Resenha: Mentirosos


Título: Mentirosos

Autora: E. Lockhart

Páginas: 270

Editora: Seguinte



COMPRE AQUI:  SUBMARINO,  AMERICANAS,  CULTURA,  BUSCAPÉ








     "Mentirosos" é um livro que ao mesmo tempo que me dá uma vontade imensa de falar muito sobre ele, me deixa confusa e sabendo que quanto menos você que ainda não leu souber é melhor.

   
"Minha mãe me encontrou.
Ela me faz agir como uma pessoa normal. Porque
eu era. Porque eu podia. Ela me disse para 
respirar fundo e me endireitar."
Pag. 42



     Logo no início vamos conhecer Cadence, uma garota confusa. Ela é integrante da família Sinclair. 

     Os Sinclair são podres de ricos, todos são muito ligados no status, bens, jóias, casas, herança... Uma infinidade de 'coisas'. Só 'coisas'. A impressão que tive desta família é que amor é supérfluo, as 'coisas' são importantes. 

     Três irmãs que vivem brigando para ver com quem vai ficar tal casa, com quem vai ficar tal brinco de pérolas, quem tem mais filhos merece mais... e assim por diante... Todos eles são loiros e altos, e por isso quem não segue essa linhagem tradicional, não é bem quisto na família perfeita.

     Enfim, Cadence está prestes a completar dezoito anos, mas ela está aqui pra contar o que houve no verão dos quinze anos.

     Todos os anos a família toda se reúne na ilha particular do seu avô, e isso acontece indubitavelmente em todas as férias.

     Ao lado dos primos Johnny e Mirren e do amigo Gat, Cadence vive aventuras deliciosas, e as desventuras do amor e da ganância. Os quatro jovens se denominam Os Mentirosos. 


"O universo era bom porque ele existia.
Eu amava o rasgo em seu jeans e a
sujeira em seus pés descalços e a ferida
em seu cotovelo e a cicatriz que atravessava
um sobrancelha."
Pag. 27


     Agora, aos dezessete anos, Cadence vive a base de remédios, sofre de enxaquecas terríveis, perdeu um ano escolar, e não se lembra de nada do verão dos quinze. O que aconteceu com ela e com os Mentirosos? 

     Diante do medo, da ansiedade e da emoção de voltar à ilha e tentar se lembrar e com isso aplacar as dores de cabeça, Cadence vai com tudo pra ilha. Pois é só lá que ela poderá descobrir, já que sua família se recusa a contar qualquer coisa sobre o verão dos quinze ou sobre os Mentirosos.

     E esse suspense segue até o final.


"Essa ilha é nossa. Aqui, de certo modo,
somos jovens para sempre."
Pag. 150


     Por ser narrado em primeira pessoa só temos a visão de Cadence, só sabemos o que ela sabe, mas não foi difícil ter pego uma pista logo no início.

     Não dá pra negar que a autora foi ousada, ela dá pistas suaves logo no início, e se você não estiver muito atenta nem percebe. Confesso que gosto disso, pois me deixa curiosa, fico pensando: "Será que ela terá coragem de terminar assim?" E ela teve!!!

     No início eu achei um tanto entediante, as inseguranças de Cadence me cansaram um pouco, mas conforme a leitura corre, e relação com a família segue e as revelações vão acontecendo, tudo vai ficando mais fácil e mais ágil.

     E mesmo o final sendo o que eu imaginava, achei muito bom como a autora trouxe para o leitor por dentro da mente da protagonista, pois é o sentimento dela que lemos e isso é muito gostoso!!!

     Quanto a edição da seguinte não tenho nada do que reclamar, das páginas à fonte, tudo está impecável. A capa é metalizada e linda! 

     O gênero jovem adulto não é sempre que ganha meu coração. Temos por aí uma gama enorme deste gênero que não traz nada de interessante, mas "Mentirosos" tem muito para ensinar para os adolescentes, e isso é extremamente importante, ainda mais nos momentos atuais.

     A discussão sobre a família, sobre separação, vínculos, heranças, amores, respeito entre irmãos... são muitos assuntos que com certeza em algum deles o adolescente irá se encaixar, e sem dúvida irá se emocionar.

     Minha recomendação principal é justamente para esta faixa etária, pois acredito mesmo nesse desenvolvimento, mas também recomendo para quem quer uma leitura que te leva por um suspense leve com um final emocionante.














13 comentários

  1. Já tinha lido uma resenha deste livro há um tempinho, mas não havia dado tanta atenção. Acho que por ser um adulto/juvenil..e por parecer só mais uma história banal..de jovens ricos e gananciosos.
    Mas hoje, lendo sua resenha, percebi que vai bem além do material..da ganância.
    É sobre família, perdas, o abrir mão do que se tem, para se ter algo de real valor...e fiquei curiosa para saber o porque do lapso.
    O título é bem sugestivo!
    Beijo..e lerei com certeza!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Alessandra,

    Essa é a terceira resenha que leio desse livro e todas positivas, estou bem interessado na leitura, gosto muito da capa também, ótima dica....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lelê.
    Eu li o livro e concordo com o que você colocou. Também imaginei o final e isso me deixou um pouco frustrada. Também acredito que o livro nos passa uma grande lição.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Já vi várias resenhas sobre esse livro e só vejo comentários positivos, no início eu não tinha ficado muito interessada nele, mas já estou mudando de ideia. Gosto de livros que trazem lições, e acho que adoraria ler esse livro. Os jovens de hoje em dia precisam ver que existem coisas que são mais importantes do que o material, o dinheiro, os bens. Espero ter a oportunidade de ler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!!

    Lele, já ouvi falar muito desse livro e só leio recomendações, tenho certeza que é uma ótima leitura e que podemos esperar muito dele, a sua resenha me instigou bastante e sei que serei recompensado pela leitura, já que irá me ensina bastante coisas! Parabéns, cada vez melhor!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lele!
    Pelo que tenho lido por aí, esse foi o livro do ano passado, todas as resenhas foram positivas.
    Se o livro tem de prestar atenção para perceber os detalhes e desvendar o mistério de Cadence, deve ser bom mesmo, gosto de livros assim.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oi Lelê! Gostei da sua resenha. Apesar da minha idade, rsrs, sempre fui apaixonada por filmes e literatura juvenil.Gosto de ler mistérios e suspenses, para desvendar antecipadamente o final da história. A maneira como você narra a história, já despertou em mim o instinto de Sherlock Holmes! Beijos.
    mhpaulax@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Lê linda como vai?!
    Este livro é interessante, desde que lançou fiquei bem curiosa! Acredito que deva ser uma daquelas histórias que marcam
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu fiquei super chocada com o final e por isso o livro funcionou totalmente para mim!!! Achei a escrita da autora ótima, crua e direta. To recomendando esse livro pra todo mundo porque realmente amei e agora quero ler outro livro dela que a Seguinte lançou. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  10. Já li outro livro desta autora e apesar de não ter achado fantástico, me prendeu bastante do início ao fim, como parece que aconteceu com você lendo este. O que me pareceu foi que a autora tem um gosto especial por protagonistas que são inseguras e ao mesmo tempo tem sede por aventura.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lele! Amei este livro, no começo eu achei que fosse mais do mesmo, mas conforme avancei na leitura fui sendo surpreendida e a revelação final deixou meu queixo caído.Adorei!

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Lele :D

    Confesso que a principio eu nem dei muita bola para esse livro, mas li tantas resenhas positivas que acabei ficando curiosa. Esse "segredo" que ronda a familia é o que mais me faz querer ler o livro, já vi leitores dizendo que ficaram de boca aberta com ele! Enfim, espero ter a oportunidade de ler logo, parece muito bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. É incrível como há opiniões megas parecidas sobre esse livro em diversas resenhas que já li.
    Eu ainda não li o livros, mas estou louca para ler, mas enquanto não isso me delicio com as resenhas. Adorei a sua, muito bem escrita e mesmo que vc tenha achado confuso escreve-la, conseguiu expressar muito bem sua visão sobre o livro.
    Adoreiii de verdade.


    Aaah finalmente fiz meu primeiro vídeo resenha, gostaria muito que assistisse e avaliasse, se puder se inscrever no canal eu ficaria imensamente feliz.


    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/02/video-resenha-uma-vida-para-sempre.html
    ou
    https://www.youtube.com/watch?v=M25ZsEhXKlE

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo