#Resenha: Orgulho e Preconceito

   

Título: Orgulho e Preconceito

Autora: Jane Austen

Páginas: 320

Editora: Giz Editorial


Resenhado por: Renata Brito





COMPRE AQUI: AMAZON,  BUSCAPÉ












     Recebi em mãos esta nova edição da obra prima Orgulho e Preconceito da genial e atemporal Jane Austen, (atemporal, pois a mensagem vale para qualquer tempo, local, vida e morte).

     Sou fã desta autora controversa e ... Sim... vou me repetir, atemporal! Nunca se casou, não teve filhos, viveu 42 anos para escrever, oficialmente morreu vitima do mal de Addison (distúrbio em que as glândulas supra-renais não produzem hormônios suficientes), mas há quem acredite em um fim mais sombrio, acredita-se que a autora desta uma obra tão valiosa tenha morrido envenenada por arsênico. Deixando o sensacionalismo de lado... Jane Austen, foi uma mulher a frente de seu tempo, parece clichê, mas é a mais pura verdade! Qualquer livro desta autora que se leia, é possível ver o quanto suas heroínas são fortes, decididas, empoderadas e autenticas como sua criadora.

     Quem pega um livro clássico nas mãos já se enche dos traumas da juventude, onde éramos obrigados a lê-los sem o menor preparo, mas posso aconselhá-los hoje de que você leitor deve se despir dos traumas e preconceitos, a obra de Jane Austen, como Orgulho e Preconceito, realmente vale a pena ser lido. Ainda mais nesta nova edição que saiu pela Giz editorial. 
A historia: A família Bennet teve a sorte (?) de gerar 5 filhas, cada uma com uma personalidade e uma genialidade própria, um pai, arrimo de família, tem que lidar com educação, cultura e ainda deixar um futuro para suas meninas, para a mãe, basta encaminhá-las em um bom casamento, ou seja, rico, casamento rico. Mas as meninas, apesar de românticas, de serem personagens de uma historia de época, de a própria autora ter vivido entre 1775 e 1817, essas meninas são empoderadas, mas não porque alguém deu poder a elas, mas porque é parte da personalidade de alguém que tinha poder e soube usar este poder, a mulher Jane Austen. Quem já leu Orgulho e Preconceito pode sonhar em ter um Mr. Darcy, mas pense em Elizabeth Bennet que tem pensamento próprio e com a cabeça erguida se impõe diante de qualquer adversidade de seu caminho ao lado de suas irmãs.

     Li toda a obra de Jane e releio sempre que posso, mesmo sendo uma adaptação esdrúxula como Orgulho e Preconceito e zumbis, ou Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos, ou ainda Jane Austen, a Vampira, sou fascinada pela obra e pela autora e sempre a recomendarei, assim como foi realmente um presente a Giz Editorial ter relançado este livro e eu ter tido a oportunidade de reler a obra nesta nova e linda reedição.

     Por isso estou disponibilizando este livro para o Blog Tô Pensando Em Ler para que mais gente possa lê-lo. Pois acho egoísmo eu ficar com ele, não que não seja bom, muito pelo contrario, é incrível e quero que mais gente sinta isso ao lê-lo. 

     Parabéns Giz Editorial pelo lançamento e obrigada por dar oportunidade de mais leitores poderem ler esta obra genial!












































24 comentários

  1. Jane é leitura para os fortes! Não adianta pegar algo dela para ler, se o coração não estiver totalmente preparado!
    Uma mulher realmente a frente do seu tempo, que deixou um legado incrível de poesia e letras que são atuais até hoje!
    Este clássico está com uma capa linda e espero poder reler a obra!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. é um clássico brilhante, Jane Austen é daquelas autoras para nunca enjoar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Austen tem um estilo mto bacana, sou fã da escrita dela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Me sinto até envergonhada em dizer que nunca li Orgulho e Preconceito.
    E não por falta de vontade, pois adoro romances de época.
    Mas sempre que pesquiso o preço, está bem elevado!

    Bem, eu gostaria de conhecer a escrita de Jane Austen. Uma mulher que vivei em uma época, que não pertencia a ela.
    Tinha muita personalidade,
    e isso é genial!

    E quero ainda poder conhecer suas personagens tão fortes como ela .

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata! Eu leio vários romances de época, mas este aqui eu só conferi a história pelos filmes, com esta nova edição lançada pela Giz eu pretendo finalmente ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Já li Orgulho e Preconceito, mas espero ter a oportunidade de reler, nessa edição tão linda!
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro há muiiiiiiito tempo atrás, e lembro-me que amei a leitura. É uma história de época e só isso já ajuda um pocado a querer o livro. É um clássico de jane austen e quem tiver oportunidade de ler, é recomendado. Preciso urgentemente fazer uma reeleitura dele.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! Sempre ouvi falarem muito desse livro mas nunca tive a oportunidade de Ler, gosto muito de romance de época e quero muito ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Renata!!
    É uma pena que não tenha lido nenhum dos livros da Jane Austen. No momento sou assistir os filmes baseados na sua obra!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  10. Já tá na lista faz tempo, espero em breve conseguir ler (pq cê sabe né, tem livro pra caramba na frente haha)
    Abraço õ/

    ResponderExcluir
  11. não li nenhum dela ainda, mas curto muito romances de época ^^

    ResponderExcluir
  12. Gosto demais de Orgulho e Preconceito. Pra mim é um clássico justamente por fugir muito dos romances convencionais e pela aprendizagem dos personagens durante da história. Gostei muito da sua resenha e gostaria de relê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Renata!
    Jane Austin foi um ícone da sua época e seu maior clássico é este, resenhado tão bem e em detalhes.
    Bom dominfo e feriado!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Doidinha para ler esse livro maravilhoso ainda não tive a oportunidade mas quem sabe mais na frente eu consiga.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  15. Quero ler esse livro pois adoro romance de época.

    ResponderExcluir
  16. Nunca li Jane Austen, apenas assisti as adaptações. Tenho muita vontade de ler, gosto muito de romances e será maravilhoso conhecer a escrita da autora e suas protagonistas.

    ResponderExcluir
  17. Participando e torcendo, quero mto este clássico ;)
    Fabiscolla@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. amo esses livros de época e na torcida por este sorteio
    deise98kiefer@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, Renata!
    Ainda não li esse livro, mas pela sua resenha eu percebi que não posso mais adiar a leitura dele, visto que eu gosto muito de clássicos. A minha irmã tem a edição em capa dura da editora Martins Fontes com mais duas obras inclusas, além de OeP.
    Parabéns pela resenha!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Nunca li Orgulho e Preconceito.
    E não por falta de vontade, pois adoro romances de época.
    Estou muito curiosa para ler essa livro...

    ResponderExcluir
  21. Também nunca li esse clássico, mas tenho muito interesse e curiosidade em me aventurar nessa leitura que me parece ser sensacional, até pelo fato de sair um pouco da minha zona de conforto. Espero ter a oportunidade de ler essa obra clássica.

    ResponderExcluir
  22. Vi um filme adaptado de Orgulho e Preconceito, aquele com a Kiera sabe?
    Me apaixonei pela história e queria de qualquer forma ler o livro. Daí consegui comprar numa promoção aquela edição lindíssima de capa dura, sabe qual?
    Mas pra falar a verdade não gostei muito, não sei se é a escrita ou a edição. Porque não li mais nada da Jane pra saber bem da escrita dela. Não sei se tem diferença de uma edição pra outra, mas fiquei chateada de não ter gostado da leitura, achei um pouco confusa e difícil. Então decidi que assim que puder vou tentar uma outra edição e tirar minhas dúvidas. Você acha que tem diferença? Gosta dessa edição da Giz?
    Eu não me canso de ver o filme e assim que puder, vou ver as outras adaptações e a série! =D

    ResponderExcluir
  23. Oi! Não sei como, mas nunca li esse livro. Ouço falar demais da autora, em especial dessa obra, mas sinto que ainda não chegou o momento certo de mergulhar nessa obra, sabe?
    De qualquer forma, bacana que as editoras venham relançando-a em diferentes edições. Fiquei curiosa quanto à parte interna desse!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Essa nova edição ficou linda morro de vontade de conhecer as obras dessa mulher tão a frente de seu tempo de tanto ouvir falar e ainda mais agora com essa nova edição. Obrigada por compartilhar essa obra.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo