Título: Os Meninos da Biblioteca
Autor: João Luiz Marques
Ilustrações: Rômolo
Páginas: 168
Editora: Biruta
COMPRE AQUI: CULTURA
Mais um livro lindo e encantador da Biruta que eu tive o imenso prazer de ler. E assim como os outros lançados pela editora, "Os Meninos da Biblioteca" também tem uma grande lição; mas este, mais do que os outros, rolou uma identificação com a minha pessoa.
"Tenho um blog, o blog do Le-Heitor, onde conto as minhas aventuras no mundo da literatura. Já li muitos livros, fui a lançamentos e sessões de autógrafos, conheci escritores e ilustradores, ganhei amigos, fui a feiras de livros e fiz outros passeios literários. Também organizei clubes de leitura e ainda participei da luta em defesa da biblioteca do meu bairro, mas o que eu mais queria, mesmo, era virar personagem de um livro."
Pag. 13
Pelo trecho acima já deu pra ver onde rolou essa identificação, não é mesmo?
Heitor é um garoto apaixonado pelos livros, por leitura e pela biblioteca do seu bairro, que é onde ele passa a maior parte dos seus dias. Para ler, se divertir e se inspirar para fazer os posts do blog.
Um dia ele decide que já basta, ele cansou; agora está na obra de ser personagem de um livro, de preferência o protagonista.
E como conseguir isso?
Escrevendo seu próprio livro! Claro!!
Como escreve sem inspiração? Na biblioteca é que se encontram todas as respostas e inspirações.
Por isso Heitor vai à biblioteca. A princípio somente para ler e ter ideias, mas logo essa ida se alonga.
Assim que chega, começa uma conversa com seu amigo bibliotecário João Gabriel. E é assim que Heitor fica sabendo que um projeto da prefeitura prevê a venda da biblioteca, creche, teatro, escola, apae... Enfim, tudo que está no quarteirão. Tudo isso que o bairro irá perder só serve para encher mais os cobres públicos, pois no lugar será construído um condomínio.
Para resolver esse problemão, Heitor começa a ler "Reinações de Narizinho". Impossível não se encher de inspirações lendo Monteiro Lobato.
E é assim que a luta começa, assim como o plano de ser protagonista do seu livro. Tudo junto e muito perfeito.
Heitor passa por poucas e boas para conseguir o que deseja. Não é nada fácil e muitas decepções irão surgir. E tudo isso é muito importante para o crescimento do menino que um dia se tornará um grande-homem-leitor-engajado.
O que é mais bacana nisso tudo é que a ficção se mistura com a realidade em praticamente todo o livro.
O Heitor tem muito, ou tudo do autor. A biblioteca existe e também sofreu essa ameaça de fechar, assim como tudo que tinha no quarteirão.
Além disso, o blog Le-Heitor é real!!!! Caso você queria conhecer CLIQUE AQUI e confira. O blog tem entrevistas e posts super bacanas!
O autor citou várias e várias obras literárias e seus personagens interagem muito com este misto de realidade e ficção. Ou seja, genial!!!
A leitura é realmente deliciosa, a narrativa é envolvente. O Heitor é incrível, sua mãe é ótima, aliás todos os personagens são super legais.
Essa mistura de história real com fantasia ficou incrível. Ainda estou apaixonada!
O trabalho gráfico da editora é um espetáculo à parte. Capa linda, diagramação que é puro luxo, ilustrações maravilhosas, revisão impecável. Não encontrei nenhum errinho sequer. Essa mistura de laranja, azul e branco deixou a obra ainda mais bonita.
Sério, não tem nada de ruim, nada que eu possa colocar um defeitozinho sequer.
Recomendo para quem ama ler e ama os livros. De todas as idades.
As crianças irão se divertir com as aventuras do Heitor, irão querer conhecer todos os personagens dos livros que foram citados.
E para os adultos que desejam uma leitura leve, com referências que fação com que você viaje e fique com aquele sentimento delicioso de nostalgia das coisas boas vividas.
Enfim, leiam!!!
Sabe o que mais acho lindo nessas obras da Biruta?
ResponderExcluirA humanidade que os livros trazem. Não são apenas histórias. É nosso cotidiano, nossas lutas ou a luta de quem algum dia já conhecemos!
É tudo meio real(muito real)
Sem contar a beleza das páginas. Fiquei de boca aberta com a singeleza das páginas!
Com certeza, lerei!!
Beijo
Nossa eu também me identifiquei com o livro só pela resenha. Quero muito ele! <3333
ResponderExcluirObrigada pelos comentários lá no blog, é um incentivo e tanto saber que as pessoas gostam do meu cabelo haha
Beeeijos!
Livros, Amor e Mais
Lê!
ResponderExcluirTive oportunidade de ler esse livro através do booktour e também fiquei encantada!
Prova que a união faz a força e ainda com os seres fantásticos da nossa literatura nacional.
Bom demais!
Mais que recomendado.
“Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!”(Mario Quintana)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!
Oi Lele! Vi você falando do livro no vídeo e vim aqui conferir a resenha. Eu adorei e agora foi minha vez de adicionar algo na minha wishlist. Na verdade você fala que sempre faço isso com você, mas nunca passo aqui sem fazer o mesmo.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirAdorei conhecer o livro, é muito lindo.
leootaciano.blogspot.com.br
Lê, sabe aquele sorriso bobo que as pessoas ficam quando gostam de algo??? Pois é, estou assim agora. Achei linda a historia, capa muitooooo fofa. Acredito que seja realmente delicioso ler cada pagina do livro. Estou bem ansiosa para conhecer mais sobre o universo inspirador de Heitor.
ResponderExcluirAdorei a resenha.
Bjssss
Olá!!
ResponderExcluirA biruta mais uma vez surpreendendo, amei esse livro logo pela capa e nome, mas daí li a resenha e me apaixonei, esse lance do autor misturar a realidade com a ficção se colocando no livro, nossa que incrível isso adorei e quero ler pra saber o desfecho dessa historia e claro vou dar uma conferida no blog dele. .
Bjocas!!