Título: As Fases da Lua (Lua Azul - Oráculo Azul)
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
COMPRE AQUI: BUSCAPÉ
"As Fases da Lua" se trata de um livro de contos. Cada autora escreveu um conto baseado em uma fase da lua, e mais a lua azul, escrito pela Jennifer Brown.
Lua Azul é um fenômeno que acontece quando há uma segunda lua cheia dentro de um mesmo mês. Nessas ocasiões, a lua exibe um brilho azulado.
E, talvez por isso, esse conto tenha sido escolhido para ser o último do livro. O que encerra a obra.
"Oráculo Azul", escrito por Jennifer Brown, traz uma história triste com um final quase feliz, bem ao estilo da autora.
Nesta triste história vamos conhecer Destiny, mas conhecida como Des, uma adolescente que não expõe seus sentimentos, mas que carrega uma tristeza muito grande. Nunca diz o que pensa e guarda todas as suas dores para si.
Nunca conheceu o pai, nem sabe quem é. Sua mãe morreu de overdose. "Mãe"? Não. Ela nunca foi mãe. Des não teve mãe. Logo cedo ela foi levada para um abrigo, e logo depois foi adotada por uma família muito temente a Deus.
"É só aquele ditado "uma vez a cada lua azul" significa "algo raro" por um motivo: o fenômeno acontecia uma vez na vida e outra na morte. Luas azuis não apareciam todos os dias."
Pag. 311
Ryan é seu irmão adotivo. Sim, além dela, a família também adotou um menino, e é nele que Des coloca sua força. Ela gosta muito deste irmão, pois eles dividem o mesmo sentimento, a única diferença é que a mãe de Ryan está viva, e ele tem esperança de que um dia ela virá buscá-lo.
Mas diferente de Des, Ryan é um menino revoltado, não segue regras; o típico garoto rebelde.
Ambos trabalham de graça num bazar da igreja que a família frequenta. Odiei o pastor. Sério. Nunca vi tanta hipocrisia numa pessoa só. Revoltante. Claramente uma crítica da autora.
Aliás uma crítica perfeita para esse fanatismo religioso e à essas igrejas que não se importam com quem realmente precisa.
Bem, fora isso, eles ainda tem dois irmãos que eles chamam de "naturais", pois são filhos legítimos do casal.
Mas de onde vem o título do conto? E o que tem a ver com a tal Lua Azul?
Sempre circulando pela história e pelo bazar da igreja, há um morador de rua do qual todos sentem medo. Ele grita e fala coisas desconexas. Mensagens soltas no ar, das quais Des sempre dá atenção.
"Você sabe o que significa essa lua. É isso o que te dá medo. Acho seu rumo, menina. Ache seu rumo, antes que a lua exploda todo o seu azul sobre você. Boom! - Ele estivou os dedos como se fossem fogos de artifício. - Boom. Crash. Pow. Você está morta. - Ele cutucou o próprio peito com o dedo."
Pag. 322
Esse morador de rua é conhecido por Oráculo Dan.
As coisas que ele diz permeiam a mente da nossa protagonista durante todo o conto.
E é à partir daí que o enredo se desenrola.
Eu gostei demais.
O drama imposto pela autora está na medida certa. Ela conseguiu trazer uma história emocionante e sofrida em pouquíssimas páginas. Um conto perfeito!! Dá pra imaginar como é difícil ser adotada, como deve ser o sentimento de ser abandonada. Só dá pra imaginar, não sentir. Mas só de imaginar já dói.
O final traz um crescimento, um discernimento do certo e do errado bem interessante. Coisa que deve ser difícil de fazer sozinha.
Adorei!!!!
Não vejo a hora de ler os outros contos, desta vez das quatro autoras nacionais.
Se forem tão bons quanto ao da Jennifer, prevejo um livro favorito na minha estante.
Leiam!!!
Como sou apaixonada por contos, é claro que fiquei assim de queixo lendo a resenha e doida para conhecer os demais contos!!
ResponderExcluirÉ tão simples, tão singelo...como a capa que nos remete a um mundo particular que os bons contos podem nos remeter!!
Quero muito ler.
Beijo
Mto ansiosa pra ler esse livro de contos!
ResponderExcluirMe agradou mto a parceria das autoras nacioanais, cada uma contando uma fase diferente!
Fora que a capa tá mto linda!
Parabéns pela resenha!
Bjs!
eu curto bastante essa proposta de várias autoras e um mesmo livro, é legal ver como a junção e mescla de trejeitos de escrever compõe de forma primorosa o livro, por isso ele sempre será único!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Huum, que abordagem interessante. Estou vendo esse livro sendo mostrado em alguns blogs amigos, mas ainda não tinha lido a fundo.
ResponderExcluirPor exemplo, não imaginava que era de contos, mas como gosto, isso me alegrou bastante !
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não tinha lido a sinopse desse livro, mas a capa já havia me chamado a atenção. Agora, lendo sua resenha, vi como essa obra é interessante e rica. Adoro contos e esse trabalho de vários autores realmente é enriquecedor. Já adicionei a minha lista de futura leituras. Obrigada pela ótima dica. Beijos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi, Lê.
ResponderExcluirEu li o conto da Bianca Briones e achei bem triste!
Será que todos os contos tem esse jeitão?! Quero muito ler o livro completo!
Beijos
Camis - Leitora Compulsiva
Olá!
ResponderExcluirGosto bastante de contos, mas a premissa não me chamou tanto a atenção. Contudo, por outro lado, quando você falou da crítica que o conto faz, fiquei mais animado. Adoro trabalhos críticos. rs
Pelo sim, pelo não, acho que daria uma chance.
Ótima dica!
Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!
Não tenho o costume de ler contos e este não me chamou muito a atenção, apesar de ter gostado muito da capa, que é o que me interessa primeiro sempre.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirGosto muito de contos mesmo não lendo muito e achei interessante a proposta do livro, gostei de temos um conto da Bianca Briones, e adorei essa capa, se tiver oportunidade quero ler esse livro !!