Divulgação: Tordesilhas

Olá!!

Hoje vou mostrar para vocês o lançamento da nossa parceira Tordesilhas.

Confira:

DESEJO
Elfriede Jelinek
240 páginas.



Sinopse:
Hermann é o diretor de uma fábrica de papel que, por medo de contrair uma doença sexualmente transmissível, não se envolve em relações extraconjugais. Concentra, então, seus impulsos sexuais obsessivos na mulher, a quem reduz a um instrumento para a obtenção de seu próprio prazer, despojando-a de amor-próprio. Apesar de resignada e submissa, Gerti apaixona-se pelo estudante Michael, que também se revela outra figura de dominação e humilhação em sua vida.
O filho de Gerti e Hermann, ainda uma criança, testemunha com certa curiosidade perversa os abusos sexuais sofridos pela mãe. Está também sob o jugo controlador do pai, por quem é tratado como presa, revidando ao mundo com violência e saboreando a inveja das crianças pobres do bairro.
Este é um romance potencialmente escandalizador, dado o conteúdo pornográfico – ainda que não erótico – e a honestidade violenta com que são abordadas as estruturas de poder que configuram as relações pessoais e sociais, enfatizando-se as de dominação de gênero. A crítica à sociedade patriarcal e sexista apresenta-se em manifestações tanto físicas quanto linguísticas. O mundo da mulher é de silêncio, prostração, resignação diante da perda de domínio sobre o próprio corpo, sob o jugo do marido. A voz dela manifesta-se apenas em gritos, protestos não articulados. O homem, por sua vez, possui supremacia na linguagem, indicador da autoridade evidenciada no controle físico sobre a mulher. Ligando as duas pontas, a linguagem provocadora e brutal da narração de Desejo reflete o controle sexual do homem e a degeneração à qual a mulher se submete sob seu controle.
Elfriede Jelinek constrói essa narrativa usando estruturas inovadoras, jogos de palavras inusitados e associações ousadas, num trabalho artesanal com a linguagem, reconhecido ao
receber o Nobel de literatura em 2004, por, nas palavras da Academia, “seu fluxo musical de vozes e contra vozes em romances e peças de teatro que, com cuidado lingüístico extraordinário, revelam o absurdo que são os clichês sociais e seu poder de subjugar”.
Esta edição é a primeira tradução do título em português e o segundo livro da autora no Brasil – o primeiro, A pianista , foi publicado pelo Tordesilhas em 2011. Além do texto, traz uma nota preliminar do tradutor Marcelo Rondinelli, e um posfácio escrito por Luis Krausz, autor de entre outros títulos Desterro: memórias em ruínas (Tordesilhas, 2011), tradutor de A pianista e professor de Literatura Hebraica e Judaica na Universidade de São Paulo.


Sobre a autora:
Elfriede Jelinek nasceu em Mürzzuschlag, Áustria, em 1946. Formada em música pelo Conservatório de Viena, dramaturga, poeta e ficcionista, obteve reconhecimento internacional ao ser agraciada com o Nobel de literatura, em 2004. Antes disso, já havia ganhado importantes prêmios, como o Heinrich Böll, em 1986, pela contribuição à literatura alemã, e o prestigiado Georg Büchner, em 1998, além de ter recebido quatro vezes o MülheimerDramatists. Desejo é seu segundo livro publicado no Brasil, precedido por A pianista (Tordesilhas, 2011).


Espero que tenham gostado. Já percebi que é uma leitura densa e de conteúdo. Daquelas impossíveis parar de ler!!!


8 comentários

  1. Adorei a dica de leitura, não conhecia o livro. Vou aguardar pela resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Lele de Deus essa com certeza é uma leitura densa e tensa!
    Fiquei curiosa.
    Abraços :D

    ResponderExcluir
  3. Mais um para a lista de desejados! achei bem legal, quero ler!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  4. uma dica bem bacana! é sempre bom ficar inteirada do que ta chegando ao mercado!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essa trama me parece ser bem densa.... Aguardo pela resenha....

    ResponderExcluir
  6. Oi lele,
    Nunca li nada parecido e não conhecia o livro também. Valeu a dica, deu pra perceber que é realmente uma leitura densa e cheguei a ficar até meio curiosa, tem conteúdo e a crítica já fica bem clara só na sinopse. Quando tiver resenha quero ler :)

    Bjs ;*
    Vícios em Três.

    ResponderExcluir
  7. Nossa bem forte esse livro não?
    Geralmente nem vemos livros tratarem desse assunto assim tão polêmicamente!

    beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Minha nossa! Parece bem forte hein? Eu me interessei, nunca li nada assim e a temática nunca deixa de ser atual, apesar de já termos evoluído um bocado, muitas mulheres ainda seguem sofrendo algum tipo de abuso.

    Beijos
    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo