Resenha: Não Olhe Para Trás


Título: Não Olhe Para Trás

Autora: Jennifer L. Armentrout

Páginas: 438

Editora: Farol Literário















     E nos quarenta e cinco do segundo tempo, mais um livro entrou para a lista das melhores leituras do ano!!



" - Não detesto, não. Nunca detestei você.
É que... Às vezes era muito difícil
gostar de você."
Pag. 101



     "Não Olhe Para Trás" é narrado em primeira pessoa. Passamos o livro todo dentro da cabeça de Samantha. Tudo o que ela sabe durante a narrativa é o que sabemos. Tudo o que ela lembra é o que vamos descobrindo para montar o quebra-cabeça junto com ela.


"Ergui as mãos trêmulas. Também estavam
cobertas de terra e arranhões. As unhas
estavam quebradas, ensanguentadas."
Pag. 7


     Tudo começa quando Samantha está na estrada sem saber onde está e nem como chegou lá. Ela não sabe nem seu nome.

     Quando um policial a encontra ela apaga de vez e só acorda na cama de um hospital.

     E é então que todo o terror da nossa protagonista começa e o mistério também. Samantha não se lembra de absolutamente nada. Família, amigos, namorado... todo o passado foi apagado. Ela não reconhece seus pais nem seu irmão. Todos são estranhos para ela.


"Mas eu sabia que ele estava mentindo,
tentando fazer com que eu me sentisse
melhor. Não funcionou. Como é que
tudo poderia ficar bem se eu não
sabia meu próprio nome?"
Pag. 9


     Logo Samantha recebe a notícia que estava desaparecida há quatro dias e que ela não havia sumido sozinha, sua melhor amiga também estava desaparecida, e as esperanças de encontrar Cassie com vida agora eram maiores, mas para isso ela deveria lembrar onde estava. Ela deveria ajudar a polícia e a equipe de resgate a salvar ou encontrar o corpo, ou no mínimo dizer o que tinha acontecido, mas como se ela não se lembra de nada?


"Muitas pessoas que conheciam a 
Cassie... provavelmente ficaram felizes
quando ela sumiu. Até mesmo as
amigas dela."
Pag. 52


     Depois de voltar pra casa ela começa a descobrir quem ela era, e não gosta nada.

     Rica, fútil, patricinha malvada. Tudo de ruim mesmo. E sua 'amiga', que ela nem sabe quem é, é tão má quanto ela, ou até pior.

     Um choque!

     Fora isso tudo ela ainda descobre que tem um namorado, Del. Mas quando Samantha encontra Del tudo que ela sente é que ele não representa nada pra ela. Ao contrário do que todos lhe dizem, ela não sente nada por ele.

     Porém, logo de cara ela se encanta por Carson, o filho de um funcionário da casa, um empregado do seu pai. Só depois que ela descobre que ela e Carson não se falam já anos, na verdade  eles meio que se detestam, mas foram amigos na infância, só que deixaram de ser amigos no início da adolescência. E não só ele, Samantha rejeitou todos seus amigos. Mas por quê?

     A cada descoberta sobre sua vida passada, mais enojada eu ficava. Seria melhor ela seguir em frente com sua vida e deixar o passado pra trás.
     Já que ela teve essa segunda chance poderia ter se agarrado à ela e seguido adiante; mas não, ela quer saber o motivo de duas amigas terem sumido e só uma ter voltado.


"Não. Poderia ter sido um acidente. Mas,
então, o que acontecera comigo? As duas
tinham se acidentado?
Ela morreu. E eu sobrevivi."
Pag. 158


     Só Samantha sabe a resposta, mas ela definitivamente não vai gostar do que vai encontrar.

     Depois de alguns dias ela começa a receber pistas de seu passado, que aliás mais parecem ameaças. Além disso os fragmentos de memórias que ela começa a ter são acrescidos de alucinações, visões, pressentimentos, surtos. Chega uma hora que ela não consegue mais distinguir o que é real.

     Ou seja, sabe aquele tipo de thriller viciante que não sai da sua cabeça enquanto você não lê a última frase? Então, é esse o livro!

     
"O ato foi estranhamente íntimo, cru e
sensual. Pisquei e fechei os olhos,
aguardei me segundo primeiro beijo..."
Pag. 231


     Durante a leitura eu até peguei uma pista, mas depois de algumas páginas eu mudei de ideia sobre quem havia cometido o possível crime. Na sequencia eu tive certeza de quem e qual o motivo, mas logo depois mudei de ideia... Nossa, mudei de ideia tantas vezes que foi impossível parar de ler até terminar e ter certeza.

     "Não Olhe Para Trás" é um livro que prende a atenção desde a primeira frase. Eu adoro isso!

     São mais de quatrocentas páginas que não são nem sentidas. Pelo contrário, a sede de acabar logo é tão grande que é difícil dormir sem ter certeza de como termina.

     Adorei mesmo a leitura!! Perfeito!!

     A autora escreve de uma maneira tão envolvente que mesmo personagens que só faziam parte das lembranças de Samantha criam forma. Dá pra visualizar cada um deles sem que fossem necessárias longas descrições.

     Ficar dentro da mente de uma personagem sem memória foi uma experiência incrível!

     Bem, quanto a capa... PERFEITA! Esse papel amassado com pingos de sangue ficou ótimo. Tudo a ver com a trama. Além disso a diagramação também ajudou muito. No início de cada capítulo temos a ilusão do mesmo papel da capa; um capricho. O trabalho gráfico da Farol Literário e sempre impecável.

     Me encantei com a escrita da autora, com certeza lerei mais dela!

     Recomendo muito para todos! Para quem gosta de thriller, suspense, mistério, romance (sim! tem romance), YA e para quem gosta de ler ótimos livros!!










40 comentários

  1. Caramba! Fiquei empolgada com depois dessa resenha. Não esperava que a história fosse tão eletrizante assim. Adoro tramas cheias de mistérios. Com certeza vou me aventurar nessa leitura. Quero saber como vai terminar esse caso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Estou me sentindo extremamente curiosa agora e a culpa é toda sua!!!Agora vou ter que incluir mais esse pra minha lista.Parabéns pela resenha! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Acordar sem saber quem é, de onde veio e para onde foi deve ser realmente desesperador. O pior, talvez, seja lembrar depois e se desagradar de tudo que "era antes". Gostei bastante da premissa da obra, Lelê. Como você sabe bem, eu adoro esse tipo de livro, então vou querer ler mesmo. Ainda mais sendo livro único.
    Espero que as páginas voem comigo, assim como com você.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  4. que enredo, hein?
    adrenalina não falta!
    fiquei intrigada linha a linha da resenha e olha que geralmente livros com essa pegada não me atraem!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que desesperador vc acordar e não lembrar de nada e depois descobrir que vc era uma pessoa egoísta e malvada. Agora é preciso demais ler esse livro sensacional.

    ResponderExcluir
  6. Perder a memória e ser encontrada nessas condições realmente é um choque, ainda mais ao dar-se de cara com seu antigo eu ao tentar se lembrar da resposta para esse mistério. Adoro livros que me deixem curiosa, e esse parece ser exatamente do tipo que eu gosto *-*

    ResponderExcluir
  7. Depois desta resenha eu quero ler!! Gente quero saber o que aconteceu com samantha, se a amiga dela morreu ou está viva. E será que ela vai ficar com o Carson, e ele ajudará ela? Vou dá um palpite, pode ter sido o próprio Carson que cometeu o possível crime?! Será??!!!

    ResponderExcluir
  8. Ual, logo na reta final ele já entra para as melhores leituras. É a primeira resenha que vou ver deste livro, estão vamos lá.
    Já curti por ter que juntar peças e tentar lembrar com a personagem, como se estivesse na trama.
    Logo o início assim, já me lembrou um pouco, enquanto eu te esquecia, não li ainda, mas por resenhas é semelhante. Não me imagino perdendo tudo
    sei lá, uma coisa estranha e aterrorizante. Achei legal que ela percebe como era, e odiou aquilo.
    Realmente, mudou de ideia várias vezes em? Acontece muito comigo e minhas teorias em vários.
    Gostei também da capa :D e obrigada pela recomendação. Pretendo ler.
    Abraços Lê,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Fiquei muito curiosa para ler! Obrigada pela dica!
    Bjs
    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lele!!

    MEU DEUS, preciso deste livro!! Torcendo muito pra ganhar o sorteio, porque né, parece maravilhoso do inicio ao fim e bem agoniante. Adoro esse tipo de livro, são uns dos meus favoritos, me prendem até a ultima página!

    De qualquer forma, mesmo se não leva-lo pra casa cogito muito comprar! Adorei a resenha!

    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Lelê, mas muito interessante esse lance de ela ter que se lembrar de onde estava para que consigam resgatar sua amiga com vida! Fiquei imaginando a tensão que isso cria no leitor, se fosse eu ficaria louco para saber os motivos que levaram ao desaparecimento.

    Mais um livro que me ganha totalmente por uma resenha sua, entrou pra lista e quero muito ler ;)

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
  12. Solicitei esse livro, antes de ler sua resenha, e agora fiquei bem feliz de ter feito a escolha certa! A sinopse ja me chamou muito a atenção, mas a resenha só contribuiu para minha ansiedade de ler!
    Assim que o livro chegar vou pular na frente dos outros. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pela a escrita da Jennifer L. Armentrout... Conheci através da Saga Lux (minha queridinha) e depois quis ler tudo que ela escreve, ainda não li "Não Olhe para Tras" e quando fiquei sabendo que a Farol iria trazer ele ao Brasil minha empolgação foi as alturas..
    Depois da sua resenha tenho certeza que a JLA mantém a pegada da sua escrita no livro e ao apostar em um suspense....CARA, deve ter sido ótimo ! A capa eu particularmente NÃO CURTI quando lançou, queria que mantivessem a original, mas meio que estou me acostumando com ela..
    Mal posso esperar para entrar na cabeça da Samantha e descobrir seus segredos.

    ResponderExcluir
  14. Ameiiiiii a resenha!!!
    Estou muito curiosa!!
    *----*

    ResponderExcluir
  15. Oba! Adoro suspense, mistério e claro romance. Sua resenha como sempre está impecável! É como se eu já estivesse lendo o livro, me despertou a curiosidade e a vontade de descobrir o que aconteceu com Samantha.

    ResponderExcluir
  16. Olá Alessandra,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e com certeza já vou colocar na minha lista de desejados, estou super curioso...ótima dica...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro da autora e tenho muita curiosidade em conhecer a forma como ela escreve. Estou acostumada em ler livros de romance então estou louca para conhecer esse livro e sair da minha zona de conforto.

    Bjs!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Amei o enredo do livros e fiquei super curiosa em saber como vai ser o desenrolar
    da trama. Quero descobrir o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  19. Só pelo gênero do livro me apaixonei, na verdade só costumo ler livros mais de romance, drama, estilo Sidney Sheldon e com sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas não souberam expressar bem do que se tratava. Adorei os trechos retirados *-*

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da resenha . Fiquei curiosa :D
    Quero Ler \o

    ResponderExcluir
  21. Nossa.. se só a resenha eu gostei, imagina o próprio livro, amo livros que tem tudo ao mesmo tempo desde thriller, até o romance com suspense. Achei muito legal, ja estou ansiosa para ler. :D

    ResponderExcluir
  22. Gostei da resenha, me deixo muito curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  23. Oi, eu ainda não li nenhum livro da editora, mas adoraria ler Não olhe para trás tem uma capa linda, eu adorei,deve ser bem interessante, O livro me envolveu muito pela sinopse

    ResponderExcluir
  24. Vou tentar me por em seu lugar para entender a história..Um suspense de arrepiar, pelo que li acima.
    Se colocar dentro da cabeça da personagem..os sentimentos, medos, sustos..lembranças. Ali, tudo cru e colocado a prova.
    Capa perfeita e enredo que deve sim, ser dos bons.
    Lerei com certeza!!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Só a frase Adorei a leitura mesmo!! Perfeito me deu vontade...
    vim aqui antes de participar do sorteio ler a sua resenha e me apaixonei...
    espero que ganhe... pois realmente adorei se não vou comprar afinal entrou pra minha listinha de desejadossss...
    bjoss enormes mora e tudo de bom e bom final de semana
    www.cantodadomino.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  26. Esse livro deve ser maravilhoso MESMO, porque ta entrando para os favoritos de todo mundo que leu! Na minha lista de desejados ele já esta hahaha Suspense é algo que eu amo. Me sinto bem e mal ao mesmo tempo depois que o mistério é revelado, fica aquela sensação de "eu nem imaginava". Quero muito Não Olhe Para Trás.

    ResponderExcluir
  27. Eu estou comichando por este livro!!! A resenha me deixou com mais vontade! Eu quero muuuuito, de verdade, esse livro!!

    ResponderExcluir
  28. Lele!
    Bem queria eu perder a memória um dia desses...kkk
    Nossa! Fiquei foi intrigada com a falta de memória de Samantha e o desaparecimento de Cassie.
    Deve ser um bom trhiller mesmo e ansiosa pela leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  29. Já tinha lido sobre esse livro mas não tinha me chamado muita atenção, agora com a sua resenha me deu vontade de ler.

    Gosto de livros que te prendem do início ao fim...quem não gosta né??

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi, Lele!
    Eu gosto muito de thrillers. Principalmente esses que prendem a nossa atenção do início ao fim. Gostei bastante do enredo. Fiquei aflita pela principal, só pela resenha, rs, e estou curiosíssima pelo desfecho! Não Olhe Para Trás já está na minha lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Esse livro já entrou pra minha lista!

    ResponderExcluir
  32. Olá Alessandra!
    Esse livro já estava na minha lista de leitura desde o lançamento, mas sempre adio sua compra porque ainda não havia despertado meu interesse de verdade. Agora ele já entra na próxima compra... Nossa, ele me parece o tipo de livro que eu realmente gosto e adorei a forma como vc descreveu a história! Thrillers são sempre emocionantes e as reviravoltas tornam tudo mais espetacular!!
    Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  33. Estou desejando muito esse livro, gostei da narradora ter perdido a memoria e ir descobrindo quem era e tentando entender porque era tao babaca.

    ResponderExcluir
  34. Adorei a temática, confesso que geralmente não faria o meu estilo, porém esse é um livro que estou desejando profundamente! Realmente concordo que o melhor é ela deixar a vida antiga para trás e viver a nova, fico feliz que ela tenha tido uma segunda chance e voltado melhor! Quero saber também o que aconteceu com sua amiga, ah, quero saber tudo da história e espero ter a oportunidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. To louca por esse livro! Ao mesmo tempo que é legal acompanhar ela sem memória e descobrir as coisas junto com ela, deve ser agoniante né, estar no escuro desse jeito, sem aquelas pistas que poderiam aparecer se a narrativa fosse em 3° pessoa. Eu pelo menos tenho certeza que ia ficar ansiosíssima. E to super curiosa pra saber o que aconteceu com ela e descobrir a megera que provavelmente ela era, afinal, riquinha metida com certeza boa coisa não devia ver.

    ResponderExcluir
  36. Nossa é uma história bem envolvente e empolgante. Porque o leitor se envolve com a trama, se sentindo também perdido, sem saber quem é e o que aconteceu.
    Enredos assim te prendem de uma forma tal, que você só consegue e sentir livre quando descobre as chaves centrais da trama.

    ResponderExcluir
  37. Gosto muito de thriller, suspense, mistério e romance, o livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  38. Adorei sua sinopse. Esse clima de suspense, que faz a gente procurar pista ou tentar esclarecer as coisas antes mesmo dos personagens é maravilhoso.
    Fiquei muito intriga com o que aconteceu com a Samantha e com certeza quero saber o que foi.
    Essa busca pelo desconhecido e confrontos com situações de que não se lembra é muito interessante.
    Obrigada pela resenha!! =D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo