não vi esta edição da revista, mas que legal! Destes eu já li alguns, então já fiquei feliz. São eles: O príncipe, Romeu e Julieta, O apanhador no campo de centeio, Cem anos de solidão,
    Gostaria de ler:Eu , Robô.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Olá Lele! Achei mais que interessante esta matéria! Eu conheço a revista mas não tinha ouvido falar da matéria. Uma listinha boa, que já começa a instigar um desafio aqui na minha cabecinha, rsrsrs. Adoro desafios, mas cadê cumpri-los? Conheço uma boa parte destes livros, embora não tenha lido todos e adorei saber da importância deles para a história do mundo. Um abração!
    Ilmara

    ResponderExcluir
  8. Oi Lele! Super bacana esse desfio da revista Superinteressante, vou tentar consegui essa edição, só já li alguns desses livros e vários outros já tenho vontade de ler faz tempo.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo