Título: O Casamento
Autor: Victor Bonini
Páginas: 368
Editora: Faro Editorial
COMPRE AQUI: AMAZON
Em "Colega de Quarto" era evidente a inspiração do autor, estava muito claro o clima Agatha Christie nas páginas. A criação e desenvolvimento dos personagens, as coisas sinistras que aconteciam dentro daquele quarto e com o protagonista... Enfim, quem gosta dos livros da autora, com certeza amariam o livro do Victor Bonini.
Já em "O Casamento", o ambiente sinistro e os personagens comuns e suspeitos continuam fortes, mas posso dizer sem sombra de dúvida que hoje eu já não vejo a inspiração na autora, o que eu vi ali não foi Agatha Christie, foi unicamente Victor Bonini.
Neste livro ele tem seu modo de contar a história, o desenvolvimento é todo dele. E confesso que isso foi o que mais me fez amar o livro!!
"Sim, os noivos, Diana e Plínio. Seria os jeito como se agarravam, como dançavam com os corpos grudados? Não. Os beijos frequentes? A forma quase selvagem como Plínio agarrava sua futura esposa e lhe roubava carícias? Tampouco. Era alguma coisa no olhar deles. Como se... faltasse algo. Ou sobrasse. Aquele olhar constante, feito hipnose... Incomodava. Talvez fosse só impressão."Pág. 25
O livro já começa no dia do tal casamento. A noiva está pronta para entrar na igreja, mas algo está errado. Será que o noivo não está ali? Será que fugiu? Será que o padre não apareceu? A gente só sabe o que está acontecendo com Diana, somente o que ela vê e ouve... E no final desta apresentação já descobrimos que um assassinato acabou de acontecer.
A narrativa não é linear, portanto vamos conhecendo personagens e perspectivas ao longo de épocas totalmente diversas e que vão fazendo o leitor montar um quebra-cabeça muito maluco, mas que fará todo sentido no final.
Acontece que um homem chamado Gurgel se meteu em encrenca. Traição acompanhada de chantagem. Alguém descobriu seu segredo e está tirando não só seu dinheiro, mas seu sossego também. Depois de muito ser sacaneado, ele resolve usar o final de semana prolongado do casamento para desmascarar seu inimigo. Para isso ele contrata os serviços do detetive particular Conrado Bardelli.
Sabendo que o chantagista estará neste casamento, Gurgel convence Conrado a ir para o hotel onde todos os convidados estarão e investigar o caso, aproveitando-se assim da proximidade que ambos tem com os personagens estranhíssimos que estão se casando.
E aí a coisa fica doida. É tanta gente, é tanta maluquice, é tanto um sacaneando o outro e levando vantagem... Vish, quando eu pensava "Agora vai, o salafrário é fulano", vinha o autor e dizia, "Nãnanãnaninanão". E assim foi até o surpreendente final.
Esse livro não só me surpreendeu como também me deixou muito feliz! Caramba, que tiro!!
A linguagem é usual e não tem absolutamente formalidade nenhuma. É possível sentir-se sentada na mesa junto com os personagens e participar de toda a fofoca. Ele os trouxe para muito perto de nós.
Quanto ao trabalho da editora eu nem preciso dizer o quão perfeito está. Incrível e maravilhoso, como sempre!
Eu adorei! Recomendo para quem gosta de livros policiais e suspense. Claro que todo mundo pode ler, mas quem ama esse dois gêneros irá se divertir demais!!
Leia logo!!!!!
Mesmo sem conhecer ainda o trabalho do autor, a gente se sente como se já conhecesse, tamanho o número de elogios às letras do rapaz.
ResponderExcluirEste novo livro dele, me recordou um filme que vi há algum tempo, mas que sei que nunca lembrarei o nome.
Adoro enredos assim, que criam toda essa atmosfera de suspense e dúvidas, ainda mais dentro de um casamento.
Já está na listinha de desejados e espero alguma hora destas poder ler.
Beijo
Oii!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro ainda, gostei mto, a escrita e o enredo parece surpreender leitores, adorei isso, já vai para os desejados com toda ctz!
Amei essa capa!
Bjs!
Já li alguns comentários desse livro e de cara me interessou, achei inusitado ter um assassinato numa festa de casamento, onde tudo seria pompa e alegria, adorei essa ideia. Lendo comentários anteriores e agora o teu, só mostra que o livro supera realmente as expectativas que foram criada em cima dele como um dos queridinhos da epoca do leu lançamento. Essa trama que tu comentou me deixou intrigada e mesmo me perdendo um pouco pelo meu deficit de atenção, gosto de livros que vão e vem e se encaixam no final. Com certeza esta na lista.
ResponderExcluirOi, Lelê!!
ResponderExcluirNossa que tiro foi esse?!! Amei a resenha!! Deu aquela vontade de pegar esse livro imediatamente e começar a ler!! Quero muito ler esse livro fantástico do Victor Bonini, pois sou muito fã de livros de policiais e suspense.
Bjos
ainda não conhecia a trama, mas o enredo em si é bem intrigante!
ResponderExcluirnão sei se teria coragem para ler, mas curiosidade sim
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Eu já tinha lido uma resenha desse livro, mas não com tantos detalhes sobre a escrita do autor, o que aumentou e muito minha vontade de conhecer a obra. Muito legal esse desenvolvimento do autor, criando sua personalidade própria e ainda mais tendo iniciado respirando as obras de Agatha. Eu gosto muito do gênero e essa narrativa que brinca com o tempo nos deixando doidos para descobrir algum detalhe é fascinante.
ResponderExcluirLÊ!
ResponderExcluirQue alegria ver que nesse livro o autor segue a linha de Colega de quarto e traz novamente o Bardelli e o detetive Lyra, pude acompanhaá-los durante a leitura do primeiro livro.
Gostei de ver que os mistérios continuam e o suspense permanece no decorrer da leitura.
Já quero!
Maravilhoso final de semana!
“O meu objetivo é colocar no papel aquilo que vejo e aquilo que sinto da mais simples e melhor maneira.. “(Ernest Hemingway)
cheirinhos
Rudy
Oi, Lelê.
ResponderExcluirSó tenho lido elogios sobre o trabalho do autor e tenho muita vontade de conhecer seus livros. Ainda estou namorando o Colega de Quarto, mas agora fiquei na dúvida se começo por aquele ou pelo Casamento!
beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva