#Resenha: O Conto da Aia



Título: O Conto da Aia

Autora: Margaret Atwood

Páginas: 368

Editora: Rocco


COMPRE AQUI:  AMAZON















     Minha relação com este livro é de amor e ódio. Amei a história, não gostei da narrativa. Amei a protagonista, não gostei de como sua história foi contada. 

    Pode isso?

    Claro que sim!! 

     Várias vezes fiquei irritada com tanta enrolação, abandonava o livro por algumas horas e depois voltava, porque a curiosidade de descobrir o que aconteceria era maior. Maluco, né?

     Valeu a pena ler até o final? 

     Ainda não me decidi, pois o final é aberto, dando margem a várias teorias. 

     Margareth Atwood escreveu este livro em 1985, seis anos após a revolução teocrática vivida pelo Irã, ou seja, ela usou de inspiração aquilo que eles viveram e o que foi feito das mulheres daquela época e que se sustenta até hoje. Mas né, nem lições antigas são aprendidas tantos anos depois. 

     Então vamos lá; de cara já vamos descobrir que estamos em um romance distópico. Gilead é um país que passou por uma revolução cristã e vive hoje sob as leis da (má interpretada) bíblia. Offread conta  sua vida, seu passado e seu dia a dia dentro da casa do Comandante.

     Algumas coisas ficaram no ar e estou curiosa até agora. Não entendi direito o motivo das esposas serem inférteis, pois é por isso que são necessárias as aias. Elas é quem dão luz às crianças filhas dessas esposas, isso baseado em trechos da Bíblia, claro!

     Por seu narrado em primeira pessoa, não sabemos o que aconteceu com o marido e com a filha de Offred que ficaram no passado, antes da revolução. 

     O que eu gostei é de toda a pauta feminista levantada dentro de uma história que traz o machismo como força maior, o homem como detentor de todos os direitos e das mulheres sem direito nenhum. Isso foi um ponto altamente positivo. Não foi fácil ler algumas passagens da história de Offred, senti até pena dela, mas talvez a autora quisesse que tenhamos um distanciamento da protagonista, pois em vários momentos ela parecia fria e alheia a tudo que lhe acontecia. 

     No final foi um livro ok. Gostei e não gostei. Não foi uma leitura perdida, de forma alguma. Aprendi muito e levarei esses ensinamentos para a vida. 

     Leiam e tirem suas dúvidas!!






      
     


6 comentários

  1. Hey! It’s me, John Sakht! From The Social Network to Tenet to The Muppets, I have a huge watchlist. Apart from watching movies, I am also a coder and a learner of technology. Readers of blogs get the latest updates related to the technical world too.
    norton.com/setup
    mcafee login
    office.com/setup

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    esse livro está na minha lista, mas ainda não li, quem sabe em breve!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Hey! It’s me, Alan Owen! From The Social Network to Tenet to The Muppets, I have a huge watchlist. Apart from watching movies, I am also a coder and a learner of technology. Readers of blogs get the latest updates related to the technical world too.
    webroot.com/safe
    office.com/setup
    norton.com/setup
    mcafee.com/activate
    office.com/setup
    mcafee.com/activate
    norton.com/setup
    mcafee.com/activate
    webroot.com/safe

    ResponderExcluir
  4. Visit my official website Webroot.com/safe and get more information about webroot installation, activation & Download Antivirus.

    ResponderExcluir
  5. I want to say that this post is awesome, great written and include approximately all important infos. 스포츠토토탑

    ResponderExcluir
  6. I would recommend your website to everyone. You have a very good gloss. Write more high-quality articles. I support you. 블랙잭사이트

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo