Sol e Sonhos em Copacabana

Olá!!!

Quem assistiu o vídeo Caixa de Correio #192 já viu este livro lindo que chegou por aqui. Quem irá resenhar é a Renata Brito, com certeza essa resenha sairá muito em breve... Enfim, só pra adiantar o assunto, queria apresentar pra vocês SOL E SONHOS EM COPACABANA :)








Sol e Sonhos na Copacabana de 1900



Obra ambientada no período da República Velha e, escrita pelo mineiro Aliel Paione, traz romance instigante entre um embaixador francês e uma meretriz.

O escritor mineiro Aliel Paione acaba de lançar a obra Sol e Sonhos em Copacabana, publicação da Editora Pandorga. Na trama, que se passa em 1900 e durante o governo de Campos Sales, Jean-Jacques Chermont Vernier, um jovem diplomata francês, se muda para o Brasil para trabalhar na Embaixada da França como consultor econômico.

Depois de cerca de um ano morando no país, ele vê uma mulher lindíssima, Verônica, ao passar em frente ao cabaré de luxo Mère Louise, que realmente existiu na época e se localizava em Copacabana, no Rio de Janeiro. Sem conseguir tirar a imagem daquela morena de sua mente, resolve voltar ao local à noite para, enfim, poder conhecê-la e conversar com ela pessoalmente. Quando a vê descendo as escadas com Louise, administradora do cabaré, apaixona-se.

Jean-Jacques, num átimo, percebe estar diante da mulher mais linda entre todas que vira na vida. Jamais poderia imaginar criatura tão bela. Verônica era alta, um pouco maior que ele, e possuía a pele discretamente dourada; os cabelos eram negros, abundantes, e os olhos verde-claros, da cor de certos matos da Tijuca.

"Iludido e surpreendido com tanta beleza, estava diante de uma daquelas raríssimas tiranas de corações, pois Verônica seria capaz de levar um homem ao céu ou ao inferno com a mesma facilidade com que as folhas secas, caídas sobre o chão, são sopradas pelo vento".

Apesar de ser correspondido, Chermont sabe que Verônica é amante de um respeitável senador da república, José Fernandes Alves de Mendonça, que trabalha com o ministro da fazenda de Campos Sales, JoaquimMurtinho, nas negociações do Funding Loan. Tem-se, então, um triângulo amoroso de consequências e desdobramentos surpreendentes.

Em uma linguagem instigante e sensível que prende a atenção do leitor do início ao fim, Aliel Paione também induz os leitores a refletirem sobre questões políticas e históricas dos tempos da política do Café com Leite e do governo republicano de Campos Sales. O autor aborda e critica ainda a desilusão daqueles tempos criada por um capitalismo inescrupuloso e o cinismo debochado de políticos da época.

Sol e Sonhos em Copacabana fará com que os leitores se sintam fortemente presentes na narrativa e como se de fato estivessem vivendo a Copacabana de 1900.


Sobre o autor: Aliel Paione nasceu em Varginha, Minas Gerais. É engenheiro, Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela UFMG, onde trabalhou no departamento. Atualmente é professor de Física na PUC. Porém, são atividades secundárias perante o seu amor e vocação literários.












a Rafflecopter giveaway











5 comentários

  1. Oi, Lelê!!
    Que estória incrível, achei bem interessante a premissa do livro. Adoro romances que tenham como lugar onde se passa a estória o Brasil. Gostei bastante de conhecer esse livro.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Lê!
    Vi na sua caixinha de correio e fiquei intrigada e interessada.
    Aguardarei a resenha dela.
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Me recordo muito bem do livro citado na caixinha de correio sim! E não vou me cansar de dizer o quanto nossa literatura nacional tem nos feito suspirar de orgulho! Ainda mais o autor do livro acima, sendo vizinho meu.rs
    Acredito que todas as cidades no passado puderam servir de palco para grandiosos romances e muitas intrigas.
    Vou aguardar ansiosa a resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lelê.
    Fiquei apaixonada por essa capa e a sinopse parece interessante!
    Vou esperar pela resenha da Renata e me decidir!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho ele aqui, tou começando a ler, livro ótimo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo