#Resenha: Os Lobos Dentro das Paredes


 Título: Os Lobos Dentro das Paredes

Autor: Neil Gaiman

Ilustrador: Dave McKean

Páginas: 60

Editora: Rocco


COMPRE AQUI: AMAZON










     Estava eu na casa de uma amiga quando me deparei com esse livrinho na estante dela. Tão pequeno, tão bonito... Com uma capa sinistra, mas com uma proposta infantil. Fiquei curiosa e pedi licença para dar uma olhada. 

     O dia estava confuso, a greve dos caminhoneiros no seu auge; as pessoas se matando nos postos de gasolina, gente brigando por causa de um pé de alface... E uma hipocrisia desgraçada sendo despejada nas redes sociais, enquanto isso eu me deliciava com Neil Gaiman. 

     Mas por que eu citei as confusões da greve? 

     Porque OS LOBOS DENTRO DAS PAREDES tem tudo a ver com isso. Parece bobagem, mas esse livro casa perfeitamente com várias coisas. Depende do momento e de quem lê.

     Então vamos lá; aqui vamos conhecer Lucy, uma garotinha que escuta barulhos dentro das paredes, mas não são simplesmente barulhinhos, são lobos. Ela tem certeza que está escutando lobos por dentro das paredes da sua casa. 

     Lucy conta para a mãe e para o pai, mas ambos acham que deve ser ratos ou insetos, mas nunca lobos, pois quando os lobos saem da parede, tudo está acabado.

     Ela então conta para seu irmão caçula, mas ele acha que são morcegos voando ali dento, lobos nem pensar, afinal, quando eles saem da parede está tudo acabado.

     Numa noite todos estão nos seus quartos dormindo quando de repente os lobos saem das paredes. E então, está tudo acabado.

     A família vai dormir no jardim, e como bons cordeirinhos, eles seguem a vida sem nada. A mãe vai trabalhar, o irmão vai pra escola, o pai vai preparar comida... como se nada houvesse acontecido. Aceitam aquela situação deplorável tranquilamente. Eles acham que não podem enfrentar os lobos e tomar sua casa de volta, por isso ficam ali, vivendo daquele jeito como se nada tivesse acontecido. 

     Mas não é exatamente o povo brasileiro??

     Vê o monstro crescendo e bagunçando ali atrás da parede, acredita que ele não vai fazer nada, se acostuma com o barulho. Não faz absolutamente nada pra parar com aquilo.

     Aí o monstro, ou lobos, ou o que quer que seja, saem das paredes, mostram suas garras e a força que tem; força que foi adquirida com o tempo em que estiveram ali fazendo o que não deve e ninguém na casa tomou uma atitude.

     Esses lobos tiram a família da sua casa, deixam ela sem nada. Sem ter o que comer, o que vestir, nem nada pra fazer, Lucy resolve voltar pra casa, mas pelas paredes.  Ela decide agir como os lobos para pegar seu bichinho de pelúcia que quando precisou fugir, esqueceu dele ali. 

     Quando ela olha para dentro da sua casa, vê os lobos quebrando tudo, usando as roupas dos seus pais, comendo da sua comida... sem valorizar nada do que a família tanto trabalhou para conseguir.

     Ela consegue pegar seu bichinho e voltar para as paredes. É então que ela percebe que é possível tomar a casa de volta, basta que faça o caminho que aqueles lobos fizeram. Para isso ela só precisa convencer sua família disso. 

     "É possível tomar o poder, basta fazer o mesmo caminho que aqueles que estão no poder fizeram. Basta convencer o povo disso."

      Vocês conseguem perceber a importância dessa história? 

     Eu amei muito. 

     Claro que a história trata de assuntos diversos usando várias metáforas, e isso me encantou fortemente! 

     Uma história curta, mas grande no enredo. As ilustrações são maravilhosas, sombrias e sinistras, mas que dizem muito em seus traços.

     Recomendo! Recomendo muito para todos de todas as idades!!!




 









 



a Rafflecopter giveaway













7 comentários

  1. Sabe que quando acontece algo assim, penso que é como um chamado para que aquilo acontecesse. Tipo, encontrar um livrinho tão oportuno diante do momento caótico que estamos vivendo.
    Só não somos totalmente cordeirinhos, há inúmeros lobos no meio de nós, mas é possível sim, retomar a casa e aí sim, viver a vida como era antes.
    Mas e quando os "cordeiros" desperdiçam uma chance enorme de mudança?
    Aí, senta e chora.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus guria que livrinho é esse? Na verdade livrão né se considerado seu conteúdo. Sim tem tudo a ver com nossa infeliz situação de ou se queixar e não fazer nada ou de se submeter aos lobos e seguir a vida, mas fora isso que é de uma hipocrisia como tu comentou o livro nos mostra que só depende de nós fazer por onde, não se ajoelhar se não for essa nossa vontade. para ser um livro infantil achei de uma profundidade incrível. Que baita descoberta que tu fez na casa da tua amiga hein?

    ResponderExcluir
  3. Pois é, um grande lição para aqueles leitores ávidos somente pelos mais badalados lançamentos. Muitas vezes no cantinho de uma estante podemos encontrar um livro com um enredo tão rico. Uma estória encantadora que com certeza poderia representar bem os momentos tumultuados que vivemos em nosso país. Adoro livros com ilustrações.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lelê!!
    Que interessante esse livro cai nas suas mão justamente quando estava acontecendo a greve dos caminhoneiros. Já fiquei bem empolgada com a história e achei que esse livro com menos cem páginas dar uma lição tão grandiosa para todos nesse momento que estamos passando. Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Lê!
    Quando digo que gosto dos livros infanis, é justamente pelas mensagens importantes que sempre trazem.
    Poderia até ser uma história de terror, né? O mesmo terror que passamos com os demandos do governo e a inércia de nós, povo...
    Gosstei muito, principalmente por ter metáforas.
    Bom feriado!
    “O meu objetivo é colocar no papel aquilo que vejo e aquilo que sinto da mais simples e melhor maneira.. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi Lelê!
    Conhecia o livro so por nome, adorei conhecer sobre ele, o enredo e bastante interessante, vai para listinha com toda ctz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, muito profundo a comparação. Profunda, pesada e tragicamente real. Adorei, preciso ler este livro.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo