Resenha: Contos de Horror


Título: Contos de Horror - Histórias para não ler à noite

Tradução: Martha Argel e Rosana Rios

Páginas: 111

Editora: Farol Literário



COMPRE AQUI:  SARAIVA









     Um belíssimo livro com uma diagramação maravilhosa!!



     Para começar, este livro me ganha pela beleza; uma capa magnífica e uma diagramação riquíssima em detalhes. Realmente apaixonante.

     Há séculos que o medo permeia a mente humana. Claro, que hoje a literatura do gênero terror tem muito mais para contar. Hoje os zumbis são mais medonhos, os seres sobrenaturais são mais aterrorizantes que antigamente, mas não podemos desmerecer os que davam medo nos séculos XVIII e XIX. Afinal, tudo o que lemos hoje, tiveram suas nascentes nestes séculos.

     Hoje esses contos não dão mais medo, mas conhecê-los é sempre uma aula.

     Neste livros temos cinco contos curtos de duas autoras, Mary Cholmondeley que eu não conhecia, e Mary E. Braddon que eu só tinha ouvido falar, portanto seus contos foram os primeiros que li das autoras.  Os dois tem um toque de romance e trazem um ar sombrio. Mary Cholmondeley com seu conto Livre!, e Mary E. Braddon com o conto "O Visitante de Eveline".

     Os três autores masculinos são bem conhecidos.

     Charles Dickens com o conto "Contando Histórias de Inverno" nos presenteia com uma linguagem diferente, onde o narrador fala de si mesmo no plural. Esse recurso se chama 'plural majestático'. Eu o defino assim: Ele não é só a última bolacha do pacote, mas o pacote todo.
     Enfim, um conto muito curto com uma linguagem linda.

     Já Arthur Conan Doyle, conhecido pelo seu Sherlock Holmes, nos trouxe o conto "O Anel de Toth", um conto carregado de mistérios do Egito, muito interessante, mas a narrativa de Doyle é inconfundível. Um clima de mistério e investigação é sim sua marca registrada.

     E "Ligeia" do mestre Edgar Allan Poe encerra a obra com maestria. Edgar Allan Poe é o mestre da literatura gótica na minha opinião. Sempre com um clima sombrio, sua leitura beira a escuridão da meia-noite.

     No final temos a apresentação dos autores, o que é muito bom para quem ainda não os conhece, assim como eu não conhecia as duas autoras.

     São biografias super curtinhas, mas muito importantes.

     Alerto ainda para os amantes do gênero terror que em nenhuma dessas obras o leitor vai sentir medo, nenhuma pontinha dele, mas mesmo assim eu recomendo.

     É bom saber de onde vieram os livros que conhecemos hoje. Conhecer suas fontes é sempre bom, aprender mais sobre literatura é maravilhoso!!

     Recomendo!!








17 comentários

  1. Também faço parte do time que ama os contos..ainda mais quando são de terror! Me arrisco a escrever alguns, as vezes..
    Mas amei o livro apresentado. Tanto capa, diagramação, tudo perfeito. E de quebra ainda tem Poe? Precisa mais nada né?
    Normalmente os contos deixam aquele ar de "quero mais"..
    E eu quero mais é ler o livro completo!
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, manda pra mim os seus!! Vou adorar lê-los!!
      E não demore pra lançar seu livro viu!!!

      Bjks

      Excluir
  2. Eu preciso desse livro, Lê. Parece ser incrível. Também não conheço as autores e tenho certeza de que adorarei a escrita dela.
    Não consigo imaginar Arthur Conan Doyle escrevendo algo desse gênero; preciso conferir.
    Para variar, mais uma boa dica e mais um livro que vai para os meus desejados.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa do Conan Doyle é muito parecida com a dos outros livros. O jeito de escrever, sabe como é? Como se fosse uma marca registrada.
      É muito bom!!

      Excluir
  3. Oi Le!!!

    Adoro livros de contos! Uma editora que publica uns ótimos é a Estronho, conhece?!
    Aaah mesmo que o livro seja de terror mas não de medinho nenhum, já me ganhou pela diagramação viu!
    Amoooo esses livros lindos e caprichados!
    Por eles gasto até um pouquinho a mais! ^^

    Beijokinhassss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claroooooo!!! Adoro!! Aliás os livro são tão lindos quanto esse!!!

      Bjks

      Excluir
  4. Lê terror não é pra mim, definitivamente, sou muito covarde!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que lindo em Lelê!!!! Parece muito bom mesmo, mais um pra lista ^_^

    ResponderExcluir
  6. Nossa parece bem legal o livro, eu já compraria só pelo titulo kkkk

    Infinitas Possibilidades - Blogger

    ResponderExcluir
  7. Eu compraria esse livro só pela capa, haha, linda demais!!!!
    Parece um livro muito bom, quero eleeee haha
    Beijokas

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lelê. Nossa adorei o livro, ele parece ser muito bonito realmente! :D Adoro contos de suspense ou terror. Além do mais que clássicos são sempre bons né. Como você mesma disse é sempre bom conhecer as origens do que se tem hoje né! :D Adorei. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. adorei esse livro, esse contos são fantásticos..
    gostei, >.<

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito fã de contos, mas admito que este livro eu gostaria mt de arriscar. Pena que não dá medo né?? Adorei a capa!!
    bjs

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Se me permitem a expressão, eu sou a pessoa mais cagona da face da terra. Passo longe de livros assim, terror e um suspense muito pesado. Conheço o livro, mas não me interesso em ler, só que pra quem gosta deve ser um prato cheio. Embora tenha Dickens e o Doyle, que normalmente não escrevem livros assim, de horror.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  12. Preciso ter esse livro! Adoro contos de terror, eles me deixam com uma expectativa e excitação tão grandes que meu coração até dá umas batidinhas mais aceleradas.
    ^^

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo