Título: Enclausurado
Autor: Ian McEwan
Páginas: 199
Editora: Companhia das Letras
Se você tem intenção de ser um escritor um dia, das duas uma, ou você lê Ian McEwan pra aprender como prender o leitor desde o primeiro parágrafo com uma trama super simples, ou você ficará tão embasbacado com a narrativa dele que se sentirá diminuído e não terá coragem de escrever mais nada.
Confesso que a segunda opção foi a que passou pela minha cabeça. Fiquei com vergonha de escrever até o cabeçalho, rsrs. Mas já passou!!
Como eu disse, a trama é simples, mas o diferencial está justamente na forma como é narrado.
Nosso protagonista é um feto. Pois é, ele está dentro da barriga de uma mulher nada confiável.
Ela e o marido - pai do protagonista - estão separados, e essa separação não foi muito tranquila pelo jeito. A mãe está na casa, mas a casa é uma tremenda bagunça, assim como a vida deles.
A confusão de sentimentos desse serzinho é o que me deixou mais viciada. Num momento ele ama sua mãe e odeia seu pai que a abandonou. Já no outro ele sofre pelo pai traído e sente raiva de estar tão ligado a esta mulher sem coração. Aliás, ele sabe que ela tem um coração, já que ouve ele o tempo todo.
Além disso, sua mãe bebe vinho pra caramba, o que faz dele um grande entendedor do assunto. Antes mesmo de nascer, ele já é quase um somelier.
"Então aqui estou, de cabeça para baixo., dentro de uma mulher. Braços cruzados pacientemente, esperando, esperando e me perguntando dentro de quem estou, o que me aguarda."Pág. 9
Bom, eu amei demais! Amei tudo!! E muito que recomendo esse super livro!!!
Caramba! rs
ResponderExcluirAo mesmo tempo que o livro traz uma história super diferente do convencional, traz também outros tantos assuntos ao mesmo tempo.
A família destruída, a rejeição, a falta de amor e o estar ali, pagando o preço pelos erros e acertos.
Como não conhecia o livro, já quero demais poder conferir!!!
Beijo