Poesia + Sorteio do livro NO ENCONTRO DE UMA CONSTANTE

Ei pensadores!! Hoje vamos falar de poesia!

E antes que você diga: "Eu não gosto de poesia", recomendo que leia e conheça um pouquinho mais.


O que é poesia?

A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice." O sentido da mensagem poética também pode ser, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos e a possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.


Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal). É a arte de poetizar que nos permite exprimir aquilo que está dentro de nós. Também pode ser encarado, como o modo de uma pessoa se expressar usando recursos linguísticos e estéticos.


A poesia aparece entre os primeiros registros da maioria das culturas letradas, com fragmentos poéticos encontrados em antigos monolitospedras rúnicas e estelas.


A poesia sempre esteve presente.



E quais são as mais conhecidas? Ou as mais indicadas?


POEMINHA DO CONTRA - Mario Quintana
A DOR - Augusto Branco
A FLOR E A NÁUSEA - Carlos Drummond de Andrade
A MACIEIRA - Machado de Assis
NÃO HÁ VAGAS - Ferreira Gullar

Fontes: Wikipédia e Mensagens com amor







E agora eu vou citar um que eu gosto muito de um autor muito especial.


EQUAÇÕES

Quando tudo parecer perdido
é sinal que eu mais preciso de você
mesmo que meus traços sejam de felicidade
se você estiver longe
terá algo faltando em cada segundo.

Estamos brigando com nossos destinos 
e agora não há o que desejar
apenas esperar o final
um final que não terá um início
porque me recuso a acreditar em destino
...



Esse é um pequeno trecho do poema "Equações" do autor Bruno Luiz Mattos, e faz parte do livro NO ENCONTRO DE UMA CONSTANTE. Um livro lindo que que eu adoro!!!

E a novidade é a seguinte, depois de falar tanto de poesia, nada melhor do que um sorteio deste livro que eu recomendo muito!!

Caso você ainda tenha alguma dúvida em relação ao livro, eu já li e resenhei aqui no blog, CLIQUE AQUI E CONFIRA.













Para participar você precisa:
- Ter endereço de entrega no Brasil.
- Deixar um comentário nesta postagem para validar sua participação.
- Curtir a página do blog no facebook.
- Curtir a página do livro no facebook.
- Preencher o formulário corretamente.


Tem mais chances extras no formulário. Aproveite e boa sorte!






a Rafflecopter giveaway



O sorteado será informado por email e/ou twitter e terá no máximo 48 horas para entrar em contato. Caso isso não ocorra, outro sorteio será feito.
O preenchimento correto do formulário é obrigatório.
O envio do prêmio será feito pelo autor em até 30 dias, contados à partir do contato do sorteado.



NEM O BLOG, NEM O AUTOR SE RESPONSABILIZAM POR POSSÍVEIS DANOS OU EXTRAVIOS CAUSADOS PELOS CORREIOS.

31 comentários

  1. Eu sou uma fã incondicional de poesia. De todas estas vertentes da poesia crua,lírica. Me arrisco nuns poemas as vezes. Mesmo não tendo estudo o suficiente.
    E claro que já me apaixonei pelo livro de cara!!!
    É preciso levar poesia por onde a gente passe, afinal, estamos repletos de poesia no nosso cotidiano!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Eu amooo poesias!
    Até me arisco algumas .... admiro dmais esse dom!

    Participando!
    liihgomes87@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Participando!
    josenildalins53@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Curto muito poesia!
    Participando e torcendo muito pra ganhar!
    milena.soares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Achei a premissa do livro bem interessante.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro poesias, Lelê.
    Esse gênero textual é a prova de que o homem pode se transformar em algo mais através das palavras. Elas envolvem tanto sentimento que acabam por ser tornar as mais densas e belas facetas da literatura.
    Ótimo sorteio.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  7. oi Lê, não sou de ler poesia, mas fiquei encantada com o trecho selecionado!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro poesias, faz bem para a alma e o coração...Participando e torcendo!
    Márcia Saltão
    marciasaltao@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ah que coisa linda. Eu adoro poesias e com certeza vou participar. Sua escolha de trecho me deixou apaixonada. Que escrita mais bonita !!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. A primeira parte do poema Equações foi tão profundo e me recordou uma situação na qual estou passando, se tivesse que resumir essa parte em uma unica palavra, seria talvez, Saudade. Amei e quero muito esse livro *-* Vou atrás da resenha daqui a pouco. Amei a postagem, como todas que você escreve.
    Email: sirlene.santana.n@gmail.com
    Um abraço!
    http://cantinhodasiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Lê!
    Amo poesias e até vez por outra me arrisco em alguns versos...kkkkk

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida mais agradável e feliz possível.” (Arthur Schopenhauer)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Augusto dos Anjos sempre vai ser meu poeta preferido! <3
    Torcendo pra conhecer esse livro!
    rayana_freddykrueger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. a vida ja é poesia acompanhada de versoa que nos fazem felizes em certos momentos da vida
    tatyana sylva

    ResponderExcluir
  15. Eu amo poesia demais e sou super adepto dessa lógica de que poesia é encontrada no cotidiano e não necessariamente está inserida em letras, mas em uma paisagem, em um som ou um cheiro. Gosto muito de Drummond (Principalmente do "Sentimento do mundo": Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo <3)

    Gostei muito do Equações e fiquei curioso para descobrir mais.

    Julio Cesar Vieira
    juliocesar_2103@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. eu adoro poesias
    e adorei essa degustação que a gente teve
    mari.ogawa@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Participandooo!!
    Thamires Lima
    thamireshlima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Participaandoooo!😍mauricio321bastos@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Participando e ótimo ver autores nacionais sendo divulgados parabéns

    ResponderExcluir
  20. Participando liviaandre74@gmail.com.Tudo Cumprido.

    ResponderExcluir
  21. Participando! =D
    Com Deus, beijo!
    Quero ganhar hehe
    Abbraço!

    sarinharamoss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Participando !!
    amandaoliveira_lee@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Participando!!! lisartori03@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Li poucos livros de poesia na vida, mas ando precisando sair da minha zona de conforto e esse livro parece ótimo pra isso.
    Participando :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo