5º Congresso CBL do Livro Digital

Olá,

Congresso Internacional CBL do Livro Digital, realizado pela Câmara Brasileira do Livro, chega a sua 5ª edição, colocando em pauta a convergência dos meios de comunicação que influencia diretamente o setor literário, do livro físico ao e-book.  

Com o tema “Conteúdo em Convergência”, o Congresso receberá palestrantes nacionais e internacionais. Entre os principais destaques do evento, estão: Jason Markoski, o primeiro evangelista de tecnologia da Amazon; Orien Teicher, presidente da American Booksellers Association (ABA); Stephen King (homônimo do escritor best-seller), presidente do grupo Daisy de Londres; Olaf Eigenbrodt, diretor da Biblioteca Universitária de Hamburgo e os especialista em Direitos Autorais José Luiz Verdes, CEO da Manuscritics; Carme Fenoll, Chefe do Serviço de Bibliotecas da Calaluña e Rosa Sala Rose, CEO da Digital Tangible.

O evento antecede, pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e acontece nos dias 21 e 22 de agosto, no Auditório Elis Regina.





5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital
traz o tema Conteúdo em Convergência

Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, evento terá palestras de grandes nomes nacionais e internacionais

Com o tema Conteúdo em Convergência, o 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital, acontece dias 21 e 22 de agosto, no Auditório Elis Regina, antecedendo a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (22 a 31 de agosto).  Este ano, o evento coloca em pauta a convergência dos meios de comunicação que influencia diretamente o setor literário, do livro físico ao e-book.

Entre os principais destaques do evento, estão confirmados nomes como o de Jason Merkoski, o primeiro evangelista de tecnologia da Amazon, que na palestra de abertura, falará sobre seu livroBurning the page – a revolução dos livros digitais e o conteúdo em convergência. Oren Teicher, presidente da American Booksellers Association (ABA), participará de um painel sobre modelo de negócios para livrarias independentes no universo digital, com Jean-Marie Ozanne, diretor da Livraria Folies D´Encre, França, tendo como moderador o livreiro e editor José Luiz Tahan, da Realejo Livros.

Jose Borghino, diretor de política da International Publishers Association (IPA) e Stephen King, presidente do grupo Daisy de Londres colocarão em pauta o ePUB3, a nova versão de publicações digitais que traz mais recursos para o e-book – na mesa “ePub 3 e a revolução no mercado”. Como mediador, Pedro Milliet da Fundação Dorina Nowill.

Convergência entre mídias digitais e físicas nas bibliotecas será abordado por Olaf Eigenbrodt, diretor da Biblioteca Universitária de Hamburgo, na Alemanha, Julia Bergmann, consultora e especialista em bibliotecas digitais, também da Alemanha, tendo como moderador Pedro Luis Puntoni, professor da Universidade de São Paulo e coordenador do Núcleo de Cultura Digital do Cebrap.

Para falar sobre novos modelos de negócios no universo do livro digital da Espanha, José Luiz Verdes, CEO da Manuscritics, Carme Fenoll, responsável pelo Serviço de Bibliotecas da Calaluña e Rosa Sala Rose, CEO da Digital Tangible. O moderador deste painel será Danilo Venticinque, editor de cultura da Revista Época.


Prêmios para Trabalhos Científicos

Com o objetivo de promover e premiar trabalhos conceituais, o Congresso seguiu a tradição de avaliar trabalhos científicos e acadêmicos relativos ao livro digital. Este ano, as inscrições vieram de várias cidades do país, como Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, São Paulo, entre outras. Foram selecionados cinco trabalhos, que serão apresentados dia 21 de agosto, na Sala Jacarandá Paulista, Hotel Holiday Inn, das 14h às 18h.  Serão premiados três vencedores que, além de valor em dinheiro, poderão receber, dependendo do tema do trabalho, avaliação em fast track para publicação na REGE – Revista de Gestão da USP. O 1º colocado apresentará seu trabalho dia 22/8, às 16h30, na plenária do Congresso.


Cases de sucesso

Empresas e profissionais do mercado do livro digital apresentarão seus cases de sucesso, dentro de temas que envolvem o livro digital: bibliotecas, perfil do novo profissional, como emprestar e-books, acessibilidade da leitura, educação no mundo digital.

Conheça abaixo a programação completa do evento

21 de agosto, 5ª feira

9h - Abertura Oficial

9h30 – Palestra: “Burning the page” A revolução dos livros digitais e o conteúdo em convergência - Jason Merkoski - autor do Livro "Burning the Page",  gerente de desenvolvimento e de produto, foi o primeiro evangelista de tecnologia da Amazon – Estados Unidos.

11h – Painel: Em busca de um modelo de negócios para as livrarias independentes no universo digital - Oren Teicher - Presidente da ABA (American Booksellers Association) - Estados Unidos e Jean Marie Ozanne, diretor da Livraria Folies D’encre – França. Moderador: José Luiz Tahan – Livreiro e editor – Realejo Livros.

12h30 – Palestra: O BNDES e o novo Procult: incentivo à inovação no setor editorial - Luciane Gorgulho - chefe do departamento de Economia da Cultura do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) – Brasil.

14h às 18h – apresentação dos Trabalhos Científicos – local: Sala Jacarandá Paulista – mezanino do Hotel Holiday Inn.

14h30 – Painel: ePub3 e a revolução da acessibilidade no mercado - José Borghino,- diretor de política da IPA (International Publishers Association) e Stephen King, Presidente do grupo DAISY – Inglaterra. Moderador: Pedro Milliet - Fundação Dorina Nowill – Brasil.

16h30 – Painel: Convergência entre mídias digitais e físicas nas bibliotecas - Olaf Eigenbrodt, diretor da Biblioteca Estadual e Universitária de Hamburgo, Alemanha e Julia Bergman, consultora e especialista em bibliotecas digitais, também da Alemanha. Moderador: Prof. Pedro Luis Puntoni, professor da Universidade de São Paulo e coordenador do Núcleo de Cultura Digital do Cebrap.

22 de agosto, 6ª feira

14h – Palestra: O Livro Digital na Educação e Cultura

15h – Palestra: O livro digital e suas consequências jurídicas -  Dr. Carlos Fernando Mathias, ex-Ministro do STJ e Dr. Manoel J. Pereira dos Santos, professor da FGV. Moderador: Gilberto Mariot

16h30 – Apresentação do Trabalho Científico vencedor – 1º colocado

17h – Painel: Compartilhando experiências sobre o universo do livro digital - José Luiz Verdes,  CEO da Manuscritics,  Espanha; Carme Fenoll, Bibliotecária-chefe do Serviço de Bibliotecas da Calaluña, Espanha e Rosa Sala Rose,  CEO da Digital Tangible, também da Espanha. Moderador: Danilo Venticinque (Revista Época)

18h –Considerações finais e encerramento

* Programação sujeita a alterações

Cases

24.08 - 16h30 - Bookshare: tornando a leitura acessível para todos - Kristina Pappas
(Benetech – Califórnia)
26.08 - 16h30 - Tecnologias educacionais a favor do aprendizado - Claudio Sassaki
(Geekie Games)
26.08 - 19h - Didático e digital - Emerson Bento Pereira (Colégio Bandeirantes) e Fernando Moraes Fonseca Junior (Editora FTD). Moderadora: Susanna Florissi (CBL)
27.08 - 16h30 - Os papeis do ePublisher - Claudio Soares (Obliq Press e Tiago Ferro (E-Galaxia). Moderador: Vinicius Saraceni
27.08 - 19h - Leitura e empréstimos de ebooks no Brasil - Galeno Amorim (Árvore de Livros)
28.08 - 19h - Biblioteca cooperativa de ebooks Acadêmicos - Amanda Ramalho (Scielo)

Serviço

5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital
21 e 22 de agosto de 2014
Auditório Elis Regina
Av. Olavo Fontoura, 1209 – ao lado do Pavilhão do Parque Anhembi
São Paulo
Informações: digital@cbl.org.br / 55 11 3069 1300


Apresentação dos Trabalhos Científicos
21 de agosto, das 14h às 17h
Local: Hotel Holiday Inn - Sala Jacarandá Paulista
Professor Milton Rodrigues, 100


Apresentação dos Cases
24, 26, 27 e 28 de agosto, das 16h30 às 20h30
Local: Auditório da Escola do Livro / 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo


Inscrições abertas
As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento: www.congressodolivrodigital.com.br

7 comentários

  1. Sempre eventos assim,ficam longe de onde moro!rs Muito longe, diga-se de passagem!
    Mas creio que pra quem vai, será proveitoso demais!
    Incríveis palestras , com pessoas renomadas!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Lele.
    Aposto que você vai e quero muitas fotos. Como não posso ir por morar em outro estado, ficarei só na vontade hahaha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  3. Esta ai um assunto que muito nos interessa. Eventos deste tipo deveria acontecer com mais frequência. Gostaria muito de assistir um deles. Vou ver como vou fazer aqui. Obrigada pela informação. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei Lele...
    O tema parece se bem interessante...

    ResponderExcluir
  5. o tema é interessante e atual demais! seria um evento que eu gostaria de ir!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vai ser super bacana esse evento, pena que fica muito distante para mim :/
    Tenho muita vontade de ir em eventos desse tipo, estilo Bienal, mas na minha cidade não tem.
    A palestras da Amazon parece ser a melhor de toda :D

    ResponderExcluir
  7. Oláááá!
    que bacanaaa!
    eu tqueria participar tambem! hahaha
    pena que é tão longe de mim!
    mas um dia terei tempo e dinheiro para poder usufruir de luxos literarios... como uma viajem para o congresso ahaha!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo