Tô Pensando... Por aí - O Mundo Segundo Mafalda

Oi gente!!!

Ano passado eu estive em tantos lugares bacanas. Eventos literários, Bienal, Comic Con, Exposições... Nossa, foram tantas coisas que eu até perdi a conta. Alguns destes eventos eu tirei fotos e coloquei no face do blog, ou no meu, ou só no instagram.

Porém este ano a coisa vai ficar mais séria, rsrs, mentira. Esse ano eu vou fazer o "Tô pensando... Por aí", e por aqui vai rolar fotos e informações de todos os lugares que eu for. Ou quando alguém for representando o blog... Enfim, vamos ao nosso primeiro passeio:


 Exposição: "O MUNDO SEGUNDO MAFALDA"





Mostra comemorativa aos 50 anos da personagem de Quino.



 

Há 50 anos, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, inventou aquela que seria sua mais célebre personagem: Mafalda. Uma criança crítica, porém delicada. Ácida, mas ao mesmo tempo sutil. Cheia de sonhos, esperanças, incertezas e questionamentos.




Esse universo paralelo criado pela garota  pôde ser conferido na exposição comemorativa ao seu meio século de existência, "O Mundo Segundo Mafalda".






A mostra foi idealizada pela conterrânea de Quino, Sabina Villagra, e trazida ao Brasil pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o programa São Paulo Carinhosa, da primeira-dama da capital Ana Estela Haddad.









Assim que eu cheguei na exposição me senti entrando realmente no mundo de Mafalda. A ambientação é perfeita!!

Logo de cara me deparei com o carro da família. Um carro popular, mas que só a classe média alta ou acima conseguia comprar. E o carro estava lá todo perfeitinho!!! 








Depois de ver o carro e algumas tirinhas (que ficam espalhadas por toda a exposição), fui correndo para a casa dos vizinhos ingleses. Quem conhece um pouquinho da Mafalda já deve ter visto alguma coisa sobre esses vizinhos.

Enfim, na casa estava tudo maravilhoso. Super organizado e estava rolando o som na vitrola!!! Não era do disco preferido da Mafalda, mas era Beatles, então tudo bem, rs.








Fiquei realmente embasbacada com tanta perfeição!!! Os brinquedos, as invenções... e até a Burocracia estava presente (a tartaruga de estimação da Mafalda se chamava Burocracia).

A Mafalda era uma garota incrível, inteligente, curiosa, e tem mais, eu sempre a vi como uma soberana!!! Com suas tiradas únicas e suas alfinetadas doloridas, ela sempre foi minha preferida entre todas as protagonistas mocinhas dos quadrinhos.









E a Mafalda tinha um gosto musical perfeito!! Seu disco preferido, Rubber Soul dos Beatles ficava tocando em quase todos os ambientes da exposição. Me deu vontade de sair dançando.

O meu preferido ainda é Yellow Submarine, mas o segundo preferido é o Rubber Soul, então posso dizer que temos gostos parecidos!!







Tinha um lugar lá para as crianças desenharem seus quadrinhos, tirinhas, imagens, o que quisessem. Todos os desenhos eram colocados num mural e ficariam expostos até o final da exposição.

Mas quem foi que disse que tinham crianças lá??? Só tinha adulto minha gente!!! Meu noivo foi um deles que se acabou na brincadeira. Seu desenho ficou fofo e ficou lá no mural ♥









Dentro dessa televisão do modelo da época da foto acima, temos a família dentro assistindo o desenho favorito dela. Eu queria isso na minha sala!!! Muito incrível visto de perto.

O guarda-roupa com suas roupinhas todas em preto e branco e na porta a capa do LP Robber Soul.

E a temível sopa. A sala da sopa era em tamanho natural. Fiquei apaixonada.










Muitas peças em miniaturas e muitas em tamanho natural. Tudo isso te joga dentro da vida da personagem de uma tal maneira que você se sente parte de tudo aquilo, é realmente uma delícia.

Eu que já admirava a Mafalda, saí de lá me sentindo amiga dela!!!








Bom, foi isso. Espero que tenham gostado. Me desculpem pela quantidade de fotos e o tamanho do post, mas tinha tanto pra mostrar... E eu nem falei tudo que queria sobre ela, vou deixar para uma futura resenha, quem sabe...

Volto outro dia com outro passeio por aí.

Bjksssss

13 comentários:

  1. Pedir desculpas por nos presentear com um post tão lindo e completo?
    Ah, para né??
    Mesmo nunca tendo curtido quadrinhos, sempre amei as tirinhas da Mafalda e claro, em algum momento da vida, talvez tenha pensado nesse mundo só dela. Com suas críticas e tiradas sempre corretas e na hora exata.
    Adorei tudo que vi e li acima. E com certeza é uma maneira de fazer os visitantes entrarem realmente nesse mundo nada colorido e ao mesmo tempo, tão cheio de cores e de vida!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Nossa, que bacana a exposição *-* Adorei as fotos. Eu nunca fui muito fã da Mafalda não, mas é um clássico e se eu tivesse a oportunidade iria nessa exposição, muito bacana.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lelê. Tudo bem?
    Primeiramente me desculpe o sumiço. Meu servidor está de TPM, então estou sem internet em casa. Estou comentando pelo celular.
    Quanto à exposição, eu AMEI!!! Mafalda é tudo de bom. Adoraria poder conferir tudo isso de perto.

    http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mafalda é sempre muito critica, muito atual e seu mundo das palavras é encantador!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Uau que legal esse evento adorei sério muito bom !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esses livros de se cortar o coração, tem de se ter em casa! Tô em busca desse também pra minha estante.
    Vale super a pena ver essa expô! Tem muitas tirinhas e tudo muito lindo! Cheio de espaços pra interagir!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as informações, muito bacana a exposição e a nova coluna do blog, parabéns!!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lelê.
    Adoro a Mafalda. Acho ela ácida realmente, mas não tem como não amá-la. :D :D Adorei as foto e o post nem ficou tão grande assim.
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  9. Oi Lele!! Tudo bem?

    Nossa, que LINDA essa mostra da Mafalda!! Sensacional! Amei tudo, e é um clássico para todos lerem, muito bom e divertido as tirinhas dela, e tudo o mais! Leio desde pequena, e é muito marcante!

    Otimo post, poderia ser até maior!! *-*

    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa curto muito a Mafalda, super legal essa mostra comemorativa aos 50 anos da personagem, gostei muito das fotos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Alessandra,

    Nossa que legal, espero poder ir nessa exposição também, achei demais e as suas fotos ficaram ótimas....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lelê! Como sempre suas resenhas são fabulosas, senti como se estivesse andando pela exposição. Fotos muito legais, deixando a gente com vontade de viajar em busca do mundinho da Mafalda. Parabéns pela elaboração do Tô Pensando...Por Aí. Continue Pensando que nós, seus leitores, também estaremos Por Aí com VOCÊ! Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Amei esse post! *-*
    Estive em sampa esses dias, mas não tive oportunidade de visitar a exposição, mas estava morrendo de vontade... Assim eu pude conhecer pelo menos um pouco do que eles contam... Adoro a Mafalda e todos os quadrinhos dela, tem sempre um toque de humor inteligente que nos fazem refletir... Uma pena que essa exposição não venha aqui pra Brasília...
    Kisses =*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...