E hoje tem divulgação da nossa amiga Editora Valentina!!
Confira:
O REINO QUE NÃO ERA DESTE MUNDO
Marcos Costa
Sinopse:
Uma conspiração maquiavélica que beira as raias do absurdo. Mais do que duas forças políticas, duas elites disputando um ardiloso jogo de xadrez. Um tsunami prestes a engolir os donos do poder.
E você, de que lado estaria?
Para entender o Brasil de hoje é preciso entender os bastidores de uma disputa pelo poder que começa em 1831 e envolve nada mais, nada menos que alguns dos principais personagens da nossa história. De um lado, os monarquistas, os novos-ricos, D. Pedro I, Duque de Caxias, Barão de Mauá, D. Pedro II, Princesa Isabel, Conde D’Eu; do outro, é claro, os republicanos, os escravocratas, os cafeicultores, Barão de Cotegipe, Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva, Floriano Peixoto.
Nas cenas derradeiras, em 1889, o enfermo Imperador D. Pedro II está vindo de Petrópolis. No Rio de Janeiro, duas conspirações estão prestes a se chocar. Em uma das frentes, a Princesa Isabel trama a transição para o Terceiro Reinado. Na outra, os republicanos colocam em marcha planos sediciosos para proclamar a República. No meio, o Marechal Deodoro terá que escolher um dos lados. Ambas as elites caminham sobre um vulcão em erupção.
E o povo... o povo, como sempre, está à mercê de sua própria sorte, sua péssima sorte.
SOBRE O AUTOR:
Marcos Costa pensou em ser arquiteto, mas logo desistiu e foi fazer História na UNESP – campus de Assis. Tornou-se Mestre e Doutor em História Social também pela UNESP. Historiador, professor universitário, pesquisador e escritor. Autor de inúmeros artigos publicados em revistas acadêmicas e dos livros Para uma nova história, Escritos coligidos: textos de Sérgio Buarque de Holanda (em 2 volumes) e O homem que não quis ser imortal.
ELOGIOS E CITAÇÕES:
“O historiador Marcos Costa conduz o leitor por um passeio erudito pelo século XIX brasileiro, observando e analisando os principais momentos da nossa história. O autor, com muita competência e profundo conhecimento do período Imperial, apresenta os principais dilemas da monarquia. Analisa com propriedade o processo independentista, a abdicação de D. Pedro I, os conflitos do período regencial, a figura ímpar de Duque de Caxias e sua relação – e a de seu pai – com o projeto monárquico, a questão da escravidão e seus desdobramentos políticos e econômicos, a relação de D. Pedro II com a modernidade econômica representada pelos projetos do Barão de Mauá. É muito feliz o desenho do cenário, os dilemas que envolveram a sucessão do trono – que acabou não ocorrendo – e o casamento da Princesa Isabel, precedido de inúmeras negociações que envolveram não só o destino da monarquia mas, principalmente, o destino do Brasil. É ressaltado (com muita propriedade) o papel progressista da Princesa Isabel, isto em um país com forte marca machista. O livro não poderia deixar de lado o abolicionismo, a questão da escravatura, o republicanismo e as contradições que levarão ao golpe militar republicano de 1889. Marcos Costa conseguiu obter uma visão de síntese do século XIX brasileiro – tarefa nada fácil. E mais, aqui e ali foi polemizando com a bibliografia e lançando novos olhares sobre a nossa história”.
MARCO ANTÔNIO VILLA, Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo e Doutor em História Social pela USP.
Olá, Lelê.
ResponderExcluirNão conhecia o autor e nem sabia do lançamento, mas adorei. Primeiro porque eu adoro história (até pretendo cursar futuramente) e segundo porque se trata do que ocorreu no Brasil.
Certamente vou querer esse livro.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!
Que interessante!
ResponderExcluirFiquei bem curiosa pela história desse livro, nossa história em um ponto de vista bem interessante. Gostei da dica!
Obrigada pelo carinho. Beijos :*
Claris - Plasticodelic
esse não me atraiu tanto, espero novidades mais proveitosas, principalmente se forem romances
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Não me interessei nem um pouco pelo livro, não tenho paciência em leituras que traz história, acho cansativo e não me cativa nem a começar a leitura, mas sei que a Editora tem obras muito boas.
ResponderExcluirhttp://lendoferozmente.blogspot.com.br/?m=1