Título: As Invernas
Autora: Cristina Sánchez-Andrade
Páginas: 280
Editora: Tordesilhas
Com certeza "As Invernas" foi minha leitura favorita do ano até agora.
Que livro incrível! Que escrita maravilhosa! A construção dos personagens é perfeita! Narrativa poética e muito envolvente. Estou apaixonada.
Comecei a ler e já mergulhei na leitura logo na primeira página; chegou na metade rapidinho e percebi que não queria terminar.
Sim. Eu não queria me despedir desses personagens. Não queria descobrir o mistério, preferi ficar curtindo o segredo com calma. Degustar as palavras escritas com parcimônia... Foi difícil, mas depois de muito tempo finalizei e dei adeus às irmãs.
" - Tio Rosendo, quando vê sua mulher de manhã, você sente borboletas no estômago: - perguntou um dia ao professor quando o encontrou a caminho do monte. Tio Rosendo lhe respondeu que o que sentia eram traças."
Pag. 115
Em "As Invernas" vamos conhecer as irmãs Saladina e Dolores.
Saladina é feia e banguela, já Dolores é bonita e simpática. Elas era menias quando foram mandadas embora de casa.
Órfãs, foram viver com o avô Don Reinaldo em Terra Chã, na Espanha. Na época da Ditadura de Franco em 1936, o avô fora levado e as meninas foram mandadas para a Inglaterra.
Lá elas trabalhavam duro e cresceram em meio a coisas ruins e boas, mas o que mais as encantou foi o cinema.
Em meio a tantas lugas pela sobrevivência longe de casa e a adoração pela sétima arte, o amor entre as duas é incondicional. Tão resistente quanto o aço.
"A alta e a não alta; a bonita e a feia; a que toma café de manhã e a que em vez disso come miolo de pão com vinho; a que tem dentes e a que perdeu mordendo pão preparado com pedras. A que é virgem e a que sabe Deus o que será...
A que resmunga e a que canta.
Uma mulher, duas mulheres. Nada mais?"
Pag. 53
Depois de trinta anos na Inglaterra, as irmãs voltam para Terra Chã, na Espanha. Na mala, elas trazem um segredo e quando chegam descobrem que precisarão desvendar alguns outros.
Eu não quero estragar o prazer de descobrir sobre esses mistérios todos, pois eles estão entranhados na história de cada um dos personagens, mas enfim, vou deixá-los curiosos com umas dicas sobre alguns:
Temos um protético que usa dentes de defuntos no seu trabalho e além disso esconde um segredo que envolve meias vermelhas. E uma das irmãs mantem um amor por ele.
Uma idosa moribunda que se nega a morrer enquanto o papel que ela assinou não for encontrado.
Um padre estranho que conhece todos os moradores e seus segredos, mas também tem os seus.
Uma vaca chamada Greta. Um grilo chamado Adolf Hitler.
Uma casa velha. Um estábulo. Ema aldeia que estava em paz até a chegada das irmãs. Mas por que ninguém quer que elas permaneçam ali? E por que elas voltaram?
É neste clima que a trama é levada.
Perfeito!
O final é maravilhoso. sofrido, mas não teria como não ser.
Levarei Saladina e Dolores para sempre no meu coração. A feia, a bonita e o amor que elas tinham uma pela outra.
"Por isso se levantava, trabalhava e dormia sem pensar em mais nada. Assim era dia após dia, o que ela chamava de sua "linda rotina". Aos vinte anos. davam-lhe quarenta. Desde os trinta e cinco já não aparentava idade alguma."
Pag. 24
Não é narrado de forma linear; é uma viagem dentro do passado das irmãs e dos moradores e no presente com foco nas irmãs. Tudo descrito de maneria linda e com um ar de poesia.
A diagramação e a capa são lindas!
Um livro adulto maravilhoso!
Leia sim! Amei e super recomendo!!
Clique em LEIA AGORA e leia um trecho do livro :)
Oiii Lelê!
ResponderExcluirTinha lido algo sobre o livro mas nenhuma resenha, eu adorei, tá bem escrito e acho q por isso me despertou a curiosidade de conhecer...
Bjs
Puxa, primeira resenha deste livro que espero há tempos!E que resenha ímpar!!
ResponderExcluirO livro já está indo agora para a lista de desejados e não vejo a hora de poder conhecer a história que liga estas duas irmãs tão diferentes e ao mesmo tempo, tão unidas!
Beijo
Oi, Lelê!!
ResponderExcluirAdorei a resenha desse livro!! A edição e a capa são lindas demais!! A história parece ser bem interessante e fiquei bem interessada em ler essa obra linda!!
Bjoss
Parabéns, Lelê querida, pois amei a sua resenha.
ResponderExcluirUma grande beijo deste seu amigo que tanto lhe estima.
LÊ!
ResponderExcluirTão lindo poder fazer uma leitura aprazível.
Gostei de ver as irmãs terem de revelar alguns segredos e fiquei bem curiosa para saber porque ninguém as quer na Espanha.
Desejo um mês cheio de prosperidade!
“A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Olá Lê ;)
ResponderExcluirAdorei a resenha! Não conhecia o livro ou a autora, mas se não fosse por indicação sua não saberia nem dele, porque a capa não me chamou atenção.
Que bom saber que você gostou e se apegou aos personagens... as vezes é difícil larga-los mesmo kkk
Bjos
tenho lido boas resenhas acerca desse livro que tem me deixado bem curiosa
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Nunca li nada referente mas achei uma leitura bem interessante, foi bom ter conhecido um pouco sobre o livro aqui achei uma ótima indicação e gostei ainda mais porque envolve união com irmãs acho super legal.
ResponderExcluirAbraços!!!
Olá!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que leio uma resenha desse livro. Amei a capa! E achei a premissa bem interessante. Com certeza uma ótima leitura.
Resenha perfeita!
Beijos.
Eu adorei esse livro. Foi um achado e tanto. A história e os personagens são ótimos. Parabéns pela resenha! Bjos. Eudes.
ResponderExcluirAle!!!
ResponderExcluirVocê sempre me fazendo acrescentar um gosto diferente nas minhas leituras, pois é mais um livro apresentado por você e que me desperta uma curiosidade inerte nele *-*
Fiquei intrigada com esses mistérios ligados entre si e como a escrita é bem feita.
Já vai entrar na lista de quero ler :D
lereliterario.blogspot.com