Divulgação: A Matemática do Amor

Oi gente!!

Hoje tem novidades da TED BOOKS. Desta vez, o livro foca no amor com a versão mais longa de uma das palestras de maior sucesso do TED Talks: The Mathematics of Love.

Confira:






  





SINOPSE

Não é novidade que o amor já foi tema de incontáveis obras de arte. Mas e se os mistérios que cercam o amor não forem matéria exclusiva das belas-artes e também puderem ser descritos pela matemática? Em A matemática do amor, a doutora Hannah Fry conduz o leitor por uma fascinante jornada entre padrões que regem a vida amorosa e prova – com sabedoria e bom humor – que a matemática é uma poderosa ferramenta para desvendar os complicados, irritantes, enigmáticos e intrigantes padrões do amor. Este é o terceiro volume da coleção TED Books, com livros breves o bastante para serem lidos de uma só vez, mas longos o suficiente para aprofundar um assunto. Perfeitos para quem tem uma mente curiosa e vontade de aprender cada vez mais.




SOBRE A OBRA

Quais as probabilidades de encontrar o amor? Como funcionam os sites de namoro? Quando começar a pensar em casamento? Qual a chance de ele durar para sempre?

Em A matemática do amor, a doutora Hannah Fry declara sua paixão pela matemática ao mostrar que ela pode ser uma poderosa ferramenta na hora de desvendar os
complicados padrões que regem a vida amorosa, desde a busca pelo parceiro ideal até as maneiras de minimizar as chances de divórcio.

É claro que as emoções raramente se comportam de maneira ordenada, racional ou previsível, e é difícil quantificar a montanha-russa do amor ou definir como duas pessoas vão se sentir através de simples equações, mas isso não significa que a matemática não seja fundamental para o entendimento desse complexo sentimento.

O livro possui uma linguagem leve e bem-humorada, ora permeada por técnicas de abstração (tão comumente usadas pelos matemáticos), ora por dados provenientes de casais da vida real, mas sempre cheia de elementos da ciência e da economia interligados pela matemática. O leitor vai descobrir por que pode ser tão difícil encontrar a pessoa pela qual vem procurando – e como aumentar a probabilidade desse encontro –, aprender o argumento matemático que justifica o ato de abordar alguém em um bar e até conhecer truques matemáticos que o ajudará a planejar a festa de casamento sem dramas.

Assim, o objetivo de A matemática do amor não é só esclarecer aspectos da vida amorosa do leitor – para oferecer uma estratégia aos solteiros que estão em busca de alguém especial e conselhos àqueles que já possuem uma vida a dois –, mas também demonstrar quanto a matemática e o amor, como linguagens da natureza que são, podem estar interligados.

Este é o terceiro livro da coleção TED Books, que contará ao todo com 12 títulos que falam de assuntos tão distintos como amor, micróbios, plenitude e arquitetura.



SOBRE A COLEÇÃO

Os TED Books são pequenas obras sobre grandes ideias. São breves o bastante para serem lidos de uma só vez, mas longos o suficiente para aprofundar um assunto. A série, muito diversificada, cobre da arquitetura aos negócios, das viagens espaciais ao amor, e é perfeita para quem tem uma mente curiosa e vontade de aprender cada vez mais.

Cada título corresponde a uma Palestra TED, disponível no site TED.com. Os livros continuam a partir de onde a palestra acaba. Um discurso de dezoito minutos pode plantar uma semente ou gerar uma fagulha na imaginação, mas muitos criam no espectador o desejo de se aprofundar, conhecer mais, ouvir a versão mais longa da história. Os TED Books foram criados para atender a essa necessidade.




PONTOS DE DESTAQUE

* Ao abordar um assunto de interesse geral – o amor – a partir de uma perspectiva original – padrões matemáticos –, o livro pode interessar a um público leitor
bem abrangente: das pessoas que normalmente consomem livros de autoajuda às que já possuem mais intimidade com os números.

* Trata-se do terceiro volume de uma coleção com 12 títulos que carrega a credibilidade da marca TED, uma comunidade global comprometida com a difusão de grandes ideias e o compartilhamento de histórias inspiradoras. Atualmente, as palestras do TED já foram traduzidas para mais de cem idiomas.

* O livro é curto e escrito em tom informal, perfeito para quem quer se inspirar com uma história verídica de descobrimento pessoal e superação de preconceitos.
* Forte apelo junto aos formadores de opinião, que estão na linha de frente da disseminação das palestras TED.

* O formato pequeno e a extensão curta são ideais para um público já acostumado à brevidade das informações veiculadas na internet, sem paciência para grandes textos, mas interessados em aprender mais.




SOBRE A AUTORA

Hannah Fry é matemática do UCL Centre for Advanced Spatial Analysis, um centro de pesquisas da ciência da computação da University College London. Em seu trabalho, Hannah emprega modelos matemáticos para investigar padrões no comportamento humano em questões como terrorismo e tumultos violentos até comércio e consumo.

Em paralelo com sua vida acadêmica, ela desempenha atualmente a função de divulgadora da UCL, levando o prazer da matemática a teatros, bares e escolas. Também é uma das apresentadoras do canal do YouTube BBCWorldwide e faz aparições frequentes na TV e no rádio no Reino Unido.

Ela também pode ser encontrada no Twitter: @fryrsquared




OUTROS TÍTULOS DA COLEÇÃO

1. O filho do terrorista (Zak Ebrahim, com Jeff Giles)
2. A Arte da quietude (Pico Iyer)
4. O futuro da arquitetura em 100 construções (Marc Kushner)
5. A vida secreta dos micróbios (Rob Knight, com Brendan Buhler)
6. O poder das pequenas mudanças (Margaret Heffernan)
7. Julgue isto (Chip Kidd)
8. De mudança para Marte (Stephen Petranek)
9. Por que trabalhar (Barry Schwartz)
10. As leis da medicina (Siddhartha Mukherjee)
11. The boiling river (Andrés Ruzo) [Ainda sem título definido]
12. O futuro das grandes ideias (David Rothkopf)




LINKS INTERESSANTES Site do TED: https://www.ted.com/
Palestra de Hannah Fry no TED: https://www.ted.com/talks/hannah_fry_the_mathematics_of_love
Apresentação no Prezi mostrando os pontos principais da palestra: https://prezi.com/bdzkdxhkd7mr/hannah-fry-the-mathematics-of-love/ Matéria no Washington Post: https://www.washingtonpost.com/opinions/book-review-the-mathematics-of-love-by-hannah-fry/2015/02/06/fe4e5586-a8bb-11e4-a06b-9df2002b86a0_story.html Matéria no site Brain Pickings: http://www.brainpickings.org/2015/02/18/hannah-fry-the-mathematics-of-love/

































8 comentários

  1. Olá, Lelê.
    Quando vi a capa e o título, coloquei na cabeça que não iria ler porque não gosto de autoajuda. Porém, ao ler a sinopse, até que comecei a mudar de ideia. Sério que ela usa matemática para calcular sobre relacionamentos? Isso é, no mínimo, diferente. Quero saber como ela faz! haha Pelo visto, vou acabar lendo o livro.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Lêle,amei o livro A matemática do amor,não só o livro como toda a coleção,achei muito bacana a temática usada,pois amo matemática e relacioná-la com relacionamento,achei muito válido e criativo irei procurar com certeza esse e outros títulos da coleção.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. oi flor, a matemática e o amor juntos tão me perseguindo, só pode! brincadeira e perseguição à parte, menina o livro parece ser bem legal, diferente e bastante criativo... vale a pena espiar
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não sei porque, não consegui me encontrar nesse pouco que li sobre o livro. Acho que é por causa da matemática (humanas oioioi) hahaha
    Parece ser um bom livro, mas não o tipo de livro que eu leria, sei lá.
    Beeeijos!
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  5. Oi Alessandra,
    Ai a pessoa é fã do TED, participa da organização de um TEDx. Alguma dúvida que ela vai querer colocar as maos nesses livros? rsrs
    Muito bacana a ideia. 18 minutos para transmitir uma ideia é pouco tempo mesmo, entao é ótimo poder desenvolve-la um pouco mais a fundo em um livro.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvida falar sobre o livro ou a TedBooks, sinal que mais uma vez o Tô Pensando em Ler, está caprichando na pesquisa e nas divulgações, contribuindo para o senso critico do pequeno Isaac.
    Parabéns Alessandra Morales ♥
    Quanto ao livro, acho que não leria, porque envolve a matemática e quero ficar o mais longe disso possível.
    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa esse livro parece super interessante, fiquei doida pra ler, curto muito Matemática, preciso desse livro pra ontem!

    ResponderExcluir
  8. Meu assunto preferido ---> Matemática <----. Adorei a resenha sobre o livro, bem legal mesmo. Quero muito lê-lo e compreender o que a autora diz sobre o uso da matemática no amor. Deve ser realmente divertido!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo