#Resenha: Os Dois Fazendeiros

   

Título: Os Dois Fazendeiros

Autor: Matheus Zucato

Páginas: 68

Editora: Autografia

Resenhado por: Michelâyne 













Os dois fazendeiros é um nacional, escrito por Matheus Zucato. O livro é pequeno e fluído, mas profundamente instigante, senti arrepios com as cenas relatadas por Enrico, um dos fazendeiros da pequena cidadezinha mineira de Caminho da Fé.

Neste exemplar, somos envolvidos num cenário típico de interior, a rotina calmante e recheada de lendas e superstições. Dois senhores viúvos, acometidos por grandes perdas, decidem quebrar a promessa e encerrar de uma vez por todas a disputa que havia entre eles.

Os dois protagonistas nutrem um ódio e apesar disso se dizem “companheiros”, tudo começa com a discussão por um pedaço de terra que divide suas terras, mas, que na verdade não era de grande valia para ambos, levados pelo orgulho, não abriam mão de sua parte. Uma força maléfica, uma bruxa, foi nutrida pela ganância, o orgulho e o ódio dos dois, fazendo-os reféns, os relatos são bem perturbadores, apesar disso, cada um estava preparado para assassinar o outro, isso é notado pelas anotações que ambos tinham em forma de desabafo.


"O orgulho nocauteia a razão e destrói qualquer vontade dos homens de exercer o bem."


Acaba-se o livro sem saber se os relatos de fato aconteceram ou foi algo criado por suas mentes solitárias. E acho que a proposta foi exatamente deixar o leitor encontrar sua própria conclusão, como em histórias dos interiores a fora, onde escutamos diversos relatos e fica de cada um se acredita ou não. Em suma amei muito a leitura, não se enganem pelo tamanho, o livro é maravilhoso do início ao fim, a melhor parte deste conto é nos deixar boquiabertos ao chegar ao final, repletos de dúvidas e intrigados. O livro me surpreendeu e vale apena a leitura !!


" ... histórias contadas para crianças sempre são de toda ou maior parte amenizadas, amortecidas, anestesiadas, de modo a não cultivar negativamente o cérebro imaginativo e mágico dos seres de pouca idade. A nós, os velhos, os adultos, os homens, são contados fatos. Sempre fatos. E nós fazemos o contrário: Nós 'desimaginamos' o que nos contam, de modo que nossas vidas permaneçam sempre as mesmas"



 XOXO 5/5























a Rafflecopter giveaway










8 comentários

  1. Estas disputas de terras, marcações de território e brigas que duram gerações, ainda existem aqui pras bandas das Gerais! Isso tudo misturado a uma pontinha de suspense e terror,melhor ainda!rs
    Com certeza, vai para a lista de desejados.
    Amo nossa literatura nacional.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Michelâyne eu adorei a resenha, estava doida pra ler sobre o livro, agora sabendo que o autor deixou essa proposta para nós leitor de ter nossas próprias conclusões eu só me interessei ainda mais pela leitura.
    Já está nos desejados!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto esse livro há um tempo em algum blog. É uma ideia interessante e assustadora, pois é uma situação possível. Uma desavença que parece crescer e nos deixar ansiosos com um possível desfecho trágico. Imagino que realmente deve ser uma leitura intensa, embora o livro seja curto.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi.
    Adorei a capa desse livro e já fiquei arrepiada só de ler a sua resenha!! Rs...
    Dica anotada!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito , despertou a curiosidade ,vou adquirir um exemplar.otima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha, a história despertou interesse em ler, tô ansioso 😊😋

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro suas resenhas, acerta em cheio como chegar no leitor. Fiquei com muita vontade de ler o livro, obrigada!! Você arrasa.

    ResponderExcluir
  8. Michelâyne!
    Interessante ver a raiva entre os protagonistas e o dilemas de se dizerem companheiros.
    Gosto dos finais abertos que dão asas a imaginação do leitor para entender como achar melhor.
    Bom final de semana!
    “.Aquilo que eu não sei é a minha melhor parte! “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo