#Resenha: 1222

    
Título: 1222

Autora: Anne Holt

Páginas: 303

Editora: Fundamento

















     1222 metro de altitude. Um trem descarrilado, Um hotel chamado Finse 1222. Uma ex-policial de meia idade ranzinza. Alguns assassinatos. Essa é a fórmula misteriosa do livro.


"Como apenas o maquinista do trem havia morrido, não se podia chamar aquilo de desastre. Havia 269 pessoas a bordo quando o trem, devido a um fenômeno meteorológico que eu ainda não entendia completamente, saiu dos trilhos e errou a entrada do túnel da montanha Finsenut."Pág. 3


     Um acidente de trem com 269 passageiros no meio de uma terrível nevasca. O maquinista foi a única vítima fatal. Dentre os passageiros, há alguns misteriosos que estão dentro de um vagão que fica separado dos outros. E esses passageiros sãos os primeiros a serem resgatados e levados para um hotel que está sem hóspedes no momento. Os funcionários que correm pela neve para buscá-los. 

     Acompanhamos tudo isso pelos olhos de Hanne, uma senhora que foi traída no seu trabalho. Ela era uma policial e levou um tiro de um colega que a deixou paraplégica. Nesse ponto Hanne me irritou um pouco, pois ela é independente, Ok; mas ela nunca aceita ajuda de ninguém. Algumas vezes chega a ser grossa com as pessoas que querem ajudá-la. 

     Em um momento ela diz: "Não gosto que me empurrem", sabe, isso me perturbou um pouco. Talvez porque tenha tocado no meu calcanhar de aquiles do momento. 

     Caso não saibam, estou momentaneamente numa cadeira de rodas. As pessoas querem ajudar, mas elas não sabem como, e ser grossa com os outros é muito desagradável. Nem sempre quero ser empurrada, mas é só agradecer e sorrir. Sabe aquele ditado maravilhoso dos pinguins de Madagascar? "Sorria e acene", melhor que dar patada.

     Enfim, Hanne é chata pra caramba.

     Continuando, agora de verdade. Logo que todos os passageiros são acomodados da melhor maneira possível, um assassinato ocorre. De um pastor (não comentarei sobre isso). É então que mesmo sem querer, Hanne é colocada para investigar o caso, já que a nevasca só piora e fica impossível do resgate chegar e salvar a todos. 

     
"Se a religião é, como acredito, basicamente um castigo para a humanidade, então não vejo nenhuma lógica , para não falar em decência, em organizar os crentes em algum tipo de classificação por importância."Pág.28


     E é no clima de suspense e investigação que o livro corre por quase todas as páginas. Todos são suspeitos. 

     Agora imagine você ficar presa dentro de um hotel junto com um assassino do qual ninguém sabe quem é. Tenso, no mínimo muito tenso. A sensação de claustrofobia é grande. Eu teria enlouquecido. Aliás, quase enlouqueci lendo.

     
     Preciso falar rapidinho da maravilhosa diagramação feita pela editora. Linda demais! Detalhes em todo início de capítulo, a fonte é ótima, muito confortável para leitura, páginas amareladas e grossas, e  a capa é um escândalo de bonita. Adoro o trabalho da Fundamento... Agora, quanto ao livro... Ele não é o que promete no blurb da capa, não dá para dizer que é uma mistura de Stieg Larsson e Agatha Christie. Definitivamente Anne Holt tem sua própria voz e nada tem a ver com outros autores. Sua escrita é sarcástica e misteriosa ao mesmo tempo. 

     Não é o melhor livro do gênero que li no ano, mas é muito bom e merece ser lido por todos que curtem livros policiais!
















a Rafflecopter giveaway











6 comentários

  1. Bem estilo Ágatha! Adoro!!!!
    Sou fã de livros assim, que trazem esse mistérios, ainda mais quando usam um hotel para isso e claro, os personagens até então desconhecidos, que pouco a pouco vão se revelando!
    Como não conhecia o livro, vai para a lista de desejados agora!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lelê!!
    Que livro mais maravilhoso, adoro um bom livro de mistério e suspense!! E claro essa estória despertou e muito minha atenção!! Só não gostei das atitudes da Hanne que não sabe tratar as pessoas que só querem ajuda-lá. Mas fora isso estou bem curiosa sobre esse livro.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Eu amei essa capa, me chamou atenção e qdo li sua resenha fiquei mais curiosa pra conhecer, espero conseguir em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lelê.
    Ultimamente tenho pegado raiva de muitos personagens de livros, então vou deixar essa dica passar! Apesar de ter ficado super curiosa, já sei que vou querer socar essa protagonista!! Rs...
    E continuo na torcida para você melhorar rapidão!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Lê!
    Por que está na cadeiras de rodas temporariamente? Espero que tudo fique bem...
    Uso órtese e muleta e também me sinto incomodada com situações do tipo, mas nem por isso sou grosseira, né? As pessoas qquerem apenas ajudar...
    Gosto de livros policiais e mesmo que não seja um dos melhores do gênero, acredito que ainda valha a leitura.
    Desejo uma ótima semana!
    “ Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.” (Hamilton Wright Mabi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Olá Alê,

    Esse livro está na minha lista de desejados e essa é a primeira resenha que leio dele, gosto demais do gênero e fico feliz em saber que vale muito a leitura....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo