#Resenha: Ninguém Nasce Herói

  

Título: Ninguém Nasce Herói

Autor: Eric Novello

Páginas: 384

Editora: Seguinte



















     Esse livro é do babado. Uma mistura doida de vários assuntos que tinha tudo pra ficar incompreensível, mas que ficou bem realista.


"De início, os praticantes de religiões afro-brasileiras foram os que mais sofreram. Terreiros invadidos, imagens destruídas, pessoas espancadas."Pág, 43


     A trama acontece aqui em São Paulo por ruas que estou acostumada a passar com frequência, porém num futuro não tão distante do jeito que as coisas vão indo.

     O país estava passando por uma crise (ué?) e o último presidente eleito é o Escolhido, um líder que leva a Bíblia como lei, mas que tortura e mata as minorias (hein?).

     Neste governo, as religiões afro-brasileiras são proibidas (nossa!), os gays e trans são duramente torturados e precisam permanecer escondidos para sobreviver, pois são proibidos de serem que são ( eita), os livros são quase todos censurados (hum) e existe uma galera maluca que adora causar nas redes sociais humilhando e pregando o ódio aos que são "diferentes" da maioria (não, pera, aí já é demais!). Além disso, quem faz origami também é caçado (?).


"O título escolhido para distribuição é Rani. É um dos livros banidos pelo governo por seu conteúdo, abre aspas a um país cristão fecha aspas."Pág. 12


     E é neste contexto que conheceremos Chuvisco, um garoto diferente e que sonha com um lugar melhor para viver. No início ele me deixou um tanto confusa, já que é narrado em primeira pessoa, mas com o tempo fui percebendo que ele na verdade carrega um grau de esquizofrenia que o faz viver alguns momentos como se fosse um super herói. Esses "surtos" geralmente ocorrem quando ele está num momento de grande estresse.
     
      Chuvisco é um garoto bacana e tem ótimos amigos, mas toda a trama tem início mesmo quando ele vê a Guarda Branca (um grupo religioso violento - uma milícia - que mata todos os que não seguem as "regras de Deus") agredindo violentamente um transexual na Rua Augusta. Ele entra em um surto que o transforma em um herói de uma HQ, onde ele é o protagonista que precisa destruir os perigosos vilões e salvar a vítima indefesa.

     Já deu pra perceber o nível de loucura e realidade aumentada que existe nestas páginas.

     Falando assim parece até que é uma narrativa acelerada, mas não é nem um pouco. Vamos acompanhar praticamente o dia a dia de Chuvisco, os encontros, baladas, conversas... tudo mesmo.

     Eu estava com altíssimas expectativas, elas não foram alcançadas, mas também não desgostei do livro.
     
     Pensar que tudo que li está tão próximo de acontecer, causa um medo muito grande.
     Leia!


















a Rafflecopter giveaway



8 comentários

  1. Parecia que eu estava lendo realmente uma previsão de um futuro muito próximo! Dolorido ler algo assim e saber que se eu assistir um jornal a noite, vou ver coisas bem semelhantes já acontecendo.
    Tudo tem se degradado de uma forma tão intensa e mesmo assim, a humanidade não dá aquela paradinha para respirar!
    Já estava namorando este livro tem uns dias, quando li uma resenha em outro espaço literário e hoje ao ler aqui, só senti mais vontade ler.
    Amo nossa literatura nacional e é prazeroso demais ver que novos autores tem surgido e trazendo grandes lançamentos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Estava com altas expectativas a respeito deste livro pela questão do personagem ter esquizofrenia, e quando surta um dos sintomas e o delírio de grandeza, que seria está questão de se sentir um super herói capaz de salvar o mundo, e passa a ter uma personalidade confusa, desorganizada, em outras resenha vi pessoas criticando até a fala que parece ser incoerente. Porém o tema e tão importante, e retrata tanto as questões sociais que pretendo ler a obra, mesmo achando que talvez não supere minhas expectativas.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lelê.
    Bom saber que gostou do livro, mas não me animei a ler! A sinopse não me cativou!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Lê!
    Muito bom ver que o autor criou uma nova realidade para nosso país, que diga-se de passagem, não gostei nadinha, e a analogia com as crises que vivemos, torna o livro até crível, embora seja uma fantasia bem alucinatória, não é não?
    Sempre bom conhecer um novo escritor nacional e que escreve com qualidade.
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.” (George Lord Byron)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Oi LÊ.
    É uma pena que suas expectativas não supridas pelo livro, eu confesso que gostei bastante da premissa, porém não sei se a leitura funcionaria para mim não, por outro lado eu adoro o fato de que de se tratar de uma fantasia, q que essa realidade descrita não está muito longe da nossa realidade, enfim, quero ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Não me parece agradável, não o tipo de leitura q eu vou de cara... Mas é algo que me tiraria da minha zona de conforto literário. Obrigado pela dica 😉

    ResponderExcluir
  7. Lelê!
    Eu já li outras resenhas do livro e tbm expectativas não foram alcançadas, mas msm assim ainda estou com vontade de conhecer o livro, pode ser que funcione né...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lelê!!
    Estou louca para ler esse livro pois gosto bastante de livros de distopias!! Mas que pena que você não atingiu as suas expectativas no decorrer da estória, mas mesmo assim quero muito ler esse livro.
    Bjoss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo