Título: Rin Tin Tin - A Vida e a Lenda
Autora: Susan Orlean
Páginas 294
Editora: Valentina
Compre aqui: SARAIVA, LIVRARIA DA FOLHA
MAGNÍFICO!
A autora Susan Orlean demorou dez anos escrevendo este livro. Entre pesquisas e entrevistas, ela conseguiu retratar e trazer ao público um Rin Tin Tin e seu dono de um modo que eu nunca imaginaria.
"O que é que permanece? O que é que
dura? O que é que fica agarrado à sarca
do tempo e o que é que passa sem deixar
vestígios? O que é que só deixa uma
pequena marca no mundo, um túmulo sob
a relva verde, um rabisco num pedaço de
papel, uma lembrança que o tempo desbota
pouco a pouco até apagar?
Pag. 41
A autora narra a história de acordo com as suas pesquisas, acrescentando de maneira minuciosa seus sentimentos em relação as pessoas descritas.
Lee Duncan nasceu em 1893. Quando ele completou cinco anos e sua irmã apenas dois, seu pai foi embora e nunca mais voltou. Abandonou a família e deixou-os em uma situação bem complicada.
Naquela época a dificuldade da mulher criar dois filhos sozinha era muito pior do que é hoje. Assim, Elizabeth não teve o que fazer, colocou os dois filhos no orfanato. Lee tinha apenas seis anos.
Três anos depois sua mãe retorna para buscá-los, e os leva para viver em um sítio. Nessa época o amor de Lee pelos animais já é muito grande. Lee se sentia órfão e seu apego e carinho passou a ser restrito somente para os cães. Coisa que não era comum naquele tempo. Pois os cachorros não tinham acesso a casa de seus donos. Os cães eram serviam somente para a guarda e pastoreio. Ter um cachorro como mascote era algo inimaginável.
Muitas coisas aconteceram até Lee ser enviado à Primeira Guerra Mundial.
Um dia ele encontra uma cadela e cinco filhotinhos. Sobreviventes da guerra.
A cadela morre. Lee dá três filhotes para outro soldado e fica com um casal, ele lhe deu os nomes de Rin Tin Tin e Nanete.
A guerra termina e Lee volta pra casa com seus filhotes.
À partir daí Lee começa a treiná-los para serem atores de cinema.
Ele nunca quis ficar rico com isso. O que Lee sonhava era que todos conhecessem suas joias.
Até que ele conseguiu.
"Um dos menores estúdios de Hollywood,
a Warner Bros. fora fundada pelos quatro
irmãos Warner, oriundos de New Castle,
Pensilvânia, e funcionava num armazém
mal-acabado da Sunset Boulevar."
Pag. 66
Rin Tin Tin chegou no estúdio dos irmãos Warner e tomou o lugar de um lobo, gravou a cena e se tornou um sucesso. A Warner Bros. jamais seria o que é hoje se não fosse Rin Ti Tin.
Tanto isso é verdade, que depois de confirmar seu sucesso, o estúdio pagava mil dólares por semana para Rin Tin Tin, enquanto o ator principal só ganhava cento e cinquenta por semana.
O cinema deu um salto.
"Quase 100 milhões de ingressos eram vendidos
semanalmente a uma população de 115 milhões
de habitantes. A Warner Bros. prosperava,
em ampla medida, graças a Rin Tin Tin: em
1928, o estúdio valia 16 milhões de dólares;
dois anos depois, 200 milhões."
Pag. 82
A autora descreve todo o sucesso que Rin Tin Tin fez no cinema mudo, e como isso mudou com o cinema falado.
Lee era muito perseverante. Nada era mais importante que seu cachorro. Mas mesmo ele querendo que Rin Tin Tin fosse eterno, ele não estava preparado para enfrentar a morte de seu único amigo.
"Tinha tanta certeza de que sua vida
começara no dia em que encontrou
Rin Tin Tin que se recusava
a imaginá-la sem ele."
Pag. 102
Mas a vida continua,vieram outros Rin Tin Tins, descendentes do melhor cão do mundo, mas nenhum outro tomou o seu lugar no coração de Lee. O amor de Lee por Rin Tin Tin era tão grande, que ele nunca escreveu nada sobre sua primeira esposa, nem sobre a segunda, elas não eram verdadeiramente importantes para ele a ponto de serem lembradas. Só o cão era merecedor disso. Parece loucura, mas conhecendo a história dele fica fácil entender seus motivos e suas carências.
"Hoje é difícil imaginar tal reação à
morte de um ator, que dirá de um
cão ator. Seria o cinema mais
significativo em 1932?"
Pag. 104
O livro continua ainda com a relação de Lee e Rin Tin Tin II, Rin Tin Tin III. Ainda tem muitas curiosidades sobre Lessie, Totó (o cãozinho do filme O Mágico de Oz), o cachorrinho dos filmes de Charlie Chaplin, e muitos outros...
Lee foi muito mais do que o dono e treinador do seu cão, ele foi o pai de Rin Tin Tin, e era assim que ele se sentia.
"Lee dizia o tempo todo que 'sempre
haverá um Rin Tin Tin', mas nunca
essa afirmação veio acompanhada
de uma ou duas frases que respondessem
às perguntas que ela própria suscitava."
Pag. 231
Pra quem gosta de cinema, esse livro vai enriquecer demais seus conhecimentos, matar todas as curiosidades sobre o cinema mudo.
Você vai se emocionar com a vida de Lee.
Se você gosta de livros que falem sobre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, vai curtir também. As descrições sobre Hitler e Blondie, sua cadela, são de cair o queixo.
"A imprensa tratava Rin Tin Tin como
celebridade, publicando notícias e
fofocas sobre ele, sem nenhuma
ironia e sem jamais reconhecer
que se tratava, afinal, apenas
de um cão."
Pag. 87
Eu achei essa capa linda, a diagramação é simples,mas as fotos são ótimas. Senti falta de mais fotos, mas isso é porque eu amo fotos antigas.
É perfeito!!
Me apaixonei!
Este é um dos primeiros filmes de Rin Tin Tin, estrelado somente por ele e Nanete. Onde Rin Tin Tin salva sua amada e seus filhotes de um incêndio. O filme é curto, tem só três minutos.
Também tem a presença ilustre de Nanete e de seus filhotes.
Não consegui colocar o vídeo aqui. Então peço que CLIQUE AQUI E ASSISTA.
Vale muito a pena!! São só 14 minutos de filme!!
Own, gostei taaaanto desse livro *----* Foi uma tremenda surpresa pra mim, porque nunca tinha lido nada assim antes e amei a leitura <3 Aprendi bastante coisa e me emocionei demais também (: Depois vou conferir os filmes que você citou aí, quero ver Rin Tin Tin :D
ResponderExcluirBrunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br
Esse livro parece ser interessante, afinal, lembro-me de alguns filmes, mas não faz muito meu estilo.... Não sei se o leria, dentre outros tantos que estou surtando para comprar e ler....
ResponderExcluiroi Lê, desde o lançamento desse livro eu venho vendo uns videos da série, achei bem fofa e agora com o livro ficou bem mais claro alguns pontos!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Nossa, parece ser bem emocionante! As imagens são lindas e os trechos também. Olha, amor de humano para com um cão é tão mais fácil do que de humano para humano! É só dar amor e receber amor, sem mais cobranças e problemas. Hoje em dia, os filmes com animais se tornaram tão péssimos, que os bichinhos viraram mais motivos de chacota do que de sucesso. Isso é tão triste! Tenho certeza que iria chorar quando o Rin Tin Tin morresse! Enfim, vou assistir os filmes e amei a resenha!
ResponderExcluirBeijos!
http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/
Tenho medo de começar a ler um livro desse e chorar descontroladamente, sei lá, nem sei se é o caso desse livro, mas não consigo nem chegar perto de livros com mortes de animais...
ResponderExcluirO livro chega a ser triste? adoraria saber, pra quem sabe dar uma chance para o livro.
Beijo
oi, amei a resenha. Bem que você falou que o livro era emocionante, e senti isso em tudo que você escreveu. Não sei porque, mas imaginava o livro diferente. Não tinha me interessado tanto no início, mas agora estou super curiosa. Quero conhecer melhor essa história entre Rin Ti Tin e Lee, e porque ninguém, nem as esposas, foram tão importantes assim para ele, rs
ResponderExcluirsem falar na aula de história que esse livro deve ser, e não apenas da história cinematográfica.
parabéns, está muito bem escrito mesmo
bjus
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Acho que vi você postar no twitter que estava lendo ele e imaginei algo completamente diferente!!
ResponderExcluirMuito boa a resenha!
Beijos
soueupri.blogspot.com.br
Eu sou louca para ler esse livro, parece ser lindo... Agora quero mais ainda! A capa é maravilhosa...
ResponderExcluirAbraços, Isabela.
www.universodosleitores.com
Pra quem ama cachorro,como eu,acho que esse seria um livro perfeito!!Tenho muita vontade de lê-lo..
ResponderExcluirNão existe maior alegria de uma pessoa do que o seu amiguinho canino,essa deve ser uma história e tanto'
bjs!
nossa eu não sabia que levou tanto tempo asim!
ResponderExcluireu não tinah vontade de ler o livro até hoje! eu não gosto muito de livros com animais, comentei isso hoje em uma resenha rs
Mas eu gostei de saber que não é apenas isso o livro, parece ser emocionante demais! :D
valeu a pena ler mais sobre o livro aqui, fiquei mega curiosa :)
beijos!
http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br
Parece ser uma historia interessante confesso que me despertou uma vontade de ler depois que li a resenha muito bem desenvolvida....Parabéns. =)
ResponderExcluirEsse livro é um declaração de amor! Eu sempre amei Rin-tin-tin (o que? não velha assim, não. Eu assisti aos episódios que a tv reprisou uma época)e agora poder ler toda a trajetória por trás dessa história é fantástico. Estou louca para ler esse livro!!!
ResponderExcluirEu simplesmente sou apaixonada por Rin-tin-tin! Amo cachorros! Tenho cinco! =)
ResponderExcluirbjoos
http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br
Bah, é, pra mim, uma surpresa saber da existência de um livro sobre o cão. :)
ResponderExcluirCuriosidade matando! hahahaha!
to querendo muuuuito ler esse livro ! histórias com animais, principalmente cachorros sempre me emocionam e me fazem refletir , to doida pra saber mais da história do Rin-tin-tin !
ResponderExcluirai que tudo, um livro que conta a história real de rin tin tin e seu dono e alem disso traz muitas curiosidades dos cães mais famosos do cinema deve ser muito legal! E ainda mais um livro cheio de fotos... adoro livros com fotos! bjos
ResponderExcluirEu não conheço esse cachorro não Lele. Acho que ouvi falar quando criança, sei lá... Mas parece um livro e tanto. 10 anos de pesquisa, não são 10 meses.
ResponderExcluirAcho que leria sim. É uma leitura diferente e tô precisando de coisas diferentes para ler.
P.S: Pensamento tosco da madrugada: onde eu acho um cachorro pra levar pra hollywood. rs
Beijos
www.reticenciando.com
Adoro livros nesse estilo, parece ser bem emocionante porque nos faz refletir sobre o amor e o modo de como levamos nossa vida, ao que damos valor e o que realmente podemos fazer pra torná-las marcantes. Sem contar que a história entre o Rin Tin Tin e Lee é super fofa né =)
ResponderExcluirQuando vi a capa e a sinopse me interessei logo, mas lendo a sua resenha agora é que fiquei curiosa e ainda mais interessada pela leitura. Adoro livros que falem da segunda guerra mundial! :3 O livro em si parece ser bem emocionante. Assim que tiver oportunidade $$, eu vou tentar lê-lo! =))
ResponderExcluirMinha amiga já leu o livro e disse que é lindo e chega a ser muito emocionante. Eu já queria ler antes e agora com essa sua resenha quero ainda mais! Desde que perdi meu cachorro eu fico "trancada" em histórias assim... Sem contar que o livro tem fotos antigas, bem minha cara, haha
ResponderExcluirSua resenha está perfeita e muito convincente!!
Beijos!
parabéns, Le!!
ResponderExcluirTava querendo esse livro desde que foi lançado, qu maravilha que você tá sorteando ele!! Não sabia que tinha tanto a ver com a história do cinema, isso me deixou mais apaixonada!! AMEEEIII! beijos!
litteraturamundi.blogspot.com
Estou aguardando ansiosa para ler o livro, afinal, lendo descobrimos muitas coisas a mais que nos filmes. Deve ser lindo, história pra quem ama cachorro mesmo! beijos
ResponderExcluirtbm tenho um cachorro aqui e as vezes eu acho que só ele me entende... hahahaha
ResponderExcluirnão é atoa que o cachorro é chamado de o melhor amigo do homem né, muito bonito ver uma história dessas, participando da promoção e quem sabe eu possa ganhar essa historia.. :)
Achei muito interessante! Parece que trata da história da televisão através de um dos maiores heróis caninos de todos os tempos. Quero ler!
ResponderExcluirAh.... que graça! Este seriado fez parte da minha infância! Adorava esse cão herói.
ResponderExcluirGostei muito da resenha, me trouxe um grande desejo de apreciar este livro...
ResponderExcluirParabéns
Sempre fui apaixonada pela historias de Rin Tin Tin esse lindo cáo herói,tive dois cáes com esse nome, amei a resenha, estou ainda mais louca pra ler esse.
ResponderExcluirnosa!
ResponderExcluirnao sabia desse livro...
sem duvida deve ser incrível mesmo!
amo cachorro, e o filme foi inesquecivel!!
quero mto ler!
bjooo
Que amor, eu assistia Rin Tin Tin quando criança. Quem nunca quis um cachorro igual a este. Matei as saudades só de ver a foto. Maravilha!
ResponderExcluirGostei muito do livro, fatos reais sempre me chamam a atenção. E falou em cinema, Guerra fora dos livros de história é bem mais interessante, além da história do Rin Tin Tin que eu já tinha ouvido falar mas não sabia da história, a forma como o livro é narrado parece-me bem interessante. E tendo como exemplo esse livro eu queria pedir uma coisa, eu queria dicas de livros como esse que contem uma história não necessariamente real mas que tenha um fundo que passem o conhecimento sobre algo um país, uma religião, cinema coisas do tipo, obrigada.
ResponderExcluirParece bem legal!
ResponderExcluirTmbm curto fotos antigas, ;)
Bom, eu sou apaixonada por Rin Tin Tin e estou desejando este livro demais aqui, rs. Lembro-me quando assistia todos os episódios na minha infância, dos livros, de tudo mais. É algo que sempre me emociona.
ResponderExcluirNão sabia do livro, é certo qeu vou me emocionar muito lendo.
ResponderExcluirNão sabia que existia o livro e nem assisti nenhum filme ou série na tv.
ResponderExcluirMas com certeza deve ser muito emocionante. Amo animais, então acho que vou curti o livro.
Eu já ouvi falar muitoo do Rin Tin Tin, mas não conheço bem a história dele.
ResponderExcluirSe tiver a oportunidade, gostaria sim de ler esse livro, parece muito bacana! Adoro história com animais, ainda mais com cachorros *---*
Também gosto de livros com fatos reais, livros que falam sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e livros que trazem fotos, ainda mais se forem antigas, então teria como não amar esse livro? Acho que não u.u rs.
E gostei da resenha :)), bjos ;*
Nossa 10 anos escrevendo um livro?????? Ele deve ser excelente, estou namorando esse livro já a um tempinho, achei super interessante falar sobre um animal tão querido como o Rin Tin tin, realmente existem pessoas ou animais que morrem mas que nunca são esquecidos e os Rin tin tin faz parte desse grupo!
ResponderExcluirJá assisti td relacionado a Rin Tin Tin que já passou na TV e saber sobre o livro me deixou imensamente feliz pois AMO animais...sou completamente apaixonada por cães (e gatos tb =P) preciso já desse livro..principalmente por ser real ^^
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Ain ,parece ser um livro muito fofo e muito interessante.
ResponderExcluirFiquei emocionada com a dedicação e o comprometimento da autora coma a história de Rin Tin Tin. Não sabia que era tão bom assim. Sua resenha foi uma das melhores que já li a respeito desse livro. Amei demais.
ResponderExcluir