Título: Em Busca de um Final Feliz
Autora: Katherine Boo
Páginas: 287
Editora: Novo Conceito
Compre aqui: PONTO FRIO, FNAC, SARAIVA, SUBMARINO
Não é por acaso que este livro foi o vencedor do prêmio Pulitzer.
Eu classifiquei "Em Busca de um Final Feliz" como um ficção-não-ficção e vou explicar porque.
Os personagens são fictícios, porém, Annawadi e sua miséria é verdadeira.
Aqui vamos conhecer Abdul e sua imensa família; sua mãe, uma mulher forte e guerreira, seu pai, um homem doente e um pouco acomodado, seus irmãos e sua terrível vizinha Fátima, mas conhecida como Perna Só.
"Abdul entendia que, numa cidade poliglota,
as pessoas se separariam e se juntariam do
mesmo modo como ele separava o
lixo, iguais com iguais."
Pag. 39
Tanto Abdul, quanto sua família e vizinhos vivem do lixo dos outros, eles são catadores.
Só que Abdul desenvolve uma maneira de ganhar um pouco mais que os outros com o lixo, e com isso ele e sua família sofrem demais com a inveja dos outros. E isso leva à corrupção. É uma tremenda boa de neve.
" - É fácil quebrar uma única vareta de
bambu, mas, quando você junta as
varetas, não consegue nem mesmo dobrá-las."
Pag. 107
Fátima nasceu com uma deformidade na perna esquerda, por isso o apelido Perna Só, porém ela usa suas muletas como uma arma, ela é agressiva e violenta. Perna Só realmente me tirou o sono.
Por ela ter nascido com essa deficiência, seu valor era menos que zero para sua família, e por isso ela cresceu trancada dentro de casa. Um dia apareceu um velho miserável disposto a desposá-la por um valor mínimo. Sua mãe prontamente a entrega ao velho pelo simples motivo que nunca ninguém iria querê-la, então qualquer valor é válido.
Ela se casa com o velho, e quando eu achei que ela se tornaria boa, ela se transformou em um monstro, coloca todo ódio pra fora e não poupa ninguém. Chega ao ponto de quase destruir completamente a família de Abdul, por pura inveja.
A narrativa de Katherine é incrível, super real mesmo. Ela consegue transportar o leitor para dentro de todo aquele lixo. As questões descritas da política local faz com que tenhamos ódio, um absurdo o quanto são corruptos, desde o simples soldado, passando pelo juiz, até chegar ao próprio governo.
Faz pensar muito nesse mundo que vivemos. Pessoas que vivem reclamando da vida, deveriam ler este livro.
Não conseguia para de pensar em como uma família que vive com menos de cinquenta centavos de dólar por dia consegue ainda ter esperança e buscar a felicidade.
Este livro é sim um tapa na cara de uma sociedade hipócrita e uma lição de vida.
A capa é perfeita, remete vem à realidade da história. A diagramação é simples, sem nada de diferente. A fonte usada é pequena, mas está bem espaçada.
Uma ótima leitura! Recomendo!!
Acho que fiquei apaixonada por sua
ResponderExcluirresenha,simples,mais muito objetiva.A vida as vezes pode ser injusta pra maioria,mas nem por isso devemos descontar naqueles que não nos fizeram nada.A inveja nos deixa doentes e nos mata.A autora realmente soube fazer um belo trabalho,pelo que eu li na resenha.Beijos.
Eu vou ser sincera, fujo meio de livros desse gênero porque sofro demais lendo, apenas alguns livros conseguem transpassar essa barreira que eu mesma levantei. Lendo sua resenha já me deu tristeza imagine lendo o livro! Não sei se consigo, mas essa história chamou minha atenção desde do início. Falta agora é coragem pra lê-la.
ResponderExcluirBeijos
Thainá
http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/
Oi Lele...
ResponderExcluirÓtima resenha!
estou com esse livro na minha estante e espero poder ter as mesmas impressões que você!
Bjus, parabéns!
Essa não deve ser uma história fácil de ser lida, de jeito nenhum..... Apesar de não me atrair e não ser um de meus estilos prediletos, acho que seria uma leitura bastante instrutiva......Quero ler.....
ResponderExcluirAmei sua resenha e não tô dizendo isso por não ter o quê comentar,como muita gente faz. Ela foi curta, simples, porém bem direta, não foi daquelas que dá preguiça de ler rs. E mesmo sendo simples passou bem a mensagem do livro. Dramas desse tipo sempre me interessam, parece realmente ser o tipo de livro que te coloca na pele do personagem e ao mesmo tempo te faz sentir revolta pelas situações. Tá na minha meta de leitura agora :)
ResponderExcluirLinda história, a verdadeira vontade de viver e lutar por algo melhor, parabéns pela resenha.
ResponderExcluirSua resenha é impecável,direta ,simples e objetiva, Parabéns!! Essa história é triste,mas porém, a vida não é justa, enquanto uns tem muito outros nada tem.Certamente uma história com uma lição de vida a ser aprendida!Beijos
ResponderExcluirEu sempre achei que esse livro fosse contando acontecimentos reais sabe?
ResponderExcluirA capa é realmente linda.
Espero poder ler esse livro logo e também ser transportada a todo esse lixo.
Nossa!rs
ResponderExcluirLendo a sinopse e a resenha, eu já fiquei meio de boca aberta!
Deficiência é sempre sinal de livro emocionante..mas esse é ao contrário né?
Um livro que traz uma mescla de sentimentos...da piedade ao ódio!
A vida nem sempre é justa...Mas..sempre encontramos pessoas que fazem dessas dificuldades, apenas obstáculos pequenos.
Exemplos né?
Com certeza, é um livro que quero muito ler!!!
Beijos e que resenha espetacular!rs
Parece realmente uma historia incrivel!!! Quer ler mto em breve!!
ResponderExcluirPela sua resenha a história parece ser incrível
ResponderExcluirAdoro livros desse gênero e espero ter a oportunidade de ler muito em breve.Amei a capa muito linda!
O livro parece contar uma história super bonita
ResponderExcluirConfesso que nunca tinha ouvido falar, mas pela sua resenha já adicionei na minha lista TBR ;)
Realmente uma lição de vida, muito linda a história!
ResponderExcluirhttp://www.lostgirlygirl.com
bjos
Gostei muito do tema do livro as vezes é bom ler um pouco da realidade do mundo em que vivemos nós fazem abrir os olhos para a realidade que nós certa, gostei muito da resenha e quero ler.
ResponderExcluirComo sempre suas resenhas são ótimas k , desde a primeira que vi esse livro, fique com muita vontade de lê-lo. A capa me encantou de uma maneira incrível, e a história tenho certeza que também vai me encantar. Com tantos livros fictícios por aí, as vezes é bom ler algo assim, além do mais por sabermos que famílias que vivem na miséria e mesmo assim nunca desistem realmente existe. Parabéns pela resenha flor.
ResponderExcluirNossa to doida para ler, sua resenha ta ótima, amo ler também, esse resumo deixou um gostinho de querer se emocionar mais ainda com essa historia.
ResponderExcluirGostei muito da resenha agora fiquei super afim de ler
ResponderExcluirpelo jeito e uma historia bem interessante !!
Acredito que livros assim abram nossas mentes para outras realidades, permitindo analisar o quanto devemos ser gratos pelas nossas próprias condições. Parece ser muito bonito! Fiquei curiosa...
ResponderExcluirBeijo,
Just Carol
Oieee
ResponderExcluirGostei da objetividade de sua resenha!
História muito triste, mas com certeza será muito instrutiva.
A vida não é justa, uns com tão pouco e outros... :(
Com certeza não é um livro fácil para se ler...
Bjus
lindo mesmo!!!
ResponderExcluirDesde que vi a capa me incomodei bastante. Me parece ser uma trama muito densa, muito forte mesmo. Bem diferente do que geralmente costumo ler. Como você disse, deve ser um tapa na cara da sociedade.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Gostei muito do livro. Uma coisa que eu observei é que: O nome do livro é tudo que um leitor sempre quer. Buscar o Final feliz em um livro rsrs. A personagem vive essa miséria e queremos mesmo que ela mude de vida. Acho que é um livro muito bom de se ler, por isso eu quero!
ResponderExcluirNão sou o maior fã de livros de romance mas estou me permitindo ler, sua resenha me fez ter vontade de ler esse livro, parabéns.
ResponderExcluirUma dose de palavras.
http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/