INCENTIVO À LEITURA - Projeto Vida Literária





Projeto Vida Literária levará palestra e livros para duas escolas estaduais 


O projeto Vida Literária realizará duas agendas nesta semana (dias 22 e 24) nas escolas estaduais Professora Helena Loureiro Rossi e Professora Benedita Garcia da Cruz, em Poá. A iniciativa leva palestra sobre a importância da leitura e distribui livros para os estudantes. Com a ação, o projeto atinge dez unidades de ensino, sendo contemplados aproximadamente 1.000 alunos e distribuídos cerca 1.500 livros gratuitamente.

Todos os livros utilizados no projeto foram enviados pelas editoras Litteris e Valentina e por pessoas de diversas regiões do Brasil, após uma campanha de arrecadação feita pela Internet. Em cada escola é ministrada palestra sobre a importância da leitura para formação cultural e educacional e ainda é realizada a distribuição de livros para os estudantes que participam da atividade. O projeto é coordenado pelos jornalistas e escritores Anderson Fernandes e Débora Kaoru.

“A realidade brasileira mostra que o acesso de grande parte da população aos livros é muito restrito, por isso a iniciativa de oferecer livros gratuitamente é algo muito positivo. É necessário reforçar que esse é um projeto voluntário, que realizo com a ajuda de amigos e aproveito para agradecer o fotógrafo Flávio Aquino que conseguiu cerca de 200 livros e os mesmos já estarão disponíveis nestas duas próximas escolas que vamos visitar”, comentou Fernandes.

Entre os livros distribuídos no projeto Vida Literária estão “Morte súbita”, de J.K.Rowling, “Campo dos Milagres”, de Hannah Luce, “O Teorema Katherine”, de John Green, “Extraordinário”, de R. J. Palácio, "Sherlock: um estudo em vermelho", de Arthur Conan Doyle, "O príncipe e o mendigo", de Mark Twain, "Caetés", o primeiro romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos, "Mentes tranquilas, almas felizes", de Joyce Meyer, "Como fazer tudo melhor", "Homens que não conseguem amar", de Steven Carter & Julia Sokol, "Fortaleza Digital", de Dan Brown, entre muitos outros títulos e autores.

Segundo Débora, as atividades nas escolas de Poá serão grandes oportunidades para debater a importância da leitura para formação cultural. “Agradecemos o empenho e disposição do professor Rafael Angelo, que está encabeçando a iniciativa nas escolas. É preciso reforçar que continuamos recebendo livros e o objetivo é contemplar mais unidades de ensino”.

Para contribuir com o Vida Literária é fácil! Só enviar um e-mail para jornalistafernandes@gmail.com, que será combinado como o livro chegará ao projeto. Quem precisar de mais informações sobre a iniciativa pode consultar os endereços: www.facebook.com.br/projetovidaliterariawww.vidaliteraria.com.br e www.livronocaute.com.br. “Vamos fazer bom uso das doações facilitando o acesso de estudantes aos livros e ainda promovendo e incentivando a leitura”, conclui Fernandes.





   ECAT
Já estão abertas as inscrições para o Encontro de Comunicação do Alto Tietê (ECAT) 2017. O evento será no dia 8 de abril, das 8h às 16h, no auditório do Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Neste ano, o interessado em participar do ECAT pode doar um livro para o Projeto Vida Literária. Para isso é necessário acessar o site http://www.ecatoficial.com.br, clicar no menu inscrições e preencher o formulário. Será enviado um e-mail de confirmação da inscrição e uma mensagem lembrando da doação do livro. Depois, basta levar a obra literária e entregar para a equipe de recepção no dia do evento. Dúvidas ou problemas, entre em contato pelo e-mail: ecatoficial@gmail.com.

Foto: Fernando Araújo/Divulgação
-- 



















7 comentários

  1. Que coisa mais linda de se ler!!
    Quem dera projetos assim ganhassem mais e mais estados, abrangendo com isso, mais e mais alunos do nosso país, tão carente de leitura e cultura.
    Adorei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho!!!
    Os jovens brasileiros precisam de incentivos assim e com certeza farão um bom uso dos livros.
    Parabéns a todos os colaboradores.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. que legal, Lelê
    tudo que incentive e viabilize a leitura merece ser divulgado
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lelê.
    Adorei a divulgação! Parabéns!!
    E que venham mais projetos como esse!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Lê!
    Que super projeto.
    Ah! Se mais pessoas se envolvessem com iniciativas como essa? A leitura seria mais bem aproveitada e muitas pessoas mais teriam acesso a leitura.
    Amei!
    Vou lá visitar e participar.
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado. Sempre me ajudando na divulgação. Tamo junto. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Que projetos maravilhosos! Vou participar!

    O incentivo à leitura é essencial para a sociedade!
    Sempre que posso, converso com alguns adolescentes que nunca leram um livro na vida (triste realidade das escolhas públicas de periferia) sobre a importância da leitura e acabo presenteando com algum livro de tema de interesse deles.
    Às vezes bate uma tristeza; é muito fácil julgar o analfabetismo funcional quando se teve incentivo à leitura dentro de casa, mas temos que lembrar isso não é regra para a maioria desses jovens que vêm de um circulo vicioso que pensa que ler é chato.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo