#Resenha: O Amor nos Tempos do Ouro

  

Título: O Amor nos Tempos do Ouro

Autora: Marina Carvalho

Páginas: 328

Editora: GloboAlt

Skoob

Resenhado por: Neyla Paula


COMPRE AQUI: SUBMARINO, SARAIVA,  FNAC,  BUSCAPÉ,  AMAZON
















    Sou uma apaixonada por romances de época faz muitos anos, desde a época dos saudosos Clássicos Históricos da extinta Nova Cultural. Lia um por semana e sempre acabava querendo mais. 

      O tempo passou e fiquei ainda mais feliz quando percebi que grandes editoras resolveram investir neles. Mas sentia falta de um romance que se passasse aqui no Brasil, afinal nossa história é tão rica que poderia ser aproveitada como cenário para um romance dos bons. E eis que surgiu O Amor nos Tempos do Ouro, livro de uma das minhas autoras nacionais preferidas e que me deixou em polvorosa. Comecei a ler com expectativas altíssimas e não me decepcionei.

     Cécile é uma jovem francesa que viu seu mundo virar de pernas para o ar após perder toda sua família em um trágico acidente. Sozinha no mundo e aturdida pela perda daqueles que tanto amava, ela é obrigada a vir para o Brasil ficar com o tio que ela mal conhece. Com o coração enlutado, a cabeça confusa e uma enorme dor, ela ouve do tio, um senhor ambicioso, que precisa casar-se e que até já lhe conseguiu um noivo.

     Acontece, que Cécile sempre quis se casar por amor e não ter um desses casamentos arranjados tão populares na época. Pra piorar sua situação, o noivo arrumado pelo tio é um homem muito mais velho que ela e conhecido por ser um homem violento. Infelizmente parece não lhe restar nenhuma outra opção a não ser aceitar aquele destino cruel que a espera. Porém, tudo muda quando Fernão aparece em sua vida.

     Designado por Euclides, futuro marido de Céile, para levá-la em segurança até sua fazenda em Minas Gerais, Fernão é um homem aparentemente rude e que já fez muitos trabalhos sujos para sobreviver. De imediato ambos não se dão bem. Ele te uma visão um tanto distorcida dela e ela o acha um grosseiro (e nesse ponto, preciso concordar com ela). Contudo, com o passar do tempo eles vão descobrindo a verdadeira natureza de cada um e o inesperado acontece: se apaixonam. E é aí que a trama começa a desenrolar já que Fernão fará de tudo para salvar sua amada do destino que lhe é reservado.

     Ambientada no século XVIII, O Amor nos Tempos do Ouro é um romance muito bem escrito e com uma narrativa de tirar o fôlego. A autora teve todo um cuidado na hora de inserir fatos históricos e é perceptível toda pesquisa feita para criar esse romance tão encantador.

     Me apaixonei de imediato por Cécile, que apesar da aparente fragilidade, é forte e determinada. Não foram poucos os sofrimentos passados por ela, mas não pensem que em algum momento ela sucumbiu? A cabeça erguida e a esperança no coração sempre se fez presente e foi impossível ficar imune a seus muitos encantos. Já Fernão é aquele tipo de homem que exala segurança por todos os poros. Apesar de nunca ter cometido suas falhas no passado, nota-se que é um homem de princípios, dotado de um forte senso de caráter e que faz o possível para honrar sua palavra. Juntos eles formaram um dos casais mais lindos da literatura e entrou para o meu rol de queridinhos. 

     O livro mexeu muito com as minhas emoções, especialmente quando Euclides entrava em cena. A crueldade desse homem não tinha limites e por diversas vezes me senti mal lendo as coisas que ele fazia com os escravos de sua fazenda. Foi agonizante ler tudo aquilo, principalmente porque sabemos que a escravidão existiu e que os castigos executados eram iguais, e muitas vezes piores, aos retratados por Marina. Um misto de raiva, tristeza,dor e revolta, me acompanharam todas as vezes que esse senhor desprezível aparecia.


     A leitura é rápida e envolvente, as páginas praticamente viram sozinhas e quando termina fica aquele gostinho de quero mais. Os protagonistas são maravilhosos e os personagens secundários, que foram tão bem construídos quanto os principais,  abrilhantaram ainda mais essa trama. Os fãs de um bom romance de época precisam ler esse livro. Recomendo!




























7 comentários

  1. Eu também sou fã de bom romance de época. E isso das editoras investirem nesse gênero, sempre nos deixa com lançamentos bons!
    É a segunda resenha que leio sobre este livro e a personagem forte e determinada, é o ponto alto da história. Chega de mocinhas "mimimi", né?
    Quero muito ler e ler os detalhes que sempre histórias assim,nos trazem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii Neyla! Estou aqui babando com a sua resenha..Coisa mais linda!
    Amooo amooo romance de época, pra mim são os melhores...
    Já qro né! Livro perfeito!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Neyla, tudo bem?

    Você por aqui também.....muito bom....vou te falar que eu ainda não conhecia esse livro, mas pela sua resenha vejo que o livro é muito bom, gosto de romance de época e agora sou obrigado a adicionar na minha listinha de desejados....kk....bjsss.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Neyla.
    Sou muito fã da Marina e já garanti meu exemplar desse livro.
    Só preciso arrumar um tempinho para ler, mas já imagino que vá amar!!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Essa capa está tão bonita! Já tinha ele adicionado a minha lista de desejados e agora lendo sua resenha, mais motivada fiquei. Adoro romances de época e vou amar ler um romance de autora nacional. Sua resenha está ótima. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. oi flor, eu amo os romances de época! adoro os enredos e me encanto pelas autoras e Marina já um sucesso no romance contemporâneo e tenho certeza que arrasará no de época!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Neyla.
    Como você bem sabe, não sou muito fã de romances de época. Contudo, esse parece ter uma aura diferente, principalmente por ser bem escrito e por conter fatos históricos.
    Não prometo, mas talvez dê uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo