#Resenha: Fábrica de Vespas

   

Título: Fábrica de Vespas

Autor: Iain Banks

Páginas: 233

Editora: DarkSideBooks




COMPRE AQUI:   BUSCAPÉ, AMERICANAS, SUBMARINO, AMAZON














     Não sei nem o que dizer sobre esse livro... É um livro um tanto complexo, bem escrito, com uma dose de horror moderada, um pouco de terror psicológico, dúvidas, mistérios... Porém, exatamente na página 112 eu descobri o segredo do livro. Queria estar enganada, até achei que estivesse na reta final, mas não, eu estava certa. 

     
"Eu não saio por aí dando cãos carbonizados de presente nem assustando os bebezinhos da vizinhança com porções de larvas ou m bocado de minhocas."Pág. 25


     "Fábrica de Vespas" é narrado em primeira pessoa por Frank, um garoto de dezessete anos que mora com seu pai em um lugar isolado e longe da cidade. Seu irmão Eric acabou de fugir do hospital psiquiátrico. Ele foi internado ali por torturar cachorros e assustar criancinhas. O pai de Frank é um cara quieto e um tanto misterioso. Fala pouco e parece sempre estar analisando as coisas na casa. É o responsável por quase tudo. Passa a maior parte do tempo trancado num quarto onde só ele tem a chave. Ninguém sabe o que tem lá dentro. 

     Acontece que Frank não tem documentos. Como o livro é narrado em primeira pessoa, nós só sabemos o que ele sabe; pois bem, sabemos então que ele não foi registrado e portanto vive como ilegal na sua própria casa. Sua mãe abandonou o pai com os filhos quando ele era um menino de três anos e ele não se lembra de nada daquela época. 

     Havia um irmão mais novo, mas Frank o matou. Aliás, Frank matou também mais duas crianças. Mas há anos ele não mata ninguém, a não ser coelhos e insetos.

     Ele tem pensamentos estranhos... Ele definitivamente é um psicopata. E estar na mente de um psicopata é muito bom!! Digo, é bom de ler. As vezes confusa, as vezes perdida, as vezes muda de assunto e volta ao passado... assim que funciona a mente deles. Adoro isso! E quando o autor consegue fazer com que o leitor fique diretamente ligado a esta mente, ele ganha meu respeito.


"Uma morte é sempre exitante, sempre faz com que você perceba quão vivo e vulnerável está, mas quão sortudo é. Mas a morte de alguém próximo dá uma boa desculpa para que você fique um pouco doido por um tempo, e faça coisas que de outro modo seriam indesculpáveis."Pág. 59


      A maneira como Frank articula e planeja todas as suas ações é assustadora. Ele sabe quando e como deve chorar, a que horas deve demonstrar que teve pesadelos. Dá medo de pensar que alguém possa ser assim tão manipulador. Mas sabemos que isso existe.

     O melhor amigo dele é um anão muito descolado e que não o julga, somente oferece apoio e amizade. Gostei muito dele. 

     Eric está voltando e ninguém o quer ali, só Eric quer estar perto do irmão. É como se só os dois pudessem entender suas loucuras. O pai parece não ver nada do que acontece com seus filhos. 

     Até aí o livro estava perfeito pra mim. 

  
"Era tudo de propósito, claro. Pouco do que faço não é de propósito, de um jeito ou de outro."Pag. 65


     As descrições são fortes e deixam o estômago embrulhado. Adoro!


"Olhando para mim, você nunca diria que matei três pessoas. Não é justo."Pag. 34


     O plot twist do final não me surpreendeu, como eu disse, desde a página 112 eu já sabia o segredo da trama, mas o que me incomodou foram as últimas páginas mesmo. Um psicopata não precisa de explicação. Ele não necessita de motivação. O psicopata mata por matar, mata até pra alcançar seu próprio prazer, não porquê alguém o maltratou ou ele sofreu alguma disfunção... Estudos já disseram milhares de vezes que não tem motivo para se nascer psicopata. Porém, vou relevar essas últimas páginas porque o livro foi lançado em 1984, e não sei se nessa época essas respostas já existiam. Portanto, ok, vou fazer de conta que as últimas páginas foram um excesso. 


"Esse é o placar até agora. Três. Não mato ninguém há anos, e não pretendo fazer isso de novo.Foi só uma fase pela qual passei."Pag. 60

     Leia. O livro é ótimo!! Além de ser lindíssimo. Falar do trabalho gráfico da editora chega a ser chato. Impecável é pouco!! 



















a Rafflecopter giveaway











5 comentários

  1. Este livro já foi lançado tem um tempo e desde então, está na minha lista de desejados. Não entendo muito o universo dos psicopatas, mas confesso pra você, que adoro!
    E não,não é doentio ou algo do gênero. Como saber se nós também não o somos?
    Quero muito ler o livro e saber o que há por trás da página 112!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lelê!!
    Gosto muito dos livros da editora Darkside, pois são um capricho só!! Não sabia que esse livro era 1984!! Esse livro já está na minha lista já tem um tempo mais infelizmente ainda não consegui adquirir essa edição linda!! Mas como adoro livros do gênero sem dúvida vou comprar.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Lê!
    Ai, fico triste também quando consigo desvendar o mistério de um livro antes mesmo dele terminar. Não que a leitura fique ruim, mas desanima um pouco, não é mesmo?
    Ainda assim, como gosto de livros que envolvem doenças psicológicas e terror, fiquei interessada em ler.
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alê.
    Já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava!
    Achei a trama interessante e entendo suas considerações sobre o psicopata. Mas também faz sentido pelo fato dele ter sido escrito há tantos anos...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá Lelê!!
    Tô com o livro na listinha e babando nas resenhas que acompanho dele, pra mim tá perfeito, espero não me decepcionar qdo conseguir ler já q a expectativa eh grande...
    Bjs!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo