Resenha: Diário de Um Adolescente Apaixonado


Título: Diário de um Adolescente Apaixonado

Autor: Rafael Moreira

Páginas: 126

Editora: Novo Conceito




COMPRE AQUI: BUSCAPÉ,  AMERICANAS,  SUBMARINO,  SARAIVA










     Mas gente??!! A primeira surpresa do ano!!

     Quando vi a capa do livro circulando pelas redes sociais, confesso que não fiquei nem um pouco tentada a ler.

     Só que quando eu coloquei os olhos no livro, um brilho inevitável surgiu!! O livro é tão lindo que é impossível não querer dar uma folheada e apreciar cada detalhe da diagramação.

     Aí eu peguei só pra ler a primeira página. Me deparei com a primeira crônica (Sim!! É um livro de crônicas!! E vocês sabem que eu adoro!!). Simplesmente coloquei o livro na bolsa e fui embora lendo, não parei mais até terminar. E como me surpreendi!!!




"Cada um de nós tem sua própria guerra
pessoal, e precisamos vencê-la com honra.
E para isso é preciso humildade para 
reconhecermos nossos erros."
Pag. 11


     Rafael é um garoto de dezessete anos, e justamente por isso eu não botava fé que seu livro de crônicas seria bom. Afinal, o que ele teria assim de tanta experiência para poder passar?? Ele é tão novinho!!

     Mas que nada!!! Ele tem uma cabeça ótima, passou por várias experiências parecidas com as que quase todos passam, mas ele soube expressá-las de forma fácil, coerente, e algumas vezes até engraçada.

     Nem todas elas são fofinhas. As crônicas onde ele relata a perda da avó e as lembranças que ele tem dela me cortaram o coração. Sei a dor que é, sei como a vontade de chorar cada vez que a lembrança vem. E o pior é que o nome da minha é o mesmo da dele, então quase chorei. Quase!!! 

     
"Homem que é homem aguenta o tranco e
responde pelos próprios atos, assim como
mulher que é mulher faz o mesmo."
Pag. 21


     Dei risada com suas experiencias amorosas, me diverti com a maioria. Não concordo com todas, mas entendo os motivos que ele acredita.

     Não entendo como um garoto tão novo pode dizer que já errou muito na vida. Ele nem imagina o quanto ainda vai errar... E que bom que vai. Sempre aprendemos mais um pouco com cada erro, cada batida de cabeça, cada decisão imprecisa. Mas acredite, isso é maravilhoso!! O melhor não é não errar, é arriscar!!

     Mas enfim, hoje eu sei disso, mas quando eu tinha meus dezessete não sabia, por isso entendo.

     Tenho certeza que meninos e meninas vão adorar este livro.

     Mas aí eu vou ouvir: "Bleh, crônicas? Biografias? Que chato!". Não é nada chato, eu garanto!!

     A narrativa é impecável (e olha que sou chata pra crônicas), e a diagramação ajuda muito!!! O efeito visual utilizado é apaixonante!!


"É COMO EU SEMPRE DIGO: O QUE
OS OLHOS NÃO VEEM OS AMIGOS
PRINTAM E MANDAM."
Pag. 23


     Quando eu pego um livro desse para fazer uma crítica, eu dou nota de acordo com o gênero e para qual é o público, para quem ele está sendo direcionado.

     Pensando assim eu digo que é um bom livro de crônicas. Para o público que ele é direcionado, garanto que é um ótimo livro.

     Digo mais, este livro deveria ser distribuído para os adolescentes, principalmente para aqueles que acham bonito engravidar com treze anos, ou acham super legal parar de estudar no ensino médio, ou que é super malandro abandonar o colégio antes de terminar o fundamental. Para aqueles que estudam em escola pública e acham que o governo é culpado por todas as desgraças da vida. Sério, para este público o livro é muito mais que recomendado.

     Às vezes um bom exemplo é tudo que eles precisam, e muitas vezes eles não tem isso em casa. Que bom que existem pessoas que tem exemplos em casa para serem seguidos, mas não é assim em todas as casas. Acho que vocês sabem disso.

     E quem convive com adolescentes e pré-adolescentes vai entender completamente o que eu quis dizer.

     Outra coisa, o livro é carregado de clichês. Para nós, que estamos muito acostumados com leitura, com certeza vamos encontrar muitas referências que o autor usou, mas meu filho está lendo agora, ele é um pré-adolescente, portanto nada no livro é clichê pra ele. Tudo é novidade e ele está adorando!!

     Por isso enfatizo, para o público do Rafael, o livro é muito bom mesmo!!

     Só o que eu queria era que tivesse mais páginas, mais texto... Mas pelo que já sei logo vem outro livro do autor por aí... Fique de olho!

     


"É por isso que eu acho que, se você
quer criar alguma coisa, não crie expectativas.
Crie galinhas.
Se tudo der errado, pelo menos você terá ovos."
Pag. 41










Comente, clique e concorra:


16 comentários

  1. Mas bah..rs eu já ao contrário de você, quando vi a capa do livro circulando pelo mundo literário, fiquei super curiosa..rs
    Adoro os livros juvenis, mas confesso que não imaginei nunca que seriam crônicas..gênero que amo de paixão!
    Então, mais um motivo para querer ler...mesmo sendo direcionando para um público jovem.
    Sou do time que não abre mão de um bom livro..e pelo que li acima, este sim, é um ótimo livro..sendo eu uma velhinha rabugenta e juvenil..rs
    Lerei com certeza!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Lê! :)
    Eis aí um livro que não tenho interesse algum em ler (nem ele nem o outro que esqueci o nome - rs). Eu até gosto de livros voltados para um público mais jovem e crônicas sempre despertam meu interesse. Mas quando lembro que não consegui terminar de assistir um vídeo dele no youtube me bate uma certa dúvida se vou conseguir chegar até o final. rs
    Que bom que curtiu!!!! :)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  3. Não fiquei tanto interessada também. Mas adoro acompanhar alguns youtubers, junto com este, saiu o livro do Christian F. E adoro os vídeos dele, super engraçado. Mas voltando ao Rafael, nunca vi vídeos dele. Que graça, gostei bastante por ser de crônicas. Ele é novo mesmo, e com certeza ficou com insegurança. Gostei de ele citar vários tipos delas e ter sentimentos variados. Gostei de como disse sobre ele errar na vida, realmente, melhor é arriscar e não errar.
    Abraços Alessandra
    leituras-insanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu vou repetir o comentário que fiz quando o Marco (Devorador de Letras) fez resenha desse livro: Sei não... ainda não me interessei por ler esse livro. Conheci o autor vendo os vídeos no Youtube e achei ele um tanto bobo. Bem tipicamente adolescente, com direito a bebedeira e algumas brincadeiras típicas.
    Mas se você, Alessandra Tapias, diz que vale pela surpresa ACHO que vale a pena pensar em dar uma chance.... Mas não garanto nada XD

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Alessandra,

    Também me surpreendi com o livro, achei bem maduro, diferente do que o Ace disse do canal do autor no youtube, vale a leitura....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lele!

    Bom, esse livro definitivamente não faz meu tipo hahahaha parece bobo e não sei se iria gostar! Mas respeito sua opinião e até daria uma chance, dependendo do momento, das circunstancias. Por um lado parece divertido, se você levar nesse clima, e como tudo, acredito que pode ensinar algo aos leitores, de alguma forma!

    Beijos!!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lelê, também não fiquei tão empolgada quando vi o lançamento do livro, mas as resenhas começaram a sair e acabei mudando de ideia. Que bom que gostou, espero gostar também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lelê. Tudo bem?
    A diagramação desse livro é linda (digo isso pois vi as fotos em outro blog) e eu gosto bastante de crônicas e até de biografias. Até quero ler o livro, mas fico com receio por não ter a mínima ideia de quem é o Rafael, tirando o fato dele fazer vídeos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. só lançamento top! a NC sempre arrasa, vai ser muito bom trabalhar com a editora
    eu não estava tão animada assim com o livro do Rafa, mas tenho lido tantas resenhas positivas que creio que vale dar uma espiadinha
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie amore, que legal a sua resenha, eu vi num dos videos vc falou super das publicações que a própria forma como a diagramação do livro te fez querer ler ...
    adorei a resenha...
    bjos e
    parabéns....

    www.cantodadomino.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lelê!

    Também não havia ficado empolgada com esse livro. Que bacana, eu adoro crônicas... Agora me animei, rs. Gostei de saber que, além dos textos fofos, há crônicas variadas também. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ale!
    Também me surpreendi com a característica "chiclete" do livro, peguei para folhar quando chegou e quando vi estava grudada nele, lendo sem parar. É mesmo um ótimo livro para adolescentes, mas que também proporciona uma sensação de Déjà vu nos adultos. A diagramação nem se fala, é perfeita!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho muita curiosidade em ler este livro, ele me chamou atenção na primeira vez que o vi, e também quero ler "EU FICO LOKO", também parece ser muito legal! E de certa forma concordo com você, talvez esse livro seja um bom exemplo para adolescentes, mas temos que vê uma coisa, será que eles vão ler? Mas adorei a resenha, parabéns Lele!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Quando vi esse livro ja sabia que queria ler! A capa é linda, e o titulo ja chama muita atenção, ainda nao tinha lido nenhuma resenha e agora sei que eu gostaria de lê-lo mesmo! Vou providenciar isso rsrs
    Lindo teu blog, to seguindo ;*
    bjs

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Lelê :D

    Também não dei nada para o livro quando soube do lançamento, já passei por ele várias vezes e nem dei bola. Quando iniciei sua resenha e vi que era um livro de crônicas desanimei mais ainda; não gosto tanto assim!
    Mas como não ficar curiosa depois de sua empoglação?! Achei bem interessante essa mistura de sentimentos que o livro traz .. Espero ter a oportunidade de ler, acabei gostando ;)

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia da existência do Rafa até o lançamento do livro dele, e também não me interessei muito a primeira vista... Mas fui dar uma olhada nos vídeos dele junto com o Cris, e me deparei com um cara de pouca idade (até eu sou mais velha que ele) e super divertido! Depois de "conhecê-lo" um tantinho mais, o livro começou a me chamar mais atenção, tanto que agora quero muito ter um exemplar. Vi outras resenhas do livro e todos julgam como "fraquinho", mas aí você disse uma coisa certa: o público alvo. Realmente, é um livro para os fãs dos Rafa, e pra qualquer adolescente, mas isso não impede que todo mundo tire algo de bom da leitura desse livro, afinal, todo o mundo passou ou vai passar pela adolescência e se deparar com situações parecidas ou iguais com as descritas no livro. A diagramação dele também me conquistou *-*
    Lelê, parabéns pela ótima resenha! Amei a sua empolgação hahaha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo