Título: Se Alguma Vez...
Autora: Meg Rosoff
Páginas: 255
Editora: Galera Record
COMPRE AQUI: BUSCAPÉ
Meg Rosoff é aquele tipo de autora que você nunca sabe o que esperar. Porém a única certeza é que ela nunca vai decepcionar.
"Então é aqui que começamos:
um menino à beira da morte.
Outro à beira de algo um tanto
mais complicado."
Pag. 10
Desta vez o tema é tão complicado que fica difícil até explicar. Mas vamos lá.
"Ele era jovem, nada sofisticado ou
culto. Não era brilhante ou
sexualmente irresistível. Tinha
um cachorro bem bonito, mas
que não existia. Resumindo, ele
não era lá grandes coisas."
Pag. 55
David é um garoto bem comum no início. Tem um irmão de um aninho, pai e mãe, estuda e tem poucos amigos. Na verdade, David é bem solitário. Não que ele seja mesmo, mas é assim que ele se sente.
Um dia enquanto ele estava tomando conta de Charlie, seu irmão, uma coisa inesperada aconteceu. David salvou a vida dele. O livrou da morte.
Parece uma coisa boa de acontecer, mas este momento desencadeia vários outros bem complicados.
E se David não estivesse ali naque momento? E se Charlie não tivesse nascido?... E se ele fosse diferente? E se fosse isso que o destino realmente desejasse?
À partir daí David acredita que o 'destino' está atrás dele. Ele ouve o chamado do 'destino' e por isso ele decide mudar. Ser outra pessoa e enganar o destino.
Muda seu nome para Justin, muda algumas atitudes e troca suas roupas. Agora ele é o Justin, seguro e confiante... Será?
"Em vez de adormecer, ele ficou
olhando e olhando para ela como
se ela fosse tudo de que precisava
até o fim dos tempos."
Pag. 128
Agnes é mais velha que Justin e faz de tudo para ajudá-lo. Mas será que ela é boa mesmo? Ou ela quer algo dele?
Enfim, enquanto essas dúvidas ainda pairavam na minha cabeça, eu conseguia ver o quanto era complicado ficar ao lado de Justin.
A cada dia que passa mais peças o destino lhe prega. Uma pior que a outra. E com seu cachorro imaginário, Justin vai passando por tudo, nem sempre ileso, mas ainda vivo.
"Podia sentir a horrível e branda
sensação de respirar em sua
orelha como uma mariposa
empoeirada que se debatia."
Pag. 77
Esse livro quase me levou à loucura! Passou de tudo pela minha cabeça. Esquizofrenia, psicose, depressão, síndrome do pânico, carência, insegurança, adolescência difícil, ausência dos pais... tudo isso junto... outra coisa...
Em nenhum momento a autora dá uma dica, pelo contrário, ela faz com que o leitor sofra com o personagem e queira ajudá-lo de alguma forma, mesmo sem saber como.
É narrado em terceira pessoa com o ponto de vista principalmente de Justin, mas com pinceladas em outros personagens. E o mais ilógico, o 'destino' aparece algumas vezes com uma narrativa em primeira pessoa que faz arrepiar e confundir ainda mais.
Não tem como não se sentir preso ao livro e perseguido o tempo todo. Como se o meu 'destino' estivesse espreitando por trás de mim lendo comigo e rindo de mim. Nervosismo demais.
A autora tem o poder de te pegar pelo pescoço e te jogar dentro das páginas e te fazer viajar. Por isso gosto dela!
Quando terminei de ler e vi a capa, tudo fez muito mais sentido e ela se tornou perfeita; e não só bonita como eu tinha achado quando vi o livro. A cor negra, o cachorro, a janela, a máquina fotográfica, e tudo isso desenhado ficou maravilhoso. Poucas vezes vi uma capa tão significativa.
A diagramação é como devia ser. Perfeita!
Se você não leu nada da autora, recomendo que leia. Leia este. Mas prepare-se para ficar chocado, odiar, amar e ter todos os sentimentos possíveis em um único livro.
Gosto disso! Gosto muito disso!!
Leia!
Já fiquei perturbada só de ler sua resenha. Menina, deve ser uma viagem daquelas!!!!Mas poucos autores em esse poder, de nos remeter pra dentro da história realmente. Com os sofrimentos, angústias e dúvidas dos personagens! Já me apaixonei por David, não me pergunte porque. Talvez eu vá odiá-lo quando ler. Sei que me encantei com esse lance do desconhecido, do sofrimento interior do personagem e de quem o cerca.
ResponderExcluirLeitura desejada demais!
Um beijo
Alê, querida, por isso não consigo viver sem os blogs literários que se empenham nas boas resenhas. Por conta dessa sua apaixonante opinião é que o livro saiu da categoria Capa Fofa para a minha lista de desejados. Eu lá ia imaginar que dentro dele tivesse algo assim, pra me inquietar, me atormentar, me colocar no lugar do protagonista? Essa habilidade é o que mais admiro num escritor: me fazer ver, pensar e sentir como o personagem, aproximando-o de mim e me fazendo procurar soluções para seus problemas e conflitos.
ResponderExcluirDez pra você. Dez pro livro.
BEijo!
Ler para divertir
As Meninas que Leem Livros
Gente, amo livros com essa pegada psicodelica ahauhhauhau
ResponderExcluirTa, agora eu quero ele, e um mix de sentimentos assim? É dificil um autor que consiga fazer algo assim e saia bom.
Adorei a resenha
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Olá, Lê. Difícil entrar no seu blog e não sair com um livro desejado. rs
ResponderExcluirNovamente, gostei bastante da premissa e da resenha e, certamente, leria esse livro.
Nunca li nada da autora, mas achei a premissa tão original e tão forte que me ganhou.
Vai para a minha lista de futuras leituras.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho
fico te imaginando lendo esse livro rsrs deve ter surtado tentando descobrir o que há por trás!
ResponderExcluirnão me senti atraida, mas também nesse momento meu foco está na lista de desejados rsrs
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Meo Deeeooosss!
ResponderExcluirParecemos loucas dizendo que um livro com um tema assim é perfeito! kkkkkk
Paremos apaixonadas pelo medo e pela psicose alheia!
Le, fiquei super, hiper, mega, blaster curiosa!!!
Adoro esse negócio de entrar na cabeça dos outros! Acho que isso deixa a gente meio perturbada viu! kkkkk
Aiii quando vamos ler algum romance achamos chato! Isso acontece muito comigo e com minha amilga Lara do "Magia Literária"! kkkk
Tenho que ler ele!!!! O.O
Beijokinhas da Gii!
http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/
Adorei a resenha. Gosto quando o livro nos deixa tão presos que não conseguimos descobrir o fim e quando este se apresenta, caí como uma bomba! Adorooooo isso. Não li nada dessa autora ainda. Seguirei a sua dica e o lerei em breve. Bjoks da Gica.
ResponderExcluirumaleitoraaquariana.blogspot.com
Nossa, parece muito intrigante esse livro, hein! Adoro obras que te fazem viajar na história, te envolvem de tal forma que é como você fizesse parte dela. Colocarei na minha lista de desejos! ;)
ResponderExcluirPrimeira coisa que me chamou atenção: A CAPA! Diferente de muitas outras e que dá vontade de ver "qual é a do livro". A história me deixou com vontade de ler, parece um sonho louco de um garoto com um cachorro imaginário que muda totalmente de pessoa, e como adoro histórias viajadas, acredito que é mais um anotado aqui pra que eu veja em breve em alguma livraria pra comprar *-*
ResponderExcluirOi Leleeee <3 Estou querendo muito ler esse livro, tipo, prioridades na hora das compras. Agora com sua resenha, irei correndo comprar. Sério! Desde que via a capa e esse título, uma instigação enorme veio em mim hahaha Adorei sua resenha! Bjs <333
ResponderExcluirMuitoo boa a resenha.. Super curiosa pra ler *-*
ResponderExcluirnossa... sua resenha, lele, me deixou mt aflita. fiquei morrendo de vontade de conhecer o livro, de sentir td isso... de querer ajudar o Justin na minha imaginaçao, tb!!
ResponderExcluirUauuu...mais um livro para minha listinha, é muito bom ler as resenhas, faz com que nos tornemos formadores de opiniões.
ResponderExcluiruaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau amei :o quero ler *-------------*
ResponderExcluirAhhhhhh sua resenha ta Ó.T.I.M.A!! Só me motivou mais comprar ele *-*
ResponderExcluirAmei. Curiosíssimo com a história.
Beijos, adorei o blog :D
http://www.umsonholiterario.com/
Caramba, muito boa a resenha, fiquei muito curiosa a respeito do livro e quero muito ler. Nunca li nenhum livro dessa autora e quero conhecer sua escrita e sentir todas essas sensações que você sentiu.
ResponderExcluirQuero ser levada a loucura também! Rsrs
Beijos, seu blog é lindo! ^^
O nome me parece bem apropriado para tanta descrição de sentimento, mudanças que David quer e resolve fazer... gostei do livro desde o início mas confesso que achava que se tratava sobre outro assunto.. curiosa pela história...
ResponderExcluirBjsss
Adore a frase "Em vez de adormecer, ele ficou olhando e olhando para ela como se ela fosse tudo de que precisava até o fim dos tempos." achei ela tao linda me chamou super atençao
ResponderExcluirNossa! fiquei muito curiosa para saber o desfecho dessa história depois de ler sua resenha, e quero entender essa capa do livro que parece realmente sem nexo ! Sinto que preciso conhecer essa autora com urgência!
ResponderExcluirNão conhecia nem a autora nem o livro. Mas gostei bastante da resenha. Acredito que valha a pena a leitura.
ResponderExcluiramei a resenha... Um livro diferente dos outros. Quero mt ler.
ResponderExcluirO livro parece ser muito emocionante, não é meu gênero favorito mas foi algo que me chamou a atenção e me deixou instigado a lê-lo, adorei a resenha e espero me aventurar nesse livro em breve!!!
ResponderExcluirLivro que mexe com o psicológico é tipo... <3
ResponderExcluirA sua resenha me deixou muuuuuuito curiosa! Eu não tinha lido nada sobre esse livro ainda e gostei bastante da ideia. Fiquei com medo também "Como se o meu 'destino' estivesse espreitando por trás de mim lendo comigo e rindo de mim." kkkkk espero não ficar doida enquanto eu leio x.x
Beijos e uma Boa semana
xoxo
Adorei!!! Já estava interessada e agora estou surtando de vontade de ler esse livro.
ResponderExcluirAdoro temas que me fazem pensar, esses que no final, me deixam a sensação de que aprendi mais do que o esperado... ansiosa
*-*
ResponderExcluirAdoro livros que fazem q gente realmente vivenciar todos os sentimentos possíveis! Nunca li nada da autora e fiquei curiosa para conhecê-la, apesar de saber que vou ficar louca com esse negócio de sentir o destino me espreitando e rindo de mim! Amo quando uma capa se mostra completamente perfeita quando a gente termina a leitura, que bom que isso aconteceu. Quero muito ler!
ResponderExcluirNossa Lele!
ResponderExcluirFiquei até arrepiada, juro!
Que resenha intensa...
Quando comecei a ler, achei que seria um livro de dupla personalidade, daí fui lendo e fiquei um tanto confusa quanto ao que realmente esperar do personagem...
Como fugir do destino?
Fiquei bem curiosa em poder acompanhar o que acontece a David/Justin.
cheirinhos
Rudy
Nossa que resenha ótima!
ResponderExcluirFiquei muito ansiosa para ler o livro, gostei bastante, me cativou! Já estava querendo ler, depois de ler sua resenha não vejo a hora rsrs. Beijos
Me parece ser um livro muito interessante, após a leitura da resenha, pois, confesso, pela capa, muito provavelmente não compraria, pois não achei-a interessante. Mas como vc disse que depois de lê-lo, ao ver a capa, tudo fez sentido, me deixou curiosa para ler!
ResponderExcluir