Resenha: The 100 - Os Escolhidos


Título: The 100 - Os Escolhidos

Autora: Kass Morgan

Páginas: 286

Editora: Galera Record



COMPRE AQUI: BUSCAPÉSUBMARINOAMERICANAS










     "De acordo com a lei da Colônia,
adultos eram executados imediatamente
após a condenação e menores eram
confinados até completarem 18 anos,
quando recebiam a última chance de se defenderem."
Pag. 8



     É desta maneira que a história começa.

     A Terra não existe mais. Depois de uma Guerra Nuclear, quem sobreviveu está vivendo em uma nave no espaço. A Nave tem quase tudo que tinha na Terra. Plantações, água, uma ração que eles chamam de comida, e uma divisão de classes sociais, bem parecida com as castas. Enfim, tudo regido a mãos de ferro pelo Chanceler.

     
" - Se soubesse que você estava tão
desesperado para ver a Terra, eu
poderia ter conseguido que você se
juntasse à segunda expedição. Assim
que determinássemos que era seguro."
Pag. 21


     De acordo com a Lei de Gaia, que é a lei que rege essa população, os menores condenados por algum crime tem uma chance de se defenderem ao completarem 18 anos. Porém a nave vem enfrentando alguns problemas, para alguns moradores da nave isso é só um boato, mas para outros é a realidade. E assim o Chanceler determina que 100 condenados irão para um expedição na Terra. Para saber se a Terra já pode ser habitada, ou seja, se não puder eles com certeza morrerão devido aos gazes tóxicos que ainda podem existir. Eles não foram escolhidos, eles foram quase condenados.

     Em todos eles é colocado uma pulseira que irá medir o sangue, batimentos cardíacos, tudo para avaliar a saúde deles enquanto estiverem fora da nave.

     Entre os 100 escolhidos está Clarke, uma aprendiz de médica que está presa, mas que o motivo da sua prisão só será revelado no fim do livro.

     Também vamos conhecer Wells, o filho do Chanceler. Wells quando soube que sua amada era uma das expedicionárias, não pensou duas vezes antes de cometer um crime para ir com ela para a Terra, para protegê-la de qualquer perigo, ou até morrer ao seu lado.

     Bellamy também está indo para proteger uma pessoa. Octavia, irmã de Bellamy é a condenada. Ele é a única pessoa de toda a nave que tem uma irmã. Ter filhos é algo complicado na nave, tem que ter autorização. A mãe de Bellamy infringiu uma das Leis de Gaia quando escolheu ter mais um filho e pagou o preço, e agora é Bellamy que tem que dar a vida para proteger sua irmã.
     No dia da viagem ele cometeu um crime para poder ir para a Terra e cuidar de Octavia.

     Glass, outra condenada, na hora da confusão causada por Bellamy ela consegue fugir e ir encontrar seu grande amor para pelo menos se despedir e explicar à ele sobre seu sumiço. Porém quando ela chega para encontrar seu amado Luke, ela descobre que ele seguiu adiante, que está vivendo sua vida. Grande decepção! E agora?
     Ela não embarca. Ela fica na nave.


" - Vocês receberam uma oportunidade sem
precedentes de deixar o passado para trás.
- dizia o Chanceler. - A missão em que vocês 
estão prestes a embarcar é perigosa, mas
sua bravura será recompensada. Se vocês
tiverem sucesso, suas infrações serão 
perdoadas e vocês serão capazes de 
começar novas vidas na Terra."
Pag. 27


     A premissa é incrível como vocês podem ver. A história é boa, mas a autora não me convenceu com seu jeito de escrever.

     A narrativa é em terceira pessoa pelo ponto de vista desses quatro personagens em capítulos alternados.

     Ou seja, vamos acompanhar a vida de Bellamy, Clarke e Wells na Terra, enquanto Glass vai contando detalhes e momentos que ela vive e viveu na nave.

     O quê me incomodou? 

     A autora optou por revelar os segredos dos personagens aos poucos. A cada capítulo vamos acompanhar a vida deles no presente e vários flash backs. Isso é o que me cansou. Em todos os capítulos os personagens ficam contando o passado. Ao mesmo tempo que é legal, também é chato. Foi uma maneira arriscada de escrever, quase ousada. Para alguns pode ser interessante, mas para mim não funcionou.

     O fato de a autora ter deixado Glass na nave foi ótimo, pois, como este livro é introdutório para a série, Glass foi muito importante para que o leitor pudesse saber mais como é a vida e como funciona a divisão das classes, assim como as regras impostas pelo Chanceler, tudo isso foi muito interessante. 


"Aquele era o primeiro pôr do sol que
humanos testemunhavam em três séculos,
e ele estava assistindo a tudo sozinho."
Pag. 67


     O livro ainda termina em um cliffhanger daqueles de deixar a nuca arrepiada.

     A capa está bonita, gostei dela. A diagramação é simples e bem feita. Encontrei alguns errinhos, mas nada que atrapalhe a leitura, de maneira nenhuma. 

     Não sei se vou continuar a ler a série, preciso pensar... Pois ao mesmo tempo que a premissa, o mundo distópico e os personagens são muito bons, é a narrativa que me incomodou. Esse vai e volta não me ganhou. 

     Bem, eu recomendo que você leia. Talvez você não se incomode, talvez você até goste dos flash backs. Vale a pena você conhecer a obra e ter sua opinião. Talvez possamos debater isso, que tal??



11 comentários

  1. Por enquanto eu vou ficar com a série, acompanhar a primeira temporada e ver no que dá. Sei que são obras distintas, inclusive nos próprios personagens, mas o livro ainda não me convenceu a ponto de eu colocá-lo a frente de outros.

    Multiverso X

    ResponderExcluir
  2. Não ando vendo muita série mas já os livros distopicos são minha paixão, vamos ver o que o pessoal ainda vai falar por que tenho tantos livros pra ler que os novos não estão na minha lista de desejados mesmo gostando muito.

    ResponderExcluir
  3. eu fiquei sabendo do livro pela série, mas confesso que não me animo muito a ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,Le!
    Comecei a pouco a leitura deste livro e sinceramente, se a autora seguir por esse caminho que você trilhou não sei se a leitura irá me agradar. Não quero criar expectativa alguma, mas estou bem receosa, pra falar a verdade. Li muitas críticas ruins a seu respeito. Bem, é isso. Vamos ver se me convence. Bela resenha!

    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii Lele..
    Amiga, acho que ficou só na fama essa história... desde que este livro chegou, em todas as resenhas que li foram feitas muitas críticas.. Aii eu detesto livro preso ao passado... a história tem que ir pra frente oras...hehe
    Não sei, não tenho esse livro e acho que não compraria...

    Beijoss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lele! Eu gostei do livro, estava assistindo a série e optei por ficar somente na leitura, o que senti falta foi de maiores explicações sobre as divisões na nave e como as coisas chegaram aquele ponto, espero que isso venha nos próximos volumes.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. eu faço a pergunta p vc: prefere série ou livro?
    Acho muito melhor em livro do que série, pq muda muita coisa né?
    Mas vou ver a série e ver o que dá né?
    Resenha muito boa, parabéns! to curiosa em ler e ver série!

    ResponderExcluir
  8. Eu solicitei esse livro pra editora porque fiquei empolgada com a série e queria ler antes de ver, mas pelo que to vendo não vai ser tão bom assim. A sua já é a terceira negativa que leio, uma pena, pois como você disse, a premissa é bem interessante.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lelê!
    Eu achei o enredo super interessante, que pena que você não curtiu a narrativa, quando os personagens ficam o tempo todo falando do passado acabam não vivendo o presente rsrsrs... mas pelo visto os roteiristas da série conseguiram aproveitar bem a trama, vi os primeiros episódios e estou gostando bastante.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  10. Ok, ja li uma resenha elogiando e outra negativa, e agora essa que também é meio negativa, to pensando muito sobre esse livro, e pelo jeito a leitura vai ser adiada, mas vou ver a serie, que ouvi dizer que é muito boa, comparado ao livro

    ResponderExcluir
  11. Fiquei com muita duvida se lia esse livro ou não, acompanho a série e gosto muito e não queria "estragar" isso. É a segunda resenha que leio sobre e as duas estão mais pra negativas do que positivas, acho que não vou ler não hahaha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo