#Resenha: Morgenstern

  
Título: Morgenstern

Autora: Kelly Hamiso

Páginas: 368

Editora: Novo Século - Novos Talentos

Skoob

Resenhado por: Amanda P. Pizzi



COMPRE AQUI: BUSCAPÉ,  SARAIVA,  AMERICANAS,  SUBMARINO,  AMAZON











     Quem acompanha o blog sabe que eu sempre leio livros da Novo Século com um pé atrás, devido aos inúmeros erros de revisão que encontro ao longo da leitura. O romance “Morgenstern” veio para mudar, ao menos um pouco, esta minha visão.

     Kelly Hamiso nos presenteia com um romance com toques de fantástico e surpreendentemente – de forma muito positiva – bem escrito. Sarah Vega estuda Fisioterapia, ajuda a mãe na barraca de cachorro-quente e cuida do pai que ficou paraplégico em um acidente. Aliás, convenhamos, que pai chatinho...

     Andreas, um amigo de faculdade, é apaixonado por ela há pelo menos um ano, mas Sarah não consegue retribuir da mesma maneira, apesar de sua melhor amiga Gil e sua mãe insistirem que ele é o rapaz ideal para ela.

     Porém, todo seu mundo dá um giro de 180º quando ela conhece Hans Scheidemann – o Muralha Alemã –, um homem cerca de 14 anos mais velho, lutador campeão de MMA e dono de uma academia.

     Entretanto, Hans possui segredos, alguns perigosos; Sarah possui um dom que se revelará conforme ela o for aceitando: ela é uma Estrela da Manhã. O caminho será tortuoso e difícil, muitos não chegarão ao final dele vivos. Máscaras cairão. O destino só depende de nossas escolhas...

     Em determinado ponto da narrativa, feita em 3ª pessoa, me senti um pouco perdida, de tanto que entrei de cabeça nos acontecimentos, completamente envolvida pela escrita da autora ao longo de toda a leitura sem, contudo, notar a maneira brilhante com que Kelly me “enganou”, o que só tornou a história ainda mais interessante.

     Não se trata de um romance clichê, pois Sarah não é a mocinha que espera ser salva, mesmo sendo uma pessoa muito boa. Lembram que comentei que o pai dela é chato? Pois bem, dentre um de seus muitos defeitos, ele é bastante preconceituoso, inclusive com um amigo travesti de Sarah chamado Ramon. Fora isso, ele fica dependente da esposa e da filha de propósito, uma maneira de mantê-las sempre próximas. É amor, mas um amor mesquinho, egoísta. Sarah possui um irmão chamado Caio, que também se mostrará uma decepção. O que se salvará será o sobrinho.

     Dois personagens que passaram a ser muito queridos para mim foram Seu Antônio e sua esposa, isto é, além do próprio Hans (suspiros). Nunca me imaginei sentindo tanto respeito por quem luta como após a leitura deste livro. É uma leitura imensamente recomendada, uma das melhores para mim, desde sempre. 


 
Frases Marcantes

“Houve um silêncio. E o silêncio era a voz da dor que existia dentro dele.” – pág. 7


“ — Não se preocupe com obstáculos, eles existem para que nos tornemos mais fortes. Aproveite cada dia, menina, como se fosse ver o último nascer do sol.” – pág. 44


“ — A determinação, a persistência e a paciência são o que nos tornam fortes. Sei que todos aqui não tiveram um dia fácil e, às vezes, tudo o que a gente quer é ir pra casa e descansar. Mas o que nos difere dos demais é que somos guerreiros, e os guerreiros não desistem.” – pág. 75


“ — Logo eu, que não gosto de generalizar, mas o preconceito às vezes é implícito.” – pág. 105


“ — Deus nos fez de amor. Não podemos passar a vida vazios desse sentimento.” – pág. 122


“ — Desde que ao lado de Deus, qualquer caminho será o correto. Não há destino certo.” – pág. 190


“ — Você não deixa de lutar por medo do adversário. Nessa vida, ninguém é de ninguém. Você nunca vai saber se aquela ou outra pessoa pode ficar pra sempre... Se for assim, nunca vai amar ninguém, com medo de perder?” – pág. 196


“ — O destino é uma linha numa roca de fiar, mas quem tece a trama entre a urdidura é você. Não fique assim, Estrela Maior. Não se pode salvar as pessoas delas mesmas. As linhas do destino vão se cruzando conforme suas escolhas.” – pág. 268


“Às vezes os sacrifícios são necessários para que as coisas caminhem do jeito certo. E o mentiroso é penosamente castigado pelo próprio segredo. É um preço que se paga com o silêncio.” – pág. 363


“ — O amor não precisa ser dito nem provado, ele pode ser sentido.” – pág. 364





Capa e Diagramação

A capa é toda fosca, exceto pelo título envernizado, o que deu um contraste bem bacana. Os capítulos sempre se iniciam em uma nova página, que são levemente amareladas, não são numerados e apresentam títulos. A diagramação está bem-feita. Possui orelhas.
A letra possui um tamanho pequeno, o espaçamento entre linhas é bom e a numeração das páginas fica na parte central inferior. As páginas que iniciam capítulos não são numeradas. Há alguns erros de revisão/digitação, poucos em relação a outros livros que já li desta editora, mas não há prejuízo na leitura, muito pelo contrário. Me surpreendi com a qualidade da escrita.





Leia um Trecho
AQUI
https://issuu.com/novoseculo/docs/morgenstern



Nota
5,0 Favorito.




Autora
Kelly Hamiso nasceu na capital de São Paulo em 7 de setembro de 1978. Desde os treze anos (apesar de achar que foi muito antes disso) adora escrever, criar histórias e personagens, sempre compartilhando suas aventuras e seus amigos imaginários com sua melhor amiga Sheila. Cursou Letras na UNIFIEO, casou-se aos vinte e três anos e tem um filho, com quem também divide suas histórias. Dois de seus contos, “Chocolate e Água Mineral” e “Segredo de Lourdes”, podem ser conferidos no site www.kellyhamiso.com.br, além de outras paixões.









































10 comentários

  1. Fiquei um pouco interessada em ler essa história, mas tinha achado a sinopse muito simples e fiquei com medo de ser clichê. Parece que não é então. Isso é bom.
    E pelo visto a narrativa consegue nos prender e até enganar. Imagino o que foi isso...
    Acho que gostaria de ler essa história, afinal ^^

    ResponderExcluir
  2. eu curti, com certeza eu leria
    vou anotar aqui e procurar depois, pois fiquei bem curiosa com o romance
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Amanda,

    Esse é mais um livro e mais uma autora nacional que fico conhecendo aqui, gostei muito da premissa e sua resenha me deixou curioso, dica anotada...bjs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amanda!
    Parece um romance diferente e bom de ser lido, principalmente pelas diferenças entre ela e sua paixão bem mais velho e lutador.
    Imagino o preconceito do pai dela em relação a esse relacionamento...
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amanda,gosto muito da escrita da Kelly e fiquei bastante interessada em conhecer a história da Sarah e do Hans,com essa pitada de fantasia e descobrir o que é ser uma estrela da manhã.Ainda bem. Que na família dela o sobrinho se salva.Amei os quotes, principalmente os da páginas 44,75,122 e 364.😘❤

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas acho que o nome dessa autora não me é estranho. Estou entrando aos poucos nesse mundo em que o romance se mescla com fantasia e esse livro tem uma boa pegada. Não leio muitos livros da NS também, mas os que já arrisquei não me incomodaram tanto quanto à revisão (apesar do que é uma tremenda falta de responsabilidade tanto com a obra quando com os leitores).

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas acho que o nome dessa autora não me é estranho. Estou entrando aos poucos nesse mundo em que o romance se mescla com fantasia e esse livro tem uma boa pegada. Não leio muitos livros da NS também, mas os que já arrisquei não me incomodaram tanto quanto à revisão (apesar do que é uma tremenda falta de responsabilidade tanto com a obra quando com os leitores).

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro mais fiquei bem interessada em ler mais dessa história!! Sem dúvida essa foi uma excelente indicação!! Estou adorando conhecer cada vez mais autores nacionais!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas de cara já me apaixonei pela capa!
    Gosto de livros assim, que não só trazem personagens mulheres fortes, como também o outro lado da história. A realidade em si!
    E no mais, adoro um bom romance..rs então, o livro tem todos os elementos que gosto!!
    E assim que puder, lerei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Geralmente quando eu vejo uma capa assim e leio a sinopse genérica, não dou tanta atenção, pela possibilidade de ser mais do mesmo, mas sua resenha me deixou com uma vontadinha de ler. O fato da protagonista não ser uma tonta completa também ajuda bastante. rs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo