#Resenha: Mistério em Chalk Hill

    

Título: Mistério em Chalk Hill 

Autora: Susanne Goga

Páginas: 424

Editora: Jangada

















     Tem livros que quando eu termino de ler, já fico louca pra escrever sobre ele; como se tivesse uma necessidade de colocar pra fora tudo que li. Porém, há livros que quando termino de ler, fico por um tempo olhando para o nada, pensando em tudo que li, absorvendo a beleza das palavras e tentando sentir mais um pouco da emoção de ler palavras tão bem escritas. Com certeza foi essa minha relação com "Mistério em Chalk Hill". 

     Na verdade ainda estou absorvendo. Que livro!! Que beleza de escrita! Dá vontade de gritar: "É assim que se escreve um bom livro de época!".


"Jantaram juntas com Sir Andrew. Charlotte observou com atenção como ele e Emily se comportavam, pois queria ter uma ideia do relacionamento entre pai e filha. O que viu quase cortou seu coração."


     Aqui vamos conhecer a jovem Charlotte Pauly, uma alemã que está a caminho da Inglaterra para trabalhar como professora de uma garota de oito anos. 

     Acontece que nesta época as meninas não tinham o costume de ir á escolas, e muitas nem ao menos estudavam algo. O importante era aprender a costurar, bordar e cerzir. Porém, o pai de Emilly deseja que sua filha saiba mais do que só isso. Ele quer que ela toque piano, aprenda a ler e escrever em mais de duas línguas...  e por isso Charlotte fora trazida de tão longe.

     Logo que essa viagem começa, coisas estranhas começam também. O trem dá um problema e ela precisa passar a  noite num abrigo. O clima neste lugar já deixa o clima bem sinistro... Em seguida , dentro do trem novamente, durante uma conversa com um homem, ela menciona sua ida para Chalk Hill, e o tom muda na hora; é como se todos soubessem de algo e não pudessem falar nada.

     Mas quando Charlotte chega em Chalk Hill, todos parecem muito solícitos, mas ao mesmo tempo o silêncio impera. O silêncio na casa é assustador. O tratamento que dão à Emilly também. 

     A menina é um amorzinho, é super inteligente e disciplinada. E sabe escapar de uma pergunta como ninguém. 

     Logo o clima se transforma de amável para hostil. Principalmente quando Charlotte pergunta sobre a dona da casa. A esposa de Sir Andrew faleceu, mas falar dessa morte é terminantemente proibido na casa.

     Emilly tem pesadelos todas as noites, e com o tempo isso se transforma em visões amedrontadoras.

     
"A descrição da menina corresponde à da maioria das crianças de 8 anos, não havia nada que chamasse a atenção. O fato de estar de luto pela mãe, que havia perdido apenas poucos meses anntes, era bastante natural. Com a devida amabilidade e cautela, por certo Charlotte conseguiria ajudar a garota a superar aquele período difícil."Pág. 21



     Charlotte está decidida a por fim no sofrimento da menina, mas para isso acontecer ela precisa convencer Sir Andrew a chamar Tom, um homem que estuda esse tipo de caso. Enfim, ele e Charlotte começam uma investigação sobre a morte da mãe da garota, que jura que ela está vindo buscá-la.

     O clima é extremamente sinistro durante essa investigação. Ainda mais do que no início do livro. Segredos obscuros passam a ser descobertos. E não será fácil aceitá-los.
  
      O livro é narrado em primeira pessoa por Charlotte e em terceira pelo ponto de vista de Tom, intercalando capítulos. Nos de Charlotte iremos acompanhar a vida presente dela  desde o início da trama (1890), já na perspectiva de Tom essa narrativa tem início em 1888 e vai numa crescente até alcançar o período atual da história. É onde o destino deles se cruza.

     Eu amei tudo neste livro. Desde a narrativa até o mistério proposto. Tudo perfeito e muito envolvente. É difícil parar de ler pra dormir ou trabalhar. O tempo em que eu precisava fazer outras coisas, minha mente ficava voltando pro livro.

     Vocês sabem o quanto adoro isso!!

     Se eu ficar dizendo só que ele é incrível e maravilhoso vai ficar chato... Se eu ficar dizendo pra vocês lerem logo este livro, vai ficar cansativo, mas é tudo que eu tenho pra dizer e dizer e dizer... Sério, leiam este livro!! É maravilhoso!! 
















a Rafflecopter giveaway











5 comentários

  1. Oiie!!
    Tenho que dizer que só pela capa eu já leria... Já se percebe que vem uma boa leitura, eu já qro né...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lelê!!
    Que livro mais maravilhoso!! Adoro livros desse gênero e sem dúvida a edição está fantástica!! Já estou de olho nele!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Lê!
    Gosto muito também dos livros históricos, porque geralmente são bem ambientados e trazem um carga dos fatos acontecidos na época.
    Aqui me parece que ainda colocaram um pouco de mistério, trazendo grande suspense ao livro e gostaria de poder ler.
    “ Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.” (Hamilton Wright Mabi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Primeira coisa que fui fazer ao terminar a resenha, foi ir no Skoob colocar ele na lista de desejados.
    Sou apaixonada por livros de época, ainda mais quando trazem essa pitada de mistério.
    Não conhecia o livro e já gostei de cara da capa e mais ainda da resenha!
    Espero poder conferir tudo que se esconde por trás desta casa e das pessoas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Menina, como é que você escreve uma resenha dessas?!
    Me deu até arrepio!! Agora estou aqui fuçando o site da Amazon atrás dele... O único problema é que sou super medrosa e tenho a impressão que vou morrer de medo dessa história!! kkkk
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo