#Resenha: Solitária - Fuga de Furnace

  

Título: Solitária

Autor: Alexander Gordon Smith

Páginas: 264

Editora: Benvirá











     "Encarcerados" foi muito angustiante, mas "Solitária" é completamente claustrofóbico. 


"Um plano... Eu só conseguia pensar em uma coisa. Deitar e morrer. Era tudo o que minhas pernas desejavam fazer: ceder sob o peso do corpo e me deixar ali, pronto para ser devorado pelos cães."Pág. 21


     Depois da fuga explosiva do primeiro livro, eu estava esperando um segundo volume cheio de aventuras e escapadas alucinantes, mas não foi isso que encontrei; e por isso fiquei ainda mais surpreendida pela ousadia do autor em ir contra tudo o que, com toda a certeza, todos os leitores estavam esperando. 

     Somente Alex, Zê, Gary e Toby conseguem sair da prisão. Eles querem fugir e encontrar a liberdade, mas isso está longe de acontecer. Dos quatro fugitivos, nem todos chegarão vivos ao final dessa jornada. 

     A claustrofobia dessa história fica por conta de que depois da fuga, pretendendo encontrar a luz do sol de novo, o ar puro do mundo acima da terra; eles vão cada vez mais para baixo, mais fundo e fundo... Parece impossível sair dali.

     Embaixo da Terra está o inferno, e abaixo do inferno está Furnace... mas o que tem abaixo de Furnace?

     Contudo, uma febre de busca pela liberdade toma conta dos outros garotos. Ninguém sabe para onde os quatro foram, mas esperança é a palavra de ordem. Tomados pela vontade de seguir Alex, a situação de Furnace começa a se tornar complicada para todos. E segurança passa a ser a coisa mais difícil entre todos. 

     Não demora muito para que os guardas e o diretor psicopata de Furnace descubram por onde andam os meninos. E uma caçada começa... daí pra frente é cada vez mais angustiante.


" - Um mês na solitária - ele professou. - Se os ratos não encontrarem uma maneira de liquidá-los, a loucura o fará. E, se conseguirem sobreviver a ela, se por algum milagre não estiverem devastados quando os tirarmos de lá, os Ofegantes tomarão conta de vocês. E é aí que a diversão de fato vai começar."Pág. 56


     Um verdadeiro buraco escuro.

     Eles tem três alternativas: Morrer, enlouquecer com o escuro e a solidão, ou fugir novamente. Garanto que nenhuma das três escolhas será fácil.

     A maior parte do livro acontece dentro de um buraco escuro, e por isso o livro deixou de ser cheio de aventura e passou a ser mais centrado, quase que parado. Muito diferente do primeiro livro. Afinal, ao contrário de se organizar para fugir e armar planos para tal, Alex está preso dentro de uma sala fétida e sem iluminação. Não há comida, não há absolutamente nada a não ser as imagens que sua mente produz para enlouquecê-lo.

     E justamente por isso eu achei tão claustrofóbico.

     Claro que adorei mais uma vez!!

    
"Era verdade. O diretor da prisão podia ter nos trancafiado em Furnace, mas fui eu que providenciei nossa execução. Porque aquilo não era de modo algum uma saída. Era uma tumba."Pág. 27


     Não vejo a hora de mergulhar no terceiro livro da série! 

     Leiam! Quem gosta de aventura e distopia, com certeza irá adorar a série. Anotem o nome: "Fuga de Furnace" e coloquem na sua lista de desejados. Vale a pena!!



















a Rafflecopter giveaway









5 comentários

  1. Puxa, quando vi o nome do livro já pensei na hora: é a sequência daquele livro maravilhoso!
    E? Pah!rs É!
    Mesmo com isso de sendo mais centrado em apenas um lugar, deve realmente dar essa sensação de prisão, de se estar sozinho ali sem ter muitas alternativas à frente.
    Já li muita coisa positiva sobre o trabalho do autor e não vejo a hora de iniciar esta série!
    Show!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Alê,

    Não sabia que era uma série e pelo visto muito boa, fiquei ainda mais curioso, dica mais do que anotada....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lelê.
    Estou amando suas resenhas dos livros dessa série!!
    Tenho um volume 5 perdido aqui e precisamos nos encontrar para eu te dar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Lê!
    Cada nova resenha dessa série, fico mais interessada.
    Deve ser angustiante a sensação de clautrofobia.
    Bom final de semana!
    “Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto...” (Renato Russo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Oie!!
    Adorei conhecer o livro, já leria só pela sinopse Lelê...
    Já qro mto ler!
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo