Resenha: A Menina Submersa


Título: A Menina Submersa

Autora: Caitlín R. Kiernan

Páginas: 317

Editora: DarkSide Books



COMPRE AQUI:  SARAIVA,  FNAC,  BUSCAPÉ










     É... Então... Estou aqui bem com cara de Ó!!!


"Agora, também de modo arbitrário, vou escrever
sobre a primeira vez que vi A Menina Submersa."
Pag. 18



     No início do livro vamos conhecer India Morgan Phelps, que prefere ser chamada de Imp.

     Imp sofre de esquizofrenia paranoide. Seu tratamento é a base de remédios e visitas constantes ao psiquiatra. Ela é bem introspectiva, não tem muitos amigos, porém tem um emprego e é pintora. 

     Sua mãe Rosemary também sofria da mesma doença, e se matou antes de Imp atingir a vida adulta. A avó Caroline, fez a mesma coisa que a filha. Ou seja, Imp tem convicção de que a Maldição irá mais cedo ou mais tarde atingi-la, e por isso ela tenta se cuidar.


"Será que estou arrastando os pés porque sou
uma louca que sabe muito bem que é louca,
mas que não quer que a lembrem apenas de
que é louca por ter de contar duas histórias que
são verdadeiras quando apenas uma pode
ser factual? Sinto, porém, como se estivesse 
fazendo exatamente isso."
Pag. 58


     A narrativa é em primeira pessoa e não linear. No início isso pareceu bem difícil para mim. Pelo menos até eu entender do que se tratava, e quando eu entendi fluiu bem melhor.

     Acontece que Caroline um dia disse para Imp que ela deveria escrever sobre tudo que fosse importante lembrar no futuro. Por isso ela está escrevendo um livro de memórias, que mais parece um livro de fantasmas. Claro, pois a pessoa que sofre de esquizofrenia vive uma realidade diferente, portanto uma memória pode não ser verdadeira, mas ela pode acreditar nela como se fosse real. 


"Ninguém nunca dissera que você tinha que estar morto
e enterrado para ser um fantasma. Ou, 
se alguém disse, estava errado."
Pag. 43


     Imp tem uma companheira chamada Abalyn, uma transexual super bem resolvida que já comeu o pão que o diabo amassou, mas que tenta a todo custo cuidar de Imp. 

     Tudo começa quando Imp traz para casa uma mulher que ela encontrou nua na beira da estrada. Essa mulher se chamava Eva Canning. 

     Como eu disse, Imp era muito introspectiva, mas algumas vezes tinha alguns impulsos; como trazer uma mulher nua que ela nunca viu na vida para a casa. 

     Só que depois disso ela começa a ficar obcecada por Eva. E à partir daí não dá mais pra saber se tudo que ela escreve é verdade, mas com certeza é viciante; pois eu queria mais, queria saber o que era verdade... E tem também o quadro A Menina Submersa, Imp também fica obcecada por este quadro, ela retrata, escreve, pensa, admira, imagina... Enfim, o quadro muda toda a sua vida. Um acúmulo de coisas e momentos que a levam para um surto psicótico daqueles!!!


"A Menina Submersa foi pintado em 1898 por um
artista de Boston, chamado Phillip George Saltonstall.
Quase ninguém escreveu sobre Saltonstall."
Pag. 19


     No início eu achei confuso, no meio eu me perdi por completo, mas aí eu já estava enfeitiçada, então não foi difícil terminar. Sinceramente, eu queria mesmo saber até onde ia a mente dessa mulher. Livros que retratam problemas psicológicos me sequestram; agora estar dentro da personagem foi algo inexplicável. 


" - Você não pode fazer uma coisa assim, Imp. Mais
cedo ou mais tarde, se você continuar pegando
pessoas, fazendo coisas como essa, alguma coisa
vai acontecer. Alguém não vai ser inofensivo. 
Alguém vai machucar você, mais cedo
ou mais tarde."
Pag. 101


     Não vou recomendar este livro para todos, definitivamente ele não é para todos.

     Sabendo agora do que se trata, você deve decidir se quer mesmo ler. Acho que vai de pessoa pra pessoa, de momento, de disposição. Se alguém tivesse me dito como seria a leitura, não do que se tratava, pois a sinopse eu já sabia, mas como seria mesmo a leitura, eu iria pensar mais. Porém tenho certeza que li no momento certo. Li durante a viagem, num momento de relaxamento. Pude me entregar à leitura sem pressa, sem ter que largar o livro para fazer outras coisas, e isso ajudou muito. 

     Saiba que a personagem sofre de um transtorno, portanto algumas vezes ele é repetitivo e cansativo, mas ela tem que se repetir, não só para ter convicção do que está falando, mas para convencer o leitor de que isso é verdade. Como eu disse não é fácil, mas depois que acaba é gratificante.

     Depois de tudo entendido, tudo faz sentido!!!!

     A diagramação está linda, como sempre a editora fez um trabalho incrível. 


"Não há razão para ficar fora de casa à noite, sob
o céu noturno, se eu não puder ver as estrelas."
Pag. 81


     Outra coisa interessante: As pesquisas da autora em determinados assuntos, como quadros, poemas, livros e Aokigahara, a Floresta dos Suicidas no Japão. Tem muita coisa interessante neste livro!!!



     Uma delas é a pintura que deu o nome ao livro. Portanto é com ela que eu encerro esta resenha.




     

13 comentários

  1. Quando passei pelo post "Li até a página 100" e era sobre este livro, já fiquei repleta de perguntas..e porque não, dúvidas. Leria ou não leria?
    Sou confusa por natureza e livros assim, que mexem demais com o "psicótico", me deixam mais maluca e confusa ainda.
    Sei que é preciso se dedicar a leitura dele e silenciosamente, para absorver tudo.
    Quero muito ler..ao menos, começar..se ver que não é pra mim, espero o momento certo!
    Amei a explicação do título..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. confesso que em principio não é o livro que mais me atraia para ler
    mas suas criticas positivas me mostram que posso me surpreender com a trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É bem confuso mesmo, e eu mesma me perdi várias vezes, mas conforme a leitura flui é impossivel não se apaixonar pela escrita da autora. Achei uma trama e narrativa bem diferente, e adorei poder ler esse livro!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lelê. Eu comprei esse livro no fim do ano passado e pretendo ler o livro em breve. Só não comecei a ler ainda porque estou na correria e, como você mesmo disse, tem que escolher o momento certo para ler, pois não é um livro comum.
    Pretendo ler a obra assim que a rotina corrida der uma pausa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Lelê, eu já tinha certa curiosidade sobre o livro e, pode até parecer contraditório ou sem muito sentido, me interessei ainda mais pela leitura por você dizer que ele não é fácil nem recomendável pra todas as pessoas - valeu muito a pena esperar pela sua resenha, como sempre ;) Às vezes é bom que encontremos livros que nos desafiem, que façam com que pensamos nas coisas uma ou duas vezes mais. "A Menina Submersa" me ganhou de vez, vou encarar essa parada.

    Grande abraço ;)

    ResponderExcluir
  6. Gente! Que loucura! Imagina entrar na mente de alguém assim? Confesso que fiquei bem interessada na leitura mas não sei se estou no momento certo para ela, vou deixar a dica anotada aqui ;)

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  7. Eu já namorei muito esse livro nas livrarias, mas acabei lendo uma resenha tão negativa que me desencantei um pouco. Agora você me deu muita vontade de lê-lo de novo, pra tirar a dúvida se é bom ou ruim!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Lelê, eu fiquei confuso só com a resenha, imagina com o livro !?! Sério. Apesar de parecer bastante interessante, eu não me arriscaria em uma leitura como essa. Precisaria estar umavibe leve e sem outras obrigações para me tirar o foco que a leitura iria demandar. Infelizmente! =/

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que este não é o meu tipo preferido de livro, ando procurando leituras mais leves para distrair minha cabeça, já cheia de problemas pessoas. Mas nem por isso descarto a leitura, se tiver oportunidade posso dar uma chance a ele. O bom é que sua resenha foi bem esclarecedora.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  10. Oi Lelê. Só de olhar a capa desse livro nunca diria que se trata de um livro tão profundo, poderia dizer. Achei que fosse aquele tipo de histórias de sereia ou algo assim. Quando vi o meme do Li até a página 100 e... achei super interessante a leitura, mas agora que li a sua resenha fiquei meio com receio. Já imaginou se leio e me identifico com a leitura... vou acabar descobrindo que sou meio louca ou completamente! kkkkk Brincadeiras a parte, amei a resenha e vou tentar ler. Depois conto o que achei. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu já queria ler esse livro antes, mas depois de ler sua resenha fiquei cada vez mais encantada!!! Quero muito ler esse livro e será minha próxima aquisição!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é maravilhoso, adoro os livros da darkside books! Quero muito ler ♥

    ResponderExcluir
  13. Ta sendo minha leitura atual, estou adorando. A ediçao é linda, a folha de corte rosa com o livro todo prateado <3

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo