MAIS UM HOLOCAUSTO BRASILEIRO: UMA PRAGA MILENAR DE QUE O BRASIL CONSERVA RESÍDUOS ASSUSTADORES.
O medo envolve esta praga a partir do nome: lepra. Para vencê-lo, foi necessário vencer a palavra, substituindo-a por “hanseníase” no Brasil a partir dos anos 1960. Palavra que carrega um significado de pavor e isolamento inumano desde milênios, atravessando a Bíblia, a história do Oriente Médio, da Ásia e da Europa, atingindo indiferentemente reis e pobres da mais baixa classe, ela abriga uma doença que passou a ter cura nos anos 1940. Mas o Brasil, com seu atraso científico e social, ignorou ou subestimou isso. O pavor brasileiro se espalhou facilmente entre as políticas de saúde, os médicos interessados apenas em lucro, a ignorância, a pobreza, as regiões desassistidas e as famílias em pânico. Conheça esse contexto e depoimentos alarmantes acerca de uma realidade ainda presente no país, neste livro documento da repórter Manuela Castro. É outra das muitas pragas que o Brasil ainda não venceu.
“Quando o silêncio e o preconceito se unem o resultado é a chaga do esquecimento. Neste livro, Manuela Castro dá visibilidade ao drama de brasileiros que foram condenados à exclusão por causa da hanseníase, doença que atravessou a vida de milhares de pessoas, criando um abismo entre elas e suas famílias. Ao resgatar o drama dos leprosários no Brasil, a jornalista desvenda uma realidade surpreendente, na qual o mal não é a doença, mas a forma de a sociedade lidar com ela.”
"DANIELA ARBEX AUTORA DE HOLOCAUSTO BRASILEIRO"
A Praga- O holocausto da hanseníase. Histórias emocionantes de isolamento, morte e vida nos leprosários do Brasil.
Puxa, quem nunca ouviu falar nessa doença que dizimou tantas vítimas no passado e dos rumores do descaso da saúde pública na época.
ResponderExcluirNunca havia visto um livro que relatasse parte de tudo que aconteceu e confesso que quero muito ter a oportunidade de ler este livro.
Beijo
Nossa que livro mais forte!! Não sabia que a lepra “hanseníase” tinha sido tão devastadora assim!! E também não conhecia esse livro que parece ser muito interessante!!
ResponderExcluirBjoss
mais um livro real, que traz a luz ao histórico do país!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Lê!
ResponderExcluirComo gosto muito dos livros que abordam o tema e ainda traz grande acréscimo nesse, fiquei com a maior vontade de conferir a leitura.
Boas festas juninas e bom final de semana!!!!
“O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Que interessante saber mais sobre a hanseníase.
ResponderExcluirEu estudei um pouco dela no colegial e tinha noção de que ela tinha sido realmente devastadora, mas é realmente bom saber um pouco mais.
Oi Lelê!
ResponderExcluirUm livro mto interessante, não sou mto de ler livros assim, mas este, me chamou atenção!
Bjs