Transtornos psicológicos na Literatura

Olá pensadores!!! O papo hoje tá uma loucura, rsrs.

Vamos falar sobre transtornos psicológicos nos livros. Confesso que adoro ler esses livros. Será que me identifico?? Vai saber.... O importante é conferir a lista e acrescentar uns livrinhos aí na sua estante!








Diversos gêneros literários de livros, seja drama, romance ou terror, estão usando a temática da loucura como assuntos preferidos para mostrar história de personagens perturbados com distúrbios psicológicos. Exemplo disso é o mais novo romance psicológico, Arco de virar réu, de Antonio Cestaro, que aborda a temática da esquizofrenia, doença muitas vezes é utilizada para contextualizar a história de vilões. Entretanto, essa doença é um distúrbio caracterizado pela perda do contato com a realidade e que quando tratado permite que as pessoas sigam uma vida normal. Existem outros quatro livros interessantes sobre o tema que você pode conferir abaixo:  







   1) No lançamento da editora Tordesilhas, Arco de Virar Réuo autor desenvolve uma história marcada por uma narrativa labiríntica escrita em primeira pessoa, responsável por descrever os eventos que marcam a deterioração física e mental do personagem. O narrador-protagonista é um homem de meia-idade, primogênito de pais separados, historiador social com forte inclinação para o estudo antropológico. O narrador inicia a obra contando sobre os sintomas de esquizofrenia de seu irmão, que marcaram sua infância e juventude. Com o passar do tempo, ele passa a apresentar a mesma deterioração mental com fragmentos de memórias, pesadelos e alucinações, que aos poucos, colocam em dúvida sua própria existência



Compre agora:  AMAZON,  SARAIVA,  












 2)  Rinn é uma garota bipolar, que mantém o transtorno sob controle com a ajuda de medicação. Ela mora com a mãe e estuda no Colégio River Hills, onde dizem que a piscina é assombrada por Annaliese, uma adolescente que se afogou ali vinte anos antes. Quando coisas terríveis começam a acontecer aos seus colegas e não a ela, Rinn promete descobrir por que não pode ser “atingida” pelo espírito de Annaliese. Ela consegue fazer contato com o fantasma, que não se mostra nada pacífico. Ao descobrir o motivo, Rinn pede ajuda para seu namorado Nate, e elabora um perigoso plano para descobrir a verdade. Logo realidade e fantasia se confundem, até Rinn perceber que é quase impossível diferenciá-las. Diante de uma força malévola que ameaça a vida de todos de quem ela gosta, Rinn se pergunta se de fato pode confiar no que sente ou se está novamente perdendo o contato com a realidade. 


Compre agora: AMAZON,  SUBMARINO,  SARAIVA,  AMERICANAS








3) Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.   


Compre agora: AMAZON,  SUBMARINO,  SARAIVA,  AMERICANAS,  







    4) A obra Afluentes do rio Silencioso, da editora Companhia das Letras, narra um dia decisivo na vida de William Heller, jovem de dezesseis anos que sofre de esquizofrenia. Acometido de um delírio, ele foge da clínica psiquiátrica onde está internado e empreende uma jornada pelo sistema de metrô de Nova York. Sozinho entre os túneis subterrâneos, pelos quais tem fixação - o que justifica em parte o apelido Lowboy, "garoto de baixo", que também pode significar "garoto para baixo", uma referência à sua condição mental -, William se move como um minotauro pelo labirinto povoado de mendigos, imigrantes e trens fantasmas da Nova York invisível para quem olha a partir da superfície. 



Compre agora:  SUBMARINO,  SARAIVA,  AMAZON,  EXTRA,  AMERICANAS










5) Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.    


Compre agora: EXTRA,  AMAZON









A lista é mais longa que esses cinco livros. Talvez eu volte outro dia com mais algumas dicas. Por enquanto aproveite essa loucura toda ♥














Deixe seu comentário e concorra:


10 comentários

  1. Estes personagens com essa boa dose de "loucura" nos livros, sempre tem esse poder de nos encantar. Aquela vontade não em consertá-los,mas sim, de acarinhá-los.
    Acabei lendo dois dos livros citados acima, Garota Interrompida(que é maravilhoso) e O Lado Bom da Vida(filme e livro)...mas confesso que Atormentada me chamou atenção demais agora!
    Preciso!
    E que venham mais loucos com seus conflitos interiores,sempre!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Vou te falar que nunca li nada sobre isso. O único que já assisti foi o Lado bom da vida.
    Eu acho um tema interessante de se trabalhar, principalmente quando é um livro que busca retratar fielmente o que acontece com os pacientes.. Traz muito conhecimento e diminui o preconceito.
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  3. Conhecia esses livros, mas ainda não li nenhum. Porém, adoro esse tipo de assunto na literatura. O último que li sobre o tema e amei foi Não Queira Saber.
    Dos mencionados, fiquei com vontade de ler Arco de Virar Réu.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  4. tem muito disso na literatura, né Lelê?
    alguns desses transtornos descubro por meio da leitura, creio que ao tratar desse tipo de comportamento os autores tenham que se atentar mais aos detalhes da história e darem maior realidade aos seus enredos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Gostei mto do post!
    Não li nenhum livro q trate do assunto, ou passou desapercebido...
    Tô curiosa pra ler O lado bom da vida...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Lê!
    Gosto também de ler livros que falam sobre os transtornos psicológicos, a identificação há por causa da profissão.
    Valeu as dicas.
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Garota, Interrompida é um livro maravilhoso. A Menina Submersa é um livro escrito em primeiro pessoa e a personagem descobre que sofre de loucura, assim como sua avó. Interessantíssimo também! Muitos desses livros da resenha vão pra minha lista de desejados do Skoob rs.

    ResponderExcluir
  9. achei bem interessante, mas existem bem mais histórias q os transtornos são parte importante da história
    como o a menina submersa que a personagem sofre de esquisofrenia, tem outros sobre esses assunto que eu ainda não li como uma história de amor e TOC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista é mais longa que esses cinco livros. Talvez eu volte outro dia com mais algumas dicas. Por enquanto aproveite essa loucura toda ♥

      Isso eu disse no final do post. Talvez eu faça outra lista ;)

      Bjks

      Excluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo