Divulgação: Tordesilhas

Amores!!

Este livro é o lançamento da editora Tordesilhas. E sinceramente, achei essa história incrível. Uma viagem interior das boas!!

Confira:


 
Sinopse:

Contado em primeira pessoa, Partir acompanha a trajetória do narrador, um homem sem amarras que preza pela liberdade individual e sai em viagem pela América Latina com o objetivo final de chegar ao Alasca. No caminho, conhece figuras inusitadas, enquanto faz digressões e reflete sobre sua vida.
Escrito ao longo de três anos, este é o terceiro livro publicado por Paula Parisot, que lançou pela Companhia das Letras A dama da solidão, coletânea de contos finalista do Prêmio Jabuti, e pela editora Leya o romance Gonzos e parafusos, para o qual criou uma performance





Se o homem não pode decidir onde nascer, deve então escolher onde morrer. Em Partir , um homem cujo nome e idade não conhecemos escolhe o seu destino: o Alasca. Ele não tem ocupação fixa, nunca se casou e não teve filhos. Um dia decide que é hora de partir. Consegue emprestado o carro de um amigo, com o qual deixa Jack Kerouac, seu marreco de estimação e única companhia, aluga o quarto e sala em que vive, no Rio de Janeiro, e põe o pé na estrada. Errático, toma o rumo do sul, seguindo primeiro para o Uruguai e a Argentina, depois Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, de onde atravessaria para o Panamá para seguir viagem até a imensidão branca do Alasca. Ao esticar o caminho, estaria ele tentando alongar o prazer da viagem ou evitar a frustração de, no fim, não conseguir encontrar aquilo que procurava?
Enquanto viaja, o herói-narrador fala de comida, de alegria, de sofrimento e de amor – afinal, essa é a vida do homem. Conhece o melhor e o pior do continente. Encontra um assassino de obesos, guerrilheiros das Farc, um traficante de arte pré-colombiana, uma astróloga e uma adolescente que já matou por amor – gente que vai deixando nele um pouco de si e levando consigo um pouco dele.
Artista múltipla, além da palavra Paula se utiliza de outras artes para se expressar e criar seu universo ficcional. Em Partir , a história é contada também pelos desenhos que a autora fez com carvão, grafite e nanquim. "Desenhar é como escrever através de símbolos e hieróglifos que não sei decifrar muito bem. Algo que me permite falar diretamente do inconsciente", Paula explica. E a obra merecerá ainda uma série de performances , por meio das quais a autora pretende discutir o processo de criação de um livro e o modo como ele pode adquirir múltiplos significados quando em poder do leitor. "A performance é efêmera. O livro é eterno. No entanto, ambos só existem a partir do momento em que há um leitor ou uma audiência, que traz a sua experiência de vida – social, econômica, cultural e psicológica – para aquilo que é apresentado." A primeira performance está programada para acontecer no México, em novembro, durante a Feira do Livro de Guadalajara, quando Partir será lançado em espanhol pela editora Cal y Arena.


Sobre a autora:

Paula Parisot nasceu no Rio de Janeiro e se graduou em desenho industrial pela PUC. Cursou mestrado em belas-artes, na New School University, em Nova York.Além de Partir , Parisot também é autora de A dama da solidão (Companhia das Letras, 2007), livro de contos finalista do prêmio Jabuti 2008, e do romance Gonzos e parafusos (Leya, 2010).




E aí? Gostaram?? 

Bjkasssss

8 comentários

  1. Oi lindona!
    Não é muito o meu estilo, mas curti a sinopse e a capa (que é bem diferente).
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente o livro é muito interessante!
    Faz sentido...rs se não podemos escolher onde nascer(que pena), ao menos deveríamos ter a chance de decidirmos onde morrer...(ah...o sul do país)
    Me lembrei de um filme..Na Natureza Selvagem...pela busca do personagem, pela liberdade e reflexões que ele passa ao longo da história.
    Com certeza, é um super lançamento!!

    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. A sinopse desse livro não me chamou a atenção. Aguardo pela resenha.....

    ResponderExcluir
  4. Gostei da temática do livro, gosto muito de livros e filmes sobre viagem, que exploram outros lugares e culturas, então com certeza eu irei gostar desse livro, caso tenha a oportunidade de lê-lo. A autora tem um bom "currículo", então deve ser muito boa, apesar de eu não conhecer suas obras anteriores. Enfim, é um ótimo lançamento, gostei da capa e da sinopse e se for possível certamente lerei. ;D

    ResponderExcluir
  5. a capa não me atraiu, mas a sinopse sim
    quando quiser passe no meu blog, sua presença e de seus leitores é sempre bem vinda! http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu gosti. A sinopse me chamou atenção. Esse pensamento de escolher onde pode partir... Há uma poesia nisso sabe? Até uma filosofia. Altas expectativas, vamos ver se a resenha me convence ainda mais.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, parece ser muito bom *--*
    Nunca tinha nem ouvido falar dessa editora :X
    Quem sabe depois de algumas resenhas eu não dê uma chance :D

    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo