#FaleContraOAbuso




















Ano passado eu falei no blog sobre a Aracelli, uma menina de apenas 8 anos que foi assassinada violentamente em 18 de maio de 1973.

Vinte e sete anos depois de sua morte, Aracelli virou o símbolo de uma causa. A data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo congresso nacional.

E em 2014 a Editora Valentina veio com uma proposta muito boa e acessível para todos: FALAR, falar sobre o abuso é o primeiro passo para se proteger ou se curar.

O livro FALE! escrito pela maravilhosa autora Laurie Halse Anderson traz todo o sentimento de uma jovem que esconde sua dor por vários motivos. Vergonha? Medo?

Seja o que for, FALAR é sempre melhor!!


Por isso a editora e o blog te convidam a passar isso pra frente, você fala e todos falam. Use a #FaleContraOAbuso.




Pra quem não conhece o livro Fale!, a resenha está aqui novamente. Porque é sempre bom relembrar, ou mostrar pra quem não conhece.





Resenha: Fale!


Título: Fale!

Autora: Laurie Halse Anderson

Páginas: 247

Editora: Valentina




Compre aqui:  SARAIVA









     Ficaria estranho se eu dissesse que este livro me deixou sem palavras? Fale! me deixou perplexa.



"Fugir fugir fugir. Por que é que não corri
desse jeito quando era uma 
garota-falante-não-despedaçada?"
Pag. 117
 
 
 
     Laurie Halse Anderson tem uma maneira de narrar que é surpreendente! Em Fale! ela mostrou isso novamente.

     Melinda é uma garota de treze anos que está iniciando o ensino médio. Ela não tem nenhum amigo, suas antigas amigas nem olham pra ela, ela sofre bullyng  e suas notas vão de mal a pior. Além disso ela vem se tornando uma adolescente arredia, passa a maior parte do tempo trancada no quarto e não fala. Ela só diz o que é necessário, raramente responde o que lhe é perguntado, sem sorrisos. 
 
  
"Eu sei que os parafusos da minha cabeça
estão meio soltos. Quero ir embora,
pedir transferência, me mandar
daqui em velocidade de dobra
espacial para outra galáxia."
Pag. 67



     Alguns dias antes do início das aulas, Melinda mentiu para seus pais e foi com sua melhor amiga à uma festa. Nesta festa uma coisa terrível lhe aconteceu, e a partir daí sua vida começa a desmoronar.
 
      Por mais que Melinda queira, ela não consegue se abrir com ninguém. A dor e a angústia a sufocam. Ela se fecha completamente. 

     Ela só tem treze anos, uma menina ingênua e inexperiente, ela nem consegue entender direito o que aconteceu, mas sabe que está se machucando.
 
     Como o livro é narrado em primeira pessoa, podemos acompanhar todos os pensamentos de Melinda. Sua dor é grande, seu medo é apavorante e seu humor é ácido. 

      Melinda é incrível!
 
      A superação e o crescimento da protagonista é emocionante. A autora conseguiu me transportar para dentro da mente da personagem, e eu consegui sentir seu medo e sua depressão, e fiquei emocionada com isso.

      É uma leitura que realmente toca o coração.
 
      Achei a capa bonita assim que o livro. Depois que li, a capa fez todo sentido, e ela se tornou linda!! A diagramação está perfeita. As divisões dos capítulos é feita de acordo com as quatro avaliações do ano letivo. Quatro bimestres, quatro capítulos; e no início do capítulo o desenho de uma árvore. A numeração das páginas também é decorado, ou seja, maravilhoso!

      Realmente amei a leitura e recomendo com certeza!!






 
Esta resenha foi postada no dia 23/09/2013 - Clique aqui



Compartilhe essa ideia. Faça parte da campanha!!



http://ow.ly/wACvt


6 comentários:

  1. muito importante essa ampla divulgação, esse livro e a iniciativa da editora são louváveis
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito desse livro e acho que a divulgação é super válida, quantas meninas passam por isso sem ter com quem falar.

    ResponderExcluir
  3. Gente! To encantada com esse livro, essa iniciativa dela me deixou sem palavras.Quero esse livro pra já.
    Beijinhos!!

    www.r-nuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho muito bacana esse tipo de atitude, e é bom ver que as editoras estão investindo nisso. Não de forma desonesta apenas para vender seu livro usando de algo sério, mas realmente incentivando a causa. Que atitudes assim se multipliquem cada vez mais.
    A Neyla quer bastante esse livro, ela gostou da escrita da autora e de como ela aborda temas difíceis desde Garotas de Vidro, tá na minha lista de presentes surpresa para dar um dia XD

    Multiverso X

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana ter esse livro para nós vermos que temos nos abrir e não ficar guardando dentro de si mesma p sempre, e isso sufoca muito. É um caso muito sério e doloroso, mas se abrir, fica mais livre, leve, solta... Muito bom ter esse livro! está de parabéns!! to kerendo muito esse livro!

    ResponderExcluir
  6. Oie.

    Acho bacana estas campanhas da Ed. Valentina.
    Ainda mais por abordarem assuntos sérios que todos deveriam parar para refletir.
    Muita gente fica muda diante de abusos, tanto quem sobre com, quanto quem vê.
    Se houver uma conscientização maior, mais gente vai ter coragem para se abrir e gritar seu socorro. Isso é muito importante.

    Eu li o livro Fale! e ele aborda e retrata muito bem este assunto.
    Este deveria ser um livro obrigatória a todos!

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...