Especial Dia Do Livro - As Mais famosas (e lucrativas) série de filmes baseadas em livros

As mais famosas - e lucrativas - séries de filmes baseadas em livros
Para celebrar o Dia Mundial do Livro (23/04), o cineasta brasileiro, residente de Los Angeles Daniel Bydlowski selecionou uma lista das franquias cinematográficas mais famosas baseadas em sagas literárias, e que foram sucesso de bilheteria arrastando bilhões de espectadores para as salas de cinema do mundo inteiro.


Baseada na série de sete romances da britânica J. K. Rowling, a qual narra as aventuras do bruxinho Harry Potter em Hogwarts.  Além de bater todos os recordes de vendas de livros na época de estreia, os títulos adaptados para as telonas são também a franquia de maior sucesso de bilheterias dos cinemas, lucrando cerca de 8 bilhões de dólares ao longo dos oito filmes produzidos entre 2001 e 2011.










Os livros de aventura e ação em um futuro distópico lançados pela autora Suzanne Collins em 2008, chegaram ao Brasil apenas em 2009. Traduzido para 26 idiomas diferentes e com os seus direitos vendidos para 38 países, não demorou para a trilogia virar série cinematográfica em 2012. Com quatro filmes, a história da Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) arrecadou mais de 2,2 bilhões de dólares.

COMPRE JÁ: BUSCAPÉ, AMAZON






A série de fantasia e romance escrita por Stephenie Meyer, ao longo de 4 livros, narra a história do triângulo amoroso entre Bela, uma jovem humana, Edward, um vampiro e Jacob, um lobisomem. A saga que se transformou em um verdadeiro fenômeno chegou aos cinemas em 2008, alçando Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner ao estrelato. Ao longo de cinco filmes – o último volume da série, Amanhecer, foi dividido em dois longas – rendeu uma bilheteria de cerca de 4 bilhões de dólares. 

COMPRE JÁ: AMAZON, SUBMARINO, SUBMARINO






A trilogia que surgiu primeiramente como uma fanfiction da Saga Crepúsculo, a qual a autora E.L.James é muito fã, vendeu mais de quarenta milhões de cópias em 37 países. Com o sucesso estrondoso, não demorou para o soft-porn ganhar espaço nas telonas. O primeiro filme da franquia atingiu a marca de 1,5 bilhões de dólares em bilheterias, já o segundo arrecadou 22 milhões. O próximo filme da saga, Cinquenta tons de liberdade, tem previsão de estreia para fevereiro de 2018. 






Os sete romances de alta fantasia escritos pelo irlandês C.S. Lewis, traduzidos para 41 idiomas diferentes e tendo vendido mais de 120 milhões de cópias, figuram a lista de obras literárias mais bem sucedidas de todos os tempos. Adaptadas diversas vezes para rádios, teatros e televisão, a obra estreou no cinema apenas em 2005. Com apenas três filmes, a saga que foi vista ao cinema pela última vez em 2010, arrecadou mais de 1, 5 bilhões de dólares entre 2005 e 2010.  

COMPRE JÁ: BUSCAPÉ, SUBMARINO, AMAZON




A trilogia fantástica O Senhor dos Anéis escrita pelo britânico J. R. R. Tolkien, veio primeiro que outro livro de sucesso do escritor, O Hobbit, e logo se desenvolveu numa história muito maior. Escritos entre 1937 e 1949 e adaptados para o cinema pela primeira vez em 2001, juntas, as sagas O Senhor dos Anéis e o Hobbit contam com seis longas metragens e vários Oscars no currículo. A arrecadação média de bilheteria do sucesso está em torno de 5 bilhões de dólares.

COMPRE JÁ: BUSCAPÉ, SUBMARINO, AMAZON































6 comentários

  1. E olha que se fosse falar de verdade, a lista estaria extensa né?rs
    Muita coisa foi e é feita baseada em livros que deram certo. Claro, algumas adaptações ficaram abaixo do esperado, mas todas as citadas acima, são a prova de que se pode fazer algo bom, sem ser preciso fugir do que está escrito!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. são adaptações de sucesso que tiveram uma boa repercussão pelos livros lançados, que são sucesso total!
    assisti e li a maioria deles
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Assisti quase todos os filmes, menos Cinquenta Tons. São adaptações maravilhosas e que sempre serão sucesso. Os livros que deram origem ainda não consegui ler todos, mas seria formidável.
    É uma pena quado temos bons livros e as adaptações não saem tão boas assim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Lê!
    E nos últimos dois anos tem saído muitos filmes baseados em livros e acredito que esse ano e próximo, terão ainda muitos mais.
    Aqui colocou as séries e todas são maravilhosas!
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lelê!
    Eu já vi quase tdos e adorei, só por Jogos vorazes que não me interessei acredita...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. A maioria citada são adaptações maravilhosas, e também acredito que virão mais e ainda melhores com as experiencia de tempo adoraria assistir a todos que puder.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo