#Resenha: It - A Coisa... Livro + filme

  
 Título: It - A Coisa

Autor: Stephen King

Páginas: 1103

Editora: Suma de Letras

COMPRE: AMAZON

















     Passei muito tempo decidindo o que falar sobre esse livro, mas é realmente impossível falar e me fazer compreender ao mesmo tempo. 

     Mas enfim, vamos arriscar. O forte do Stephen King é o terror cósmico. Muitos leitores não gostam e dizem que ele não sabe escrever finais. Mas se formos analisar o gênero, praticamente todos os livros de terror cósmico tem finais parecidos. 

     O que eu gostei nesse livro é o que eu sempre gosto nos outros livros do autor, a criação e desenvolvimento dos inúmeros personagens. E o fato do livro ter mais de mil páginas me fizeram passar muito tempo com eles, criar afinidade e tê-los como amigos. E como chorei quando tive que me despedir!!

     Outra coisa que o autor sempre coloca nos seus livros de formas sutis são as críticas sociais, e em It - A Coisa vemos isso em seus protagonistas e claramente em seus diálogos. 

     O bulliyng é de cara a primeira coisa que veremos, Bill, o gago, perde seu irmão George logo nas primeiras páginas para o palhaço que aparece para saciar sua fome. A partir disso, Bill quer descobrir quem matou seu irmão e talvez, matá-lo. Eddie, filho de uma mulher obesa e que trata seu filho como uma criança muito doente, por isso Eddie é hipocondríaco. Richie é o boca suja, cheio de marra, e usa um óculos fundo de garrafa.

     Os outros são, Ben, um lindinho menino tímido que é talvez o que mais sofre violência dos outros garotos da cidade, e somente por ser gordo. Stan é judeu, Mike é negro e Bev, a única menina da turma é, na minha opinião a que mais sofre, pois o caso dela vai além das ruas, seu sofrimento é também dentro da sua casa com seu pai abusivo e uma mãe omissa. 

     A parte do terror todos já sabem um pouco, mas a parte da história cósmica é bem maluca e envolve uma tartaruga que criou todo o universo e sua antagonista aranha que é sua inimiga e quer a todo custo destruir o que a tartaruga criou... Uma viagem louca!


     O livro começa contando essa história em 1958 e 27 anos depois com seus protagonistas já adultos e misturando em passado e presente, pois quem sai de Derry se esquece do que viveu ali, por isso vamos conhecer mais do passado deles enquanto eles se lembram.

     Não dei nota máxima para o livro por causa de coisas que ele optou por colocar ali depois da página 900 que foram totalmente desnecessárias e que, na minha opinião, prejudicaram o andamento da história. Não ajudou e ainda desmereceu algumas coisas que eu admirava. Enfim, não precisava. 


     Comparando isso tudo com os filmes:


     Gostei da escolha dos atores, mas principalmente as crianças. Elas tem muito mais carisma realmente. Mas os adultos cumpriram seu papel. Algumas coisas foram modificadas e personagens não foram colocados. 

     Bill no livro era casado, no filme não. No final do livro eu chorei muito com Bill e a esposa, já no filme ela nem existiu. O que foi bom, pois eu estaria desidratada. 

     Enfim, muita coisa não estava, assim como a loucura cósmica. Ela ficou de fora, mas tudo bem, não fez tanta falta. 

     Surtei quando vi Stephen King no filme, e o melhor de tudo é que ele tira um sarro das críticas que fazem sobre seus livro, principalmente sobre o final de It do livro!! Ah! Como amo esse deboche!!

     Não é um livro perfeito, nem seu filme é; mas eu os amo com a mesma intensidade! Chorei no final do filme também! Sou chorona e muito boba, mas eu adoro esse velhinho!! 


     Eu recomendo para quem gosta do gênero e tem paciência para ler calhamaços. 







     


2 comentários

  1. Falar de algum livro ou filem baseado em alguma obra do Mestre King é praticamente impossível, principalmente se a gente é fã.rs
    Eu amo os livros do autor e li este até que rápido na época e mesmo que ainda não tenha visto a segunda parte do filme, não vejo a hora de poder conferir.
    Mesmo com "defeitinhos", é o Mestre!!!
    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo