Título: O Coração Delator
Autor: Edgar Allan Poe
Adaptação: Benjamim Harper
Ilustração: Dennis Calero
Páginas: 65
Editora: Farol Literário
Eu já conhecia o conto, mas não imaginava quão maravilhosa seria a leitura deste conto em HQ.
"O Coração Delator" talvez seja um dos contos mais curtos do autor. Ele é muito simples, mas te leva à varias reflexões e deixa o leitor livre para tomar suas próprias decisões sobre o protagonista e narrador.
Como eu disse, o narrador é o protagonista, portanto é ele que vai contar sua história.
Logo de início ele tenta convencer o leitor de que não é louco. Que é um homem lúcido, cuidadoso e super paciente, mas que perde as estribeiras às vezes.
Depois ele confessa que é um pouco nervoso, mas que esse nervosismo só serviu para aguçar sua percepção das coisas do mundo. Por exemplo: ele acredita que escuta melhor que as outras pessoas, que sente a má sorte circulando, que tem um sexto sentido mesmo.
No lugar onde ele vive, mora também um senhor. Ambos são sozinhos, cada um dorme no seu quarto, mas o velho deixa a porta aberta enquanto dorme.
O narrador então descreve o quanto o velho lhe incomoda. Primeiro por ter um olho azul pálido com um película branca leitosa. Provavelmente o velho era cego de um olho.
Esse fato deixa o narrador 'quase' louco. Ele acredita que aqueles olhos horrorosos estão sempre vigiando tudo que ele faz, sempre lhe trazendo azar ou coisa parecida. Então o melhor a fazer é cortar o mal pela raiz. Claro!! Acabar com o velho e com seus olhos malignos.
E é quando ele decide fazer isso que 'sua percepção' aumenta um pouco mais. Ele acredita que agora ouve o coração do velho. E ouvir esse coração batendo sem parar é enlouquecedor.
Daí pra frente tudo que eu disse será spoiler e irá tirar a beleza do conto.
O que eu posso dizer sobre ele é que é um dos meus preferidos do autor. Tenho vários preferidos, mas este tem algumas coisas que adoro. E a principal é essa maneira de fazer o leitor imaginar o que aconteceu realmente com o protagonista/narrador.
Alguns dizem que o coração que ele ouvia era o seu mesmo. Outros dizem que ela um psicopata, já alguns outros arriscam dizer que ele era mesmo um sociopata. Um louco solitário.
Eu tenho minhas definições, pra mim ele era um esquizofrênico que teria que ser internado.
Quanto ao livro o que eu garanto é que está perfeito. A essência do conto está toda aqui, e os traços das ilustrações deram vida às palavras de uma maneira maravilhosa!!
O ilustrador conseguiu trazer para o papel tudo que eu imaginava mesmo. Até o olho do velho.
As cores escuras dão um ar sombrio, além disso ele também usou muito azul quando o velho estava na cena, e também marrom quando outros personagens entram na história. Isso dá uma divisão perfeita para a personalidade do nosso louco narrador.
Quero ler toda a série!! Se todas forem assim tão perfeitas quanto essa, tenho certeza que irei amar!!
Se você gosta dos contos do Poe, deve ler esse HQ. Se você gosta de quadrinhos, HQ's e Graphic Novel, pode ler sem medo, você vai amar este trabalho!!
Os outros livros da coleção são: O POÇO E O PÊNDULO, A QUEDA DE USHER, ASSASSINATOS NA RUA MORGUE.
Já li os três contos, mas preciso conferi-los nesta versão. Assim que eu fizer isso contarei tudo pra vocês!!
Apesar de Hq não ser um dos meu gêneros favoritos, Edgar é!rs E só isso já valeria a pena arriscar a leitura. Se bem que pelo que li acima, as ilustrações que são o grande ponto da leitura e fiquei encantada com a grandiosidade dos desenhos feitos.
ResponderExcluirCada um mais assustador que o outro!rs
Um livro curtinho, mas que deve ficar "entranhado" na cabeça de quem o lê!!!
E eu o farei..rs
Beijo
Caramba! Mas que traço é esse?, casou muito bem com o texto do Poe.
ResponderExcluirSabe que eu demorei séculos a ligar o nome do Cassius Medauar á pessoa? Tive uma surpresa enorme quando vi que ele havia traduzido o "Clube da Luta" pra Leya, ele faz um trabalho muito bacana na JBC, mas não sabia que também era tradutor...
O que dizer, é lindo demais, entrou pra lista!
aiii meu Deusss adorei essa edição do coração delator eu já havia lido esse livro numa coletânea de contos do poe... agora quero nessa...
ResponderExcluir#Ameiii beijos normessss more
Beijos e boa semana
Olá Alessandra,
ResponderExcluirNão li nada do autor ainda, mas tenho muita curiosidade e essa HQ ficou show de bola...já na lista de desejados....bj.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Olá!!! :]
ResponderExcluirPor incrível que pareça um episódio de Os Simpsons me fez pesquisar sobre essa obra. srsrsrs e além do mais eu sou louca para ler os contos do Poe , e essa resenha esta me deixando mais curiosa e por você salientar que é um conto curtinho de ler , fiquei ainda mais interessada .. ^.~
Lelê, amei esse HQ!
ResponderExcluirAdoro terror e adoro Poe. Então, acho que nem preciso dizer que estou louco por esse H, né?
E de verdade, não imaginava que a parte gráfica estivesse tão maravilhosa. Preciso para ontem!
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!
Lele!
ResponderExcluirEdgar Allan Poe é simplesmente magnífico e ver um dos seus contos em HQ, é o máximo!
O melhor é que facilita a leitura para quem nunca teve contato com a escrita do autor, é muito mais fácil de entender e apreciar a leitura.
Desejo uma semana de concretizações pessoais!
“Compartilhar é uma das maiores qualidades espirituais. O milagre é que quanto mais você compartilha sua felicidade, mais você tem.” (Osho)
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
seu carinho por ele salta das páginas direto para as palavras na resenha! acho legal essa coisa de história em quadrinhos, mas nunca li nenhuma neste estilo
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
UAU eu preciso dessas HQ's. Sou apaixonada por Poe e só em saber que tem O poço e o Pêndulo nessa coleção, já pirei aqui *-*
ResponderExcluirAdorei o traço da HQ. Tbm penso que ele era esquizofrênico hehe
http://torporniilista.blogspot.com.br/