Divulgação: Tordesilhas







Com prefácio de Hayao Miyazaki, obra com desenhos inéditos de Saint-Exupéry chega ao Brasil pelo selo Tordesilhas



Saint-Exupéry
Crônica / Memórias
Saint-Exupéry
Diogo de Barros
09/2012

Conjunto de aproximadamente 500 documentos de Antoine de Saint-Exupéry, entre cartas, dedicatórias de livros, rascunhos, esboços e bilhetes, funciona como mapa do processo criativo do autor
O selo editorial Tordesilhas traz ao Brasil Rascunhos de uma vida – Desenhos, aquarelas e anotações, obra que reúne trabalhos do escritor e ilustrador francês Antoine de Saint-Exupéry, famoso em todo o mundo pelo livro O Pequeno Príncipe (1943). Trata-se de uma compilação de desenhos apresentada e organizada por Delphine Lacroix - com a colaboração de Alban Cerisier - a partir de cerca de 500 documentos de Saint-Exupéry entre cartas, dedicatórias de livros, rascunhos, esboços e bilhetes.
As ilustrações de Saint-Exupéry vão além da representação do universo da infância, retratado n’ O Pequeno Príncipe. Os desenhos trazem rostos e corpos conhecidos e desconhecidos do poeta; retratos de seus companheiros do serviço militar construídos com extremo realismo; logotipos de restaurantes e hotéis que nos permitem estabelecer uma datação relativa e um local de execução; assim como ilustrações de influência simbolista e contrastes expressionistas.
No conjunto, as características dominantes da obra plástica de Saint-Exupéry são os desenhos a traço, cuja principal qualidade é afirmar o primado da silhueta e do contorno. A linha modela e define a forma em suas curvas e, às vezes, os desenhos aparecem sem nenhuma sombra, proporcionada por realces de cores e hachuras.
Sem o rigor e a autocrítica dos textos escritos para publicação, Saint-Exupéry se expõe com intimidade e desembaraço, mesmo em passagens carregadas de lirismo ou angústia. O livro demonstra que, mais que qualquer biografia, os rascunhos e escritos particulares do criador são fundamentais para a compreensão do universo ficcional concebido por ele.

Sobre o autor
Antoine Marie Jean-Baptiste Roger, conde de Saint-Exupéry, mais conhecido como Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944), escritor e aviador francês, foi responsável por um dos livros mais lidos do século XX, O Pequeno Príncipe, traduzido para mais de 250 línguas. Além do carinho conquistado como escritor, Saint-Exupéry cativou os franceses como pioneiro da aviação e por seu combate ao nazismo. A combinação das duas atividades lhe rendeu na França um status de herói que persiste até os dias atuais.




6 comentários

  1. Achei bem legal esse livro e queria ler algo do autor. Não sei porque nunca li nada dele.... Esse mais famoso dele eu sempre empurro e nunca li. Deveria ler heim... ai ai...

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de livro não faz minha cabeça nem um pouco. Também já li o pequeno príncipe, mas também não fiquei impressionada. Fazer o que?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ler algum outro livro do autor, mas não exatamente algo assim... Não me chama muita atenção :x

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei do livro, me interessei bastante nele. Queria ler um outro livro do autor, mas não ouço falar muito dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dele, adoro o Pequeno Príncipe, não é um livro extremamente fantástico com uma mega história arrebatadora, porém, adoro a linguagem e as lições que o livro passa.

    ResponderExcluir
  6. Livro adorável! Quero para minha coleção.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo