Resenha: Seraphina


Título: Seraphina

Autora: Rachel Hartman

Páginas: 384

Editora: Jangada




Compre aqui: SUBMARINOSARAIVA TRAVESSA








     Ficção fantástica é pouco para descrever este livro.



     Seraphina é o nome da protagonista, e é ela mesma que narra a história.


"...acreditava que eu era boa, acreditava
que valia a pena me levar a sério; e a 
sua crença, por um vertiginoso instante,
me fez querer ser alguém melhor 
do que eu era."
Pag. 145


     Definir Seraphina é uma coisa complicada, pois apesar dos seus dezesseis anos, ela me pareceu super madura, é muito inteligente, extremamente centrada, responde rápido a tudo sem pestanejar, tem um certo humor que garotas da idade dela não teriam, mas Seraphina é assim.


"Lá sobre a face do relógio de sol
jazia uma casca de laranja inteira,
descascada num pedaço só."
Pag. 51


     Neste mundo criado pela autora, humanos e dragões convivem de uma maneira um pouco complicada. Não sei se eu poderia chamar de pacífica. É como se estivessem sempre a veira de um abismo, ou próximos de uma explosão.
     Ninguém confia em ninguém, a 'paz' só existe graças a um 'Tratado de Paz'. Como se fosse um contrato com data marcada para terminar.


"Inclinei a cabeça graciosamente, mas
quando fiz isso senti um estalo na cabeça,
como uma corda de arco se soltando,
e a dor de cabeça recomeçou atrás dos olhos."
Pag. 72


     Então, este Tratado está chegando ao fim. Seraphina é uma grande musicista, e trabalha com um outro músico, na corte.


"Eu era uma tola por deixar esse sentimento
tomar conta de mim. Eu era um montro;
isso nunca poderia mudar."
Pag. 145


     Um crime aconteceu na mesma época em que Seraphina começou a trabalhar na corte. Na  mesma época também ela começa a descobrir coisas sobre a sua mãe, coisas que podem mudar toda a sua vida. Coisas que podem acabar com ela quando o Tratado terminar.

     Ao mesmo tempo Seraphina esconde um amor, quase que platônico no início, pelo principe Kiggs, uma paixão que me fez soltar suspiros!

     Nossa!! São tantas coisas que acontecem neste livro! São tantos personagens marcantes! É tanta gente!!

     A narrativa da autora algumas vezes se torna cansativa justamente por isso, para identificar todos os momentos e personagens diferentes,ela descreve tudo com muitos detalhes. Mas no final tudo se torna claro, tudo compensa.

     A escrita da autora chega a ser poética. Me vi mais presas pelo jeito como ela escreve que pela história em si, teve momentos em que eu estava prestando tanta atenção na maneira como é cada lugar e cada personagem, que o lugar e o personagem firaram nitidos na minha cabeça, como uma foto ou uma cena de um filme.

     Recomendo sim para quem gosta de fantasia com uma pitada de romance proibido!!





9 comentários

  1. Adorei a resenha, apesar de não ser muito o meu tipo de leitura rs
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já comentei em uma resenah deste livro que nunca tinha ouvido falar antes dele e essa é a segunda resneha que leio dele esta semana!
    Ou seja.. eu preciso mesmo ler ele! rs
    O genero do livro me agrada demais :D

    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essa é a primeria vez que vejo uma resenha desse livro, gosto de conhecer livros novos, fiquei curiosa.
    Mas eu estou aqui porque gostaria de saber se você esta aceitando parcerias com blogs.O meu é novo, espero que não tenha problema, aqui o link se você quiser da uma olhadinha antes http://nossomundinhoperfeitoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lele..
    Eu adoro uma boa literatura fantástica, e romance também, claro.
    Eu acho a capa deste livro linda e pelo que vi na sua resenha, mesmo sendo um pouco puxada a leitura, tudo compensa no final. Quero ler sim...

    Beijos..

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da resenha, curto muito esse tipo de livro, parabéns! ;)

    Bjs
    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Lele, tive que abandonar o livro porque o achei MUITO cansativo, nossa. :(
    Detestei tantos detalhes e toda hora eu tinha que ir ao sumário para tentar entender tudo o que ela dizia. Ainda pretendo voltar para lê-lo, mas nem sei quando.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Certamente vou ler esse livro. Adoro fantasia, inobstante ainda não ter lido nada com dragões..... Estou curiosa..... E ainda tem o tal romance proibido.... Tudo de bom!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, apesar de achar a capa fraca e piegas. Me interessou por ser fantasioso, e ainda mais sobre dragões, que é tão raro ter um livro com um tema assim.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, logo de cara não curti muito a capa, mas agora sabendo um pouco mais da trama (mais curiosa ainda) eu passei a ver com outros olhos, as cores lembram dragões e a garotinha é bem bonitinha. Gosto de livros com mitos e ja li muitos livros com tema de dragões.

    Adorei, bj.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo