#DicaDeLivros - Síndrome de Asperger

Semana passada eu postei sobre livros que eu desejo no momento e que eu tinha certeza que vocês iriam curtir e desejar junto comigo. E como foi um post que teve muitas visualizações e comentários, percebi que vocês gostam dessa coisa de dicas de leituras e tal, rsrs. Não que eu não faça isso aqui no blog, já que é só disso que se fala por aqui,... mas vocês entenderam, né? Acho que sim :)


Então, resolvi fazer por algumas sextas-feiras, lista de 5 livros com algum tema específico, ou que traga o tema em seu enredo.

Pra começar escolhi o Autismo, ou melhor, Síndrome de Asperger. Tenho verdadeira fixação por este tema. Adoro ler livros que trazem personagens que tenham algum grau de autismo... Acho super válido e nunca é demais mostrar essas pessoas para aqueles que se julgam "normais".


Então vamos lá para minhas indicações:








Primeiro da minha lista não poderia ser outro... Eu simplesmente amei muito esta leitura!! Já foi resenhado por mim aqui no blog CLIQUE AQUI E CONFIRA


Sinopse:  Rosa Howard tem quase 12 anos e é obcecada por regras, especialmente as da língua – um sintoma de seu diagnóstico de autismo. Nem todos entendem bem as obsessões de Rosa e tudo que a torna diferente. Suas professoras, as outras crianças e até mesmo seu pai – uma figura distante, apesar do convívio diário – têm muitas dificuldades em lidar com ela. Felizmente, seu querido tio Weldon e sua cachorra Poça estão sempre presentes. Porém, quando uma tempestade terrível atinge a cidade onde Rosa vive, Poça desaparece. Então precisará encontrar sua cachorra, mesmo que isso signifique quebrar sua rotina.... Uma narrativa poderosa e emocionante, contada de forma brilhante através dos olhos de uma menina autista.














"Passarinha" é outro livro muito emocionante. Só de lembrar já fico com o coração transbordando... Vale a pena conferir a resenha, CLIQUE AQUI.


SinopseNo mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai - a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.

Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.

Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.

* VENCEDOR do National Book Award, 2010
* FINALISTA do Redbridge Children's Book Award (Reino Unido), 2012
* FINALISTA do UKLA Award (Associação Literária do Reino Unido), 2012
* VENCEDOR do International Reading Association Award, 2011
* VENCEDOR do Crystal Kite Award, 2011
* HONRA AO MÉRITO do Golden Kite Award, 2011
* VENCEDOR do Southern Independent Booksellers Award, 2011
* OBRA NOTÁVEL PARA CRIANÇAS da American Library Association's, 2011
* MELHOR ROMANCE PARA JOVENS da American Library Association's, 2011
* OBRA EXTRAORDINÁRIA no Bank Street Best Children's Books, 2011
* OBRA NOTÁVEL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, Capitol Choices, 2011
* VENCEDOR do Dolly Gray Children's Literature Award, 2012


















"O Projeto Rosie" não só traz o Don, um personagem com Síndrome de Asperger, como é muito divertido por conta da incrível Rosie. Também adorei a leitura!! CLIQUE AQUI E CONFIRA A RESENHA. E este livro está pra chegar aos cinemas em breve. Não vejo a hora de poder ver o Don nas telonas ♥


Sinopse:  Com humor fino e inteligente, O Projeto Rosie conta a história do professor de genética Don Tillman, segundo o jornal The Guardian, um personagem para entrar para a história da literatura. Na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais do que o questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E quando Rosie Jarman surge – um exemplar totalmente inadequado de parceira –, o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser as novas regras. O livro de estreia do australiano Graeme Simsion teve os direitos vendidos para mais de 30 países, e vai se tornar filme, com produção da Sony Pictures.













Este livro eu AINDA não li, mas ele já me foi altamente recomendado por várias pessoas que sabem muito bem do que eu gosto. Portanto, é claro que vou ler!


Sinopse: O ESTRANHO CASO DO CACHORRO MORTO é um livro original, bem escrito e envolvente. Uma história de mistério e descobertas como nenhuma outra. Haddon convida o leitor a embarcar ao lado de Christopher em uma emocionante viagem que vai virar o mundo do jovem de cabeça pra baixo e cativar o leitor até o fim.










Este livro é muito difícil de encontrar, mas sou doida pra lê-lo. Inclusive está na minha lista de desejados. Acho essa capa tocante demais... fala sério, não dá vontade de pegar esse garoto no colo?

Sinopse:  Olhe nos meus olhos é a tocante e bem-humorada narrativa de alguém que cresceu com a Síndrome de Asperger numa época em que esse diagnóstico não existia. Desde criança, John Robison tinha dificuldades em relacionar-se com outras pessoas. Na adolescência, os problemas se agravaram e apenas aos 40 anos Robison foi diagnosticado, por um atento terapeuta: era portador de uma forma de autismo chamada síndrome de Asperger. Essa súbita compreensão transformou a maneira como Robison se via - e como via o mundo.








Espero que tenham gostado da minha lista. Volto semana que vem com outra... Se você deseja dicas de algum tema específico, não exite, deixe logo nos comentários para que eu possa programar uma postagem bacana pra você ;) Ok?

Até mais!!














a Rafflecopter giveaway




















6 comentários

  1. Nossa, que super tema!
    E começar um especial assim é pra judiar.
    De todos os livros citados, eu só li e tenho O Projeto Rosie(que aliás, amei). Mas morro de vontade conhecer Passarinha e Como Procurar um Cachorro Perdido.
    Confesso que não conhecia Olhe Nos Meus Olhos,mas fiquei intrigada com a capa que é um tapa na fuça.
    Se tiver oportunidade, quero muito poder conferir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Essas dicas estão ótimas. Ainda não tive a oportunidade de ler nada nesse tema, mas já encontrei resenhas e comentários de alguns desses livros citados e despertaram muito minha vontade de ler.
    Leituras que trazem uma grande reflexão e aprendizado.
    Obrigada pelas dicas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lelê!!
    Gostei muito da indicações dos livros!! Ainda não li nenhum dos livros citados e também nunca li nenhum livro com tema de Síndrome de Asperger. Mas fiquei muito curiosa para conhecer um pouco mais sobre o assunto.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Lê!
    Sempre boa ideia aprendermos mais sobre livros e indicações nunca são demais.
    Gosto de livros que trazem distúrbios psicológicos, sejam eles quais forem e a Síndrome de Asperger merece mesmo destaque.
    Não li ainda nenhum dos livros, mas já anotei aqui, obrigada.
    Um final de semana esplendoroso!
    “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. tenho uma vontade imensa de ler passarinha, a trama tem uma sensibilidade que cativa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Lelê!!
    Gostei mtos das indicações, alguns eu já conhecia, outros só tinha ouvido flar o nome, anotei td!
    Bjs!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo