Título: Mary Poppins
Autor: P. L. Travers
Páginas: 190
Editora: Cosac Naify
Um raro caso de filme melhor que o livro.
Li Mary Poppins imaginando que seria no mínimo tão bom quanto o filme, mas isso definitivamente não condiz com a realidade.
Não que o livro seja assim tão ruim, mas está longe de ser ótimo. No máximo foi uma boa leitura.
O início do livro é bem parecido... Um belo dia Mary Poppins aparece quase que magicamente na casa da família Banks com o intuito de cuidar das crianças da casa. Ela vem voando - ou planando - no ar com sua sombrinha. A semelhança entre o filme e o livro acabam por aí.
A história toda é feita de contos vividos pelos personagens. Aventuras vividas por eles. Algumas são muito boas, mas outras são extremamente chatas e monótonas.
Outra coisa que me incomodou foi a personalidade de Mary Poppins, que por sinal é absurdamente diferente da babá do filme. Nem um pouco simpática, nem um pouco amigável. Mary é bronca demais, autoritária, quase uma ditadora.
Contudo não dá pra negar os assuntos tratados no livro, principalmente o descaso dos pais. Isso é muito claro na narrativa. Os pais das crianças raramente aparecem na história, e quando o fazem não é tão importante assim. Outra coisa é a veia criativa das crianças que também é tratado aqui de forma muito clara. Isso sim eu gostei bastante!!
A edição da Cosac Naify é espetacular!! Linda em todos os sentidos!!! Um dos livros mais bonitos que tenho na estante. Mesmo não tendo amado a leitura, só olhar o livro já me deixa mais feliz.
No final da leitura... depois de uns minutos com o livro fechado na minha frente... eu realmente gostei da leitura. Sim!! É um bom livro, é uma boa história... a maioria das aventuras são boas, e o final é bem bonito... Mas ainda assim eu prefiro o filme!!
Será que vocês me entendem?
Quem já leu e quiser conversar sobre isso é só me chamar!! Vou adorar!!
oi flor, ainda não li mas não sei se seria uma história em potencial, de verdade não acho muita graça
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Realmente é um caso raro. Filmes sempre deixam a desejar. No caso deste filme em questão, acabei vendo umas duas vezes, uma quando mais nova e outra já um pouquinho com mais idade. Não que não houvesse entendido e tals, mas porque há histórias que precisam ser vividas dentro de nós.
ResponderExcluirAdorei tudo isso. Mas admito que não conheço o livro..e mesmo sendo uma edição belíssima , ainda prefiro não ler no momento.
Sei que não vai me ganhar!!rs
Beijo
Olha eu não iria ler o livro, vou ser sincera porque eu não gostei mesmo da historia e acho que como você disse parece ser melhor o filme, que eu nem lembro todo mas as partes que lembro eu gosto. Eu gosto de livros que sei que vou gostar por inteiro e não só pela metade ^^
ResponderExcluirEu adoro o filme, mas eu tb adoro a Julie Andrews. Sempre tive vontade de ler mas já esperava q não seria como o filme. Acho q vou sempre preferir o filme msm ainda não tendo lido o livro.
ResponderExcluirOi Lele! Entendo sim, mesmo que sejam poucos os casos, ainda encontramos histórias que funcionam melhor nas telas do que no papel, comigo foi com Se eu ficar, prefiro o filme sem dúvidas. Falando de Mary P. eu não lembro direito da história, faz muito tempo que vi o filme, e ao ler a resenha deu vontade de rever e recordar.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Essa é a primeira resenha que vejo desse livro,sempre tive vontade de concluir as leituras minha gama de literária infantil, Primeiramente a capa é lindíssima, e devo confessar que foi o fator que me fez procurar pela resenha. Adoro livros infantis bem inscritos é claro, eu acho muito legal essa coisa de coisas mágicas existirem simplesmente por que existem e nada mais precisa de explicação. Parabéns pela resenha,e desde já procurando o meu volume pois até agr só encontro a vs em inglês srsrssrs... :D
ResponderExcluirLelê, essa edição é linda, fiquei babando nela quando a vi na livraria, mas ainda não tive a sorte de encontrá-la a um bom preço.
ResponderExcluirEu adoro o filma, é um dos clássicos que mais gosto e pelos quais tenho as melhores lembranças, fiquei curioso em saber que o livro é um tanto diferente, agora que quero mesmo ler ;)
Dois abraços!
Lelê... fiquei babando aqui na sua edição eim....
ResponderExcluirquero muito ler esse livro também, mas têm tanta coisa na fila que assim fica dificil!
Beijos enormes
@DominoSimmons
Ai não sei nem que o que dizer, Mary Poppins é um dos raros casos em que nem quero ler o livro por amar incondicionalmente o filme. Mas quero demais esse livro porque ele é lindo, porém acho que não me arrisco a ler, tenho tantas lembranças magníficas de infância com o filme, uma paixão tão grande pela Julie Andrews que acho que ler só me faria ficar decepcionada.
ResponderExcluir