Resenha: Alma Gêmea

   

Título: Alma Gêmea

Autora: Ana Ferrarezzi

Páginas: 296

Editora: Autografia

Skoob

Resenhado por: Amanda Pampaloni



COMPRE AQUI: AUTOGRAFIA 


















     Este livro, a princípio, me deixou confusa. Isto porque ele intercala capítulos de Joaquim e de Letícia, nos anos de 1906 e 2015, e posteriormente começa a misturar um na época do outro. Calma que eu explico!

     Letícia é uma psicóloga órfã de 23 anos, casada com um cardiologista há 1 ano (em algum momento no livro é mencionado há 10 anos, o que creio ter sido um erro), mas totalmente arrependida e infeliz com este casamento. Ela vive no ano de 2015, no Brasil.

     Joaquim é um engenheiro e adora estudar plantas. Tanto que, na Floresta Amazônica, encontra a Tribo Curupira e acaba conhecendo uma erva com estranhos poderes. Ele vive em 1906, na Europa.

     Letícia possui poucos pacientes e, certo dia, um novo liga para seu consultório. O homem se chama Daniel e age de maneira bastante estranha. Esquece-se, então, de uma sacola azul. 

     Dentro dela, há uma erva e Letícia decide fazer um chá com ela. Ao cair no sono, ela acorda como Françoise, uma jovem francesa do início do século XX. Ela passa a se questionar, então, se isso seria um sonho vívido ou algo mais. Neste sonho, ela conhece Joaquim.

     Em uma noite de bebedeira, Joaquim acaba contando sobre a erva para um homem e tudo poderia ter sido levado somente como coisa de bebum, porém acabou despertando o interesse de algumas pessoas de má índole. As consequências são devastadoras e extremas. 

     Joaquim e Letícia são almas gêmeas, que vivem em épocas distintas. A autora vai, aos poucos, crescendo na história e aproximando os personagens, misturando cada vez mais passado e futuro, de certa forma freneticamente. Alguns dados às vezes divergem, como o ano em que Joaquim estava no Floresta Amazônica e o tempo de casada de Letícia.

     De um modo geral, achei a premissa da história, narrada em 3ª pessoa, muito boa, mas a execução deixou a desejar. A escrita e a revisão (se é que existiu) foram malfeitas. Só para citar alguns exemplos: premunição, aconcelhável, enxia, invéz, sobrançelhas, “só a mera imagem em sua cabeça o dava vontade” (essa troca de “lhe” por “o/a” é recorrente ao longo de todo o livro), “Os policiais, diante a tanta informação, paralizaram”, além da utilização errada dos tempos verbais “estivesse” e “tivesse”, como em “tivesse buscando” (exemplo aleatório).

     Em suma, não recomendo a leitura do livro, apesar da história em si ser muito criativa.
    


Frases Marcantes

“Letícia, sozinha na sala, encarou, com olhar vazio, os porta-retratos expostos na mesa central da sala. Memórias dispensáveis. Acúmulos de sonhos românticos imortalizados em uma imagem de algo que jamais poderia ser alcançado.” – pág. 24

“Assim como diversas moças, Letícia também já buscou o amor, um dia. Encontrou Glauber no meio do caminho, como uma pedra posicionada estrategicamente para quebrar seu tornozelo.” – pág. 26


“Hoje, estava tão certa quanto seu conhecimento e experiência permitia, que o amor era um sentimento supervalorizado. Vivia em meio a um grande buraco. Um vazio que precisava ser preenchido com algo.” – pág. 27



“Seu marido era do tipo que dá a impressão de que é um livro aberto quando, na verdade, com o convívio, descobre-se camadas impermeáveis à sua vida.” – pág. 43



  
Capa e Diagramação

A capa traz um casal num fundo branco, não possui nada de muito especial. As páginas são brancas e a diagramação é simples. Os capítulos iniciam-se sempre em uma nova página. 

Possui orelhas.

O tamanho da letra é bom e o espaçamento entre linhas também. A numeração das páginas é no centro, na parte inferior. Encontrei vários erros de digitação/revisão que em vários momentos dificultam a compreensão. Sem querer desmerecer o trabalho de ninguém, chega a ser difícil acreditar que o livro tenha sido escrito por uma pessoa com formação superior e passado por revisão.


















http://www.historiamuda.com.br/















10 comentários

  1. Tinha tudo para ser uma história boa..mas pelo que li acima, isso se perdeu ao misturar duas épocas. Acaba virando uma confusão dos diabos e não há leitor que queira ler livro confuso.
    Gostei muito da capa..
    Talvez acabe lendo, só pra passar raiva..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. oi
    acho arriscado misturar duas épocas, tem autor que consegue isso magistralmente e que nos ambienta nas duas épocas, mas quando não dá certo vira confusão mesmo! e a questão da revisão é uma pena, pois desmerece todo o trabalho da trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Que pena a revisão ter passado tão mal nessa obra, diminuindo o trabalho do autor. A sinopse não me atraiu e depois de sua resenha, muito boa, por sinal, deixo passar. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lele, tudo bem?

    É a segunda resenha que leio do livro, com a opinião bem parecida. Uma pena, porque tinha tudo para ser uma história que se destaca. Gosto bastante da temática, de viagens no tempo e até mesmo outras vidas e tudo o mais. Mas, parece que o bom tema se perdeu no meio da história, e junto a revisão ruim e os erros (tenso aceitar), ficou desanimador. Gostei muito da resenha, bem sincera.

    Beijo!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha, uma pena não ter me interessado tanto como gostaria pelo livro, apesar de adorar ler romances não em chamou atenção, quem sabe algum dia leio e me surpreendo com esse romance...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Amanda.
    A revisão foi uma das coisas que mais me incomodou nesse livro. Os erros eram tão bizarros e constantes que tiravam completamente a atenção do enredo.
    A premissa é boa, mas como você bem disse, a execução deixou a desejar.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,

    Não conhecia o livro mas confesso que não me despertou nenhum interesse e sua resenha só me confirmou isso...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    A historia pareceu mesmo bem interessante e com potencial, mas como já peguei alguns livros que a premissa prometida e a historia deixou a desejar, não fiquei muito interessada nessa historia !!

    ResponderExcluir
  10. Não gostei dessa confusão de épocas e momentos, Gosto bastante de Leituras no presentes com lapsos do passado, Seja relembrando, pra engajar o leitor mas nesse deixou a desejar,me senti bem perdida, talvez a autora não soube ambientar as duas épocas naturalmente... É uma pena porque tinha uma proposta muito boa. ♥ :) Beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo